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Campanha virtual difama pet shop de Curitiba
| Foto:
Roberto Custódio/Jornal de Londrina

No fim de semana retrasado, um post no Facebook gerou alvoroço: um pet shop de Curitiba não estaria dando água aos animais que ficam na vitrine da loja.

Visto por centenas de internautas e replicado por muitos outros, a verdade sobre a informação vem à tona só agora.

No fim do mês de maio, um cliente do Shopping Morumbi, em São Paulo, passou em frente à loja Mondo Pet e, por não ver potes de água nas gaiolas onde ficam os filhotes considerou que os bichinhos passavam sede e soltou um post na rede falando para as pessoas não comprarem mais naquele pet. Isso porque, segundo ele, os animais expostos na vitrine da loja ficavam sem água e que essa medida existia para que as vitrines não ficassem sujas.

Poucos dias depois a mensagem foi alterada por um internauta. O conteúdo permanecia o mesmo, mas o alvo agora era o “pet shop do Shopping Barigui”. O texto foi replicado por diversos usuários do Facebook, mas ninguém foi checar se aquilo realmente era verdade. E não é!

Segundo Débora Trinkaus, proprietária da Puppy & Co The Pet Store, do Park Shopping Barigui, depois da publicação na rede o telefone não parou de tocar: “O estrago estava feito”, diz. Ela comenta que primeiro ligaram parentes, amigos e clientes avisando. “Depois, quem nos conhecia tentou desmentir, mas recebemos muitos xingamentos e a venda de produtos caiu um pouco no fim de semana”, conta.

Segundo ela, infelizmente o texto continua a ser replicado na rede social. Débora diz que a pessoa que repassou a mensagem modificada quis se retratar – é possível rastrear quem postou a primeira mensagem alterada –, mas ela não sabe até que ponto isso poderá reduzir seus prejuízos. “Inclusive a Sociedade Protetora dos Animais foi até a loja, viu que não havia nada de errado e se retratou, pois também havia compartilhado aquele boato. Notícia ruim todo mundo espalha, já a retratação ninguém comentou muito”, lamenta Débora, que pensa em mover um processo por danos morais contra quem alterou e espalhou a mensagem.

Repercussão em São Paulo
Durante vários dias os funcionários da loja Mondo Pet ouviram xingamentos por ligações e receberam e-mails indignados até de estrangeiros, mas agora, segundo o gerente da loja Mário Ibsen, tudo já está mais calmo. “Vamos resolver esta mentira judicialmente”, diz ele.

Nos últimos dias a loja recebeu a visita de órgãos do estado de São Paulo e da prefeitura paulista, como o Centro de Controle de Zoonoses, e todos os laudos desmentiram o boato. “Temos mais de 25 anos de mercado e não conseguiríamos ficar tanto tempo nele se maltratássemos nossos animais. Os clientes que nos conhecem ficaram indignados, pois sabiam que aquilo não era verdade”, conta.

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