• Carregando...

Hoje pela manhã, durante a divulgação do balanço parcial do Censo 2010, o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, lembrou que a maior dificuldade dos recenseadores tem sido nos bairros de maior poder aquisitivo. “É nos condomínios de luxo e prédios de classe média alta que a dificuldade de coleta de dados é maior, já que nesses locais a segurança é reforçada e o contato com os moradores é dificultado.”
No início do levantamento, no dia 1º de agosto, o IBGE acreditava que esse público é o que mais usaria o preenchimento parcial do questionário pela internet, mas o esforço dos recenseadores tem sido por fazer o trabalho presencial mesmo. “Muitos acabam esquecendo de preencher o formulário na internet depois que recebem o e-ticket do recenseador, fazendo com que o técnico tenha que voltar à residência depois. Por isso, o esforço é por fazer na hora”. A estimativa do IBGE é que menos de 1% da população tenha optado, até agora, por preencher o questionário on-line no país.
Receber o recenseador não é uma obrigação, mas é fundamental para a construção de políticas públicas do país. É com base nessa grande coleta que ações como a distribuição de verbas federais às cidades brasileiras, por meio do Fundo de Participação dos Municípios, são determinadas.
Este ano, os recenseadores estão usando uniforme (colete e boné do IBGE), com o documento de identidade, com nome e foto, visível no colete. Para verificar se a pessoa é mesmo um recenseador basta ligar para 0800-7218181.
Mais informações sobre o Censo 2010 na edição da Gazeta do Povo de amanhã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]