• Carregando...
A primeira é dos patos: Bolsonaro teve seu momento, agora é a hora dos adultos
| Foto:

Em truco, usa-se muito uma expressão: a primeira é dos patos. Quem ganha a primeira mão pode ter gastado a carta boa antes do tempo, e o que conta é o final do jogo. O bom jogador, quem é esperto, age na hora certa, quando a coisa é pra valer.

Jair Bolsonaro (PSL) teve seus quinze minutos de fama. Apareceu, ganhou mídia, estrilou. Ganhou um cordão de puxa-sacos, foi declarado presidente eleito, causou arrepios e ranger de dentes. Agora, está prestes a voltar para mais perto de seu lugar.

À medida que a eleição se aproxima, fica nítido que se trata de um cavalo paraguaio. Aos poucos, os supostos aliados iam se afastando. De uma semana para cá, a coisa desmoronou. O suposto favorito não consegue sequer achar alguém disposto a ser seu vive. Nem no mundo político, nem nos quartéis.

Leia mais: Tucanos acusam Requião de pagar multa com fundo partidário

Agora é que a eleição vai tomando corpo – e é agora que os verdadeiros jogadores vão aparecendo. Os franco-atiradores vão se revelando vazios, sem apoios, sem tempo de tevê, sem dinheiro. E os adultos começam a entrar pesado na partida – justo na hora em que o jogo começa a valer algo. A valer a Presidência da República.

Não quer dizer que Bolsonaro não vá ter votos. Vai. Não quer dizer que deva ser ignorado – pelo contrário, é preciso entender como alguém tão distante de qualquer conceito democrático chegou tão perto de se tornar presidente.

A campanha de Bolsonaro também vai trazer consequências. Em seu rastro, surgiu uma direita extremada forte, que deve eleger bastante gente, principalmente para o Congresso, coim reflexo nos estados. Gente que provavelmente vai falar alto – embora não tenha número suficiente para mudar o rumo das coisas.

Muito se comparou Bolsonaro ao fenômeno Donald Trump. Mas é preciso manter as coisas em seus lugares. Trump teve nas mãos a máquina do Partido Republicano; Bolsonaro tem nas mãos o glorioso PSL, e mais nada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]