i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Certas Palavras

Foto de perfil de Certas Palavras
Ver perfil
Partidos

Serra, Alckmin e o trágico fim do “velho PSDB”

  • [01/08/2020] [10:01]
PSDB em 1994
Serra, Alckmin, Covas, Fernando Henrique e Montoro durante convenção do PSDB, em 1994.| Foto: Reprodução/Site do PSDB

Geraldo Alckmin e José Serra no banco dos réus. O primeiro responde por falsidade ideológica eleitoral (caixa dois), corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Justiça Eleitoral de São Paulo. O segundo deverá ser julgado pela Justiça Federal por lavagem de dinheiro transnacional. Os dois negam qualquer acusação.

As decisões do juiz Marco Antonio Martin Vargas, titular da 1ª Zona Eleitoral da capital paulista, envolvendo Alckmin, e do juiz federal Diego Paes Moreira, relacionada a Serra, simbolizam um trágico desfecho do ‘velho PSDB’, que surgiu de uma dissidência do antigo MDB. A fundação da sigla embasada na social-democracia europeia – mas que nunca chegou a se consolidar como tal –  reuniu outros nomes emblemáticos da redemocratização do Brasil, como Mário Covas, Franco Montoro, José Richa e Fernando Henrique Cardoso.

O ‘velho PSDB’ e o PT lideraram a política brasileira desde o impeachment do ex-presidente Fernando Collor, em 1992, até a vitória de Jair Bolsonaro – então no PSL – nas eleições presidenciais de 2018.

Com a queda de Collor no início dos anos 90, os tucanos deram apoio ao governo do vice, Itamar Franco, e a partir daí ficaram por uma década no poder central do país. Fernando Henrique Cardoso, como ministro da Fazenda de Itamar, construiu o Plano Real e conseguiu debelar a hiperinflação crônica, principal problema da economia brasileira na época. Com o sucesso do Real, FHC se elegeu presidente em 1994 e conquistou a reeleição quatro anos depois. Nas duas eleições, o PSDB derrotou Lula e o PT, em uma delas no primeiro turno, com 54,2% dos votos válidos.

A maioria dos tucanos históricos tem origem no MDB e todos integravam as forças democráticas que lutaram para derrubar o regime militar. O núcleo do velho PSDB sempre foi comandado por líderes políticos de São Paulo – estado em que o partido governa ininterruptamente há 26 anos. Os tucanos nunca perderam uma eleição ao governo paulista desde a primeira vitória de Mário Covas, em 1994. Mas antes disso, fundadores do PSDB já governavam São Paulo. Foi o caso de Franco Montoro, que governou o estado entre 1983 e 1987, na época filiado ao ‘MDB velho de guerra’.

Fundação do PSDB
José Richa (à direita) é um dos fundadores do PSDB fora do grupo dos paulistas. | Divulgação/PSDB

Durante muitos anos o PT bateu na tecla de que denúncias de desvios e corrupção ‘não colavam’ em tucano. Foi assim durante os oito anos do governo do presidente FHC. Nem mesmo as acusações de corrupção durante o processo que foi taxado de “privataria do PSDB” e de compra de votos no Congresso para aprovar a reeleição de Fernando Henrique foram em frente. Ser tucano parecia sinônimo de ter asas para voar livre de punições.

A ‘blindagem’ dos líderes do PSDB começou a ser destruída após o que ficou conhecido como mensalão tucano, também denominado mensalão mineiro e tucanoduto. O escândalo de peculato e lavagem de dinheiro que ocorreu na campanha para a reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG) – um dos nomes históricos da legenda e presidente nacional da sigla – ao governo de Minas Gerais em 1998, resultou em sua condenação e prisão.

Da primeira geração de novos tucanos, o ex-governador de Minas e hoje deputado federal Aécio Neves não demorou a cair em desgraça. Candidato à Presidência da República derrotado pela petista Dilma Rousseff em 2014, o neto do ex-primeiro ministro e presidente eleito que não chegou a tomar posse Tancredo Neves se livrou do mensalão mineiro, mas é investigado em uma série de inquéritos.

Em 2018, Aécio tornou réu sob acusação de corrupção passiva e obstrução da Justiça no processo relativo ao episódio em que foi gravado, em março de 2017, pedindo R$ 2 milhões a Joesley Batista, da JBS. O deputado ainda não foi julgado.

Outro herdeiro do tucanato histórico, o ex-governador do Paraná Beto Richa – filho do também ex-governador José Richa, um dos fundadores do PSDB –, também não conseguiu se proteger com a mitológica ‘blindagem’ dos tucanos.

Nascido em Londrina, cidade que relevou seu pai para a política, Beto Richa responde a vários inquéritos. Foi preso três vezes. Na primeira vez, foi acusado de fraude em licitações num programa de estradas rurais do governo do Paraná. Na segunda, sob acusação de envolvimento em um esquema de corrupção na concessão de rodovias. E na terceira vez foi levado à prisão em ação que apura desvios na educação durante a sua gestão.

Aprimeira geração do novo PSDB
Da primeira geração do novo PSDB, Aécio Neves e Beto Richa foram aniquilados politicamente, abrindo espaço para João Doria.| George Gianni/PSDB-AEN-Facebook

Os contratempos aniquilaram a carreira dos dois expoentes do tucanato. De governador, senador e presidencial, Aécio Neves teve de se contentar com a eleição para deputado federal em 2018. Beto Richa era favorito ao Senado, mas, com os escândalos, amargou um sexto lugar, com apenas 3,73% dos votos. Aécio e Beto negam irregularidades e dizem que a justiça ainda provará que não são culpados por desvios.

Com Covas e José Richa além da vida nesses trópicos, FHC aposentado e Aécio e Beto aniquilados politicamente, todas as fichas do PSDB destinam a uma aposta que, para muitos, não tem o selo tucano original: João Doria.

Em que pese se distanciar do tucanato histórico, a carreira política de Doria foi erguida sob a tutela dos tucanos. O atual governador de São Paulo, candidatíssimo à Presidência da República em 2022, entrou na política em 1983 pelas mãos de Mário Covas, que era prefeito de São Paulo pelo PMDB e o nomeou secretário municipal de Turismo.

Apesar das ligações com tucanos históricos, Doria só veio se filiar ao PSDB no novo século, em 2001, depois de ter participado do governo do ex-presidente José Sarney. Se, por um lado, o atual governador de São Paulo demorou a chegar à cúpula tucana, por outro, depois que chegou teve ascensão meteórica. Ganhou as eleições para a prefeitura de São Paulo em 2016, no primeiro turno, e, dois anos depois, deixou o cargo para vencer a disputa pelo governo de São Paulo, numa campanha que deixaria certamente Covas e José Richa corados: a chamada dobradinha BolsoDoria, numa referência à aliança informal com Jair Bolsonaro, hoje seu adversário.

Com Doria na liderança, é imprevisível a manutenção das últimas raízes ainda vivas do 'velho PSDB'. Para tucanos históricos, as tradições do partido estariam mais seguras nas mãos de Bruno Covas, neto de Mário Covas e atual prefeito de São Paulo.

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Arys

    ± 0 minutos

    PSDB = PT e seus satélites

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THADEU CASTELLO BRANCO E SILVA

    ± 13 horas

    O maior crime do PSDB foi ter lutado pela REELEIÇÃO. Essa é a praga da política. Assumem pensando nela. E assim nada se faz, porque tudo vira uma briga política sem fim. Acabar com ela é fundamental.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 15 horas

    Como p tempo é um remédio milagroso para mostrar as pessoas. O PSDB conseguiu ficar abaixo do PT e do PMDB. Eles poderiam se juntar os três. Seria um verdadeiro **** de gatos. Nem o Ciro Gomes, que sempre implorou o apoio deles, aceitaria mais entrar no ****.. Uma cois é certa: poderemos ter muitos figurões como deputados federais na próxima legislatura. Já pensaram que maravilha termos um Câmara dos Deputados recheadas de ex-presidentes e ex-governadores, todinhos com seu sagrado foro garantido. Não falo Senado, porque ai, a eleição passada já mostrou que eles não tem chance!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 16 horas

    Na época da minha inocencia acreditei no PSDB e votei sempre visando um país melhor. Hoje vejo que o PSDB é pior do que o próprio PT porque durante décadas andou camuflado e isso significa falsidade pior do que o PT !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 16 horas

    É o PT gourmet.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 17 horas

    O PSDB terá o mesmo destino do PMDB. Fora para sempre do jogo politico

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 1 dias

    Faltou o nome regional do Parana Richa tico tico

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jose antonio gaitan guzman

    ± 2 dias

    Muito bom. Pena que passamos tantos anos para descobrir que o PSDB não tem nada de diferente do PT. Vergonha desses nossos políticos .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PT NUNCA MAIS

    ± 2 dias

    O artigo mostra bem o que é o PSDB. Só uma correção, não existe velho PSDB. Existe um partido esquerdista, irmão siamês do PT, fundado por socialistas que quiseram implantar o comunismo no Brasil e foram exilados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    ± 2 dias

    Dória será a grande surpresa. Cai no primeiro turno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario José Javarys

    ± 2 dias

    Triste será o fim político do Dória e Covas .Invejaram a desgraça política do Rio de Janeiro, aguardamos as próximas eleições .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rui Saravi Leite

    ± 2 dias

    O que é lamentável é o fato de todo dinheiro roubado, não voltar ao povo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Carvalho

    ± 2 dias

    Petistas e tucanos são farinha do mesmo **** ! Adorar roubar o povo brasileiro !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Carlos Carvalho

      ± 2 dias

      Adoram roubar !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Curitibano

    ± 2 dias

    O trágico não é o "fim do velho PSDB" como afirma o colunista. O trágico é que todos os partidos políticos deste país não passam de quadrilhas criminosas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    ± 2 dias

    A questão é que as pessoas insistem em votar nesses corruptos dando a eles o famigerado Foro Privilegiado. O correto seria o povo não votar nesses marginais e apoiar massivamente o fim do Foro Privilegiado. Mas o que vemos é exatamente o contrário. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Olimpio de Castro Neto

    ± 2 dias

    #ForaPSDB

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 2 dias

    O que se estranha nisto tudo é que o STF mandou os casos ligados ao Caixa 2 para a justiça eleitoral e primeira instância. Agora, monocraticamente bloqueia as investigações. Triste, não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.