i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

China, além dos espetinhos

Foto de perfil de China, além dos espetinhos
Ver perfil

Vamos desbravar juntos lugares, cardápios, ingredientes, conhecer novas formas de se ver o mundo, sempre tendo como desculpa, um bom prato de comida!

Virtudes à mesa

Mongólia, à mesa mais do que comida, história e determinação de um povo

  • Valéria VicentiPor Valéria Vicenti
  • Chengdu
  • 13/11/2020 09:46
Cardápio que enaltece um povo que unidos pela comida, pelo cultivo, pela pecuária e pelas receitas de família acreditam em um futuro melhor
Cardápio que enaltece um povo que unidos pela comida, pelo cultivo, pela pecuária e pelas receitas de família acreditam em um futuro melhor| Foto: Photo by Divulgação da Marca

E a semana passa! Melhor, vamos reformular essa frase: a semana voa!

Por aqui, a percepção é que tudo passa muito rápido, muito rápido mesmo. O relógio, os ponteiros, parecem ter uma velocidade própria, mais rápida, mais esperta, mais acelerada, que sem pudor te avisa: corre, daqui a pouco o dia vai acabar. E nesta toada, no final do dia, feliz, mas cansada, você caminha e busca ser acolhida por uma nova portinha, um canto gostoso, um novo cardápio, para parar, respirar, mas agora, sem pressa. É hora de alimentar o corpo e a alma.

Um restaurante com toalhas de mesas quadriculadas vermelhas não passou desapercebido aos nossos olhos e as nossas lembranças, nos convidou a entrar.
Um restaurante com toalhas de mesas quadriculadas vermelhas não passou desapercebido aos nossos olhos e as nossas lembranças, nos convidou a entrar.| Photo by Valéria Vicenti

E neste momento de paz, um restaurante com toalhas de mesas quadriculadas vermelhas não passou desapercebido aos nossos olhos e as nossas lembranças. Nostálgico, nos remeteu imediatamente às cantinas italianas, as massas “al dente”, e aos molhos no ponto certo. Que saudades! E ao abrir o cardápio disposto na entrada do restaurante, sorte e alegria nossa, uma casa de massa, massa chinesa, mas massa! Então, bórala desbravar mais um sabor!

E ao abrir o cardápio, sorte e alegria nossa, uma casa de massa, massa da região da Mongólia!
E ao abrir o cardápio, sorte e alegria nossa, uma casa de massa, massa da região da Mongólia!| Photo by Valéria Vicenti

Xibei Ya Noodle Village, uma marca presente nas grandes capitais chinesas, na entrada, com um salão inteligente e harmonioso, facilmente nos conduziu entre vitrines de massas frescas (um pouco mais escuras que as tradicionais), ilha de cozimento das carnes, balcões com vista para o preparo dos pratos a la carte, combos e espetinhos, em direção as mesas livres vestidas de toalhas vermelhas quadriculadas que tanto nos atraiu.

Na mesa, a garçonete gentilíssima, nos apresentou a origem do cardápio, os sabores, texturas, aromas e formatos, até mesmo um pouquinho da história do ambiente e da origem dos ingredientes, e grata surpresa, pela primeira vez, tivemos a oportunidade de explorar e apoiar pratos e ingredientes da região da Mongólia.  Fato que me despertou, enquanto aguardávamos a chegada do pedido, a conhecer um pouco mais sobre o produto, a região e sua missão.

As massas de farinha de aveia, nomeada aveia crua, é o grande diferencial do restaurante, como os ingredientes regionais de altíssima  qualidade.
As massas de farinha de aveia, nomeada aveia crua, é o grande diferencial do restaurante, como os ingredientes regionais de altíssima qualidade.| Photo by Valéria Vicenti

As massas preparadas com farinha de aveia, nomeada aveia crua, é o grande diferencial do Xibei Ya Noodle Village, como o leite, a elevada qualidade das verduras, legumes e outros ingredientes da região, que como os pratos bem elaborados do cardápio podem ser adquiridos em qualquer ponto do país pela internet, a granel. Uma novidade não só para nós ocidentais, mas para muitas regiões da China que até então não tinham acesso aos produtos da Mongólia. Uma marca, um toque e assinatura de mestre, do chef, de um povo, que agora ganha espaço, seguidores, consumidores pela altíssima qualidade e elogios que se propagam pelas mídias sociais, pelas vendas on-line. Um movimento que favorece toda uma região, todo um povo que conta ainda com alto índice de pobreza e se vê esperançoso desbravando sem medo novos formatos e horizontes. Os regentes e empresários da região apoiam e afirmam: “No futuro, não apenas promoveremos os produtos agrícolas verdes e de alta qualidade da Mongólia, mas também continuaremos a explorar as amplas aplicações de "Internet + turismo", "Internet + agricultura e pecuária" e promoveremos novas maneiras de reduzir a pobreza. Ir mais longe estabelecerá uma base sólida para vencer a batalha contra a pobreza e alcançar uma conexão eficaz entre a redução da pobreza e a revitalização rural.”

Um prato, um cardápio, uma história que nos conquista, que nos inspira e com certeza, nos fará voltar!
Um prato, um cardápio, uma história que nos conquista, que nos inspira e com certeza, nos fará voltar!| Photo by Divulgação da Marca

E assim, depois dessa aula, nosso prato chegou. Se há comparação, o remeteria a um canelone de aproximadamente 2 cm, de massa leve, cozida um pouquinho mais do que “al dente”, ponto perfeito para a estrutura e construção do prato, que chega a mesa com os tubos em pé, na vertical, coladinhos uns aos outros, cobertos de molho suave de tomate, com toque adocicado e legumes picados, que antes de servir se misturam a massa. Uma obra de arte, uma delícia! Um prato, um cardápio, uma história que nos conquista, que nos inspira e com certeza, nos fará voltar!

Por hoje, uma linda surpresa! Por hoje, a oportunidade não só de conhecer e saborear o novo, mas de compartilhá-lo na sua essência.  Oportunidade de enaltecer um povo que unidos pela comida, pelo cultivo, pela pecuária e pelas receitas de família acreditam em um futuro melhor, acreditam que juntos podem contribuir no fim da extrema pobreza. Feliz por apresentar essa força, crença, essa vontade de vencer juntos!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

    Fim dos comentários.