• Carregando...
O concurso oferece 114 vagas de técnico judiciário do 1º grau de jurisdição.
O concurso oferece 114 vagas de técnico judiciário do 1º grau de jurisdição.| Foto: IRWL/TJ-PR

Para auxiliar na preparação daqueles que estão estudando para o concurso de Técnico Judiciário do Quadro de Pessoal do 1º Grau de Jurisdição do TJPR, o órgão disponibilizou a primeira de quatro partes do mapa mental do Regimento Interno, umas das matérias exigidas no programa abaixo. Veja abaixo o vídeo.

Conforme a assessoria de imprensa do tribunal, ainda serão publicados mais três vídeos, sendo um por semana.

Últimas notícias do concurso

Na última quinta-feira (11) a Comissão do Concurso publicou três listas, sendo uma com a relação dos candidatos que têm inscrições deferidas (regulares), outra com a relação dos candidatos cujas inscrições foram indeferidas em razão da divergência dos dados preenchidos com a base de dados da Receita Federal, prejudicando a identificação do candidato e, também, uma terceira lista com os candidatos excluídos do certame em razão do não pagamento da taxa de inscrição. Acesse aqui todos os documentos.

VEJA TAMBÉM: Paraná tem 31 concursos abertos e salários que chegam a 17,7 mil

O TJPR também abriu prazo para recurso nos dias 15 e 16 de julho de 2019, devendo este ser encaminhado (com documentos) à Comissão do Concurso Público via e-mail (sei@tjpr.jus.br) ou protocolado pessoalmente no Centro de Protocolo Judiciário Estadual - Protocolo Administrativo, situado na Rua Mauá, 920 - sobreloja, Bairro Alto da Glória - Curitiba/PR (das 12 às 18 horas).

Os recursos deverão apresentar, obrigatoriamente, nome completo por extenso (sem abreviações), número do CPF e data de nascimento, bem como cópia legível de Documento de Identificação e CPF, escaneados frente e verso, em arquivo PDF no caso de e-mail. As dúvidas poderão ser sanadas das 12 às 18 horas por meio do telefone (41) 3228-5717.

Próximas etapas

Listamos abaixo as próximas etapas da seleção com base nas informações do edital de abertura de 18 de janeiro de 2017 e do edital de retificação do dia 27 de abril de 2018.

(1) Definição das cidades de prova - Tendo o número exato de inscritos, é preciso definir as cidades em que as provas serão aplicadas (item 53.1 do edital de 27/10/2018).

(2) Data da prova - Encerradas as etapas anteriores, a comissão do concurso e o Cebraspe poderão agendar a data da prova, que deverá ser divulgada com antecedência mínima de 30 dias de sua realização (item 31.4 do edital de 27/04/2018).

(3) Comprovante de ensalamento - Antes da prova ainda é preciso liberar o comprovante de ensalamento, que será disponibilizado no site do TJPR com link específico (item 44 do edital de 27/04/2018).

Histórico do Concurso

O concurso teve edital publicado em 18 de janeiro de 2017 com previsão de prova no terceiro trimestre do mesmo ano. Em 05 de setembro de 2017 a instituição divulgou nota adiando a prova para 2018, o que não aconteceu. O número parcial de inscritos foi publicado em 21 de agosto de 2017 (141.077), porém há correções que não foram feitas, como a exclusão dos candidatos que tiveram o pedido de isenção da taxa de inscrição indeferido, a exclusão dos candidatos que pediram o cancelamento da inscrição e, ainda, a inclusão dos novos inscritos após o edital de 27/04/2018. Desta forma, o total exato até o presente momento é uma incógnita.

Em 27 de abril de 2018, 463 dias após a abertura do concurso, o tribunal publicou um novo edital modificando o programa da matéria de Noções de Direito e Legislação, aumentando o número total de vagas (de 100 para 114), reabrindo o prazo para inscrições e oferecendo aos candidatos já inscritos a possibilidade de cancelamento na participação no concurso. Em 1º de agosto de 2018 a comissão de concurso publicou uma nova movimentação relativa a reserva de vagas para negros e deficientes e, também, a relação dos candidatos que se inscreveram e, posteriormente, solicitaram desistência do concurso.

Em 10/09/2018 foi aberto o procedimento para escolha de uma organizadora para o concurso através de dispensa de licitação, o que até o presente momento também não ocorreu. O ano terminou, o compromisso de prova em 2018 não foi cumprido e surpreendentemente, após a mudança da cúpula diretiva do tribunal, no dia 07 de fevereiro de 2019, 750 dias após a publicação do edital, o concurso foi suspenso sob a alegação de necessidade de avaliação de decisões do Conselho Nacional de Justiça, sobretudo quanto à força de trabalho do primeiro grau de jurisdição.

A organizadora do concurso foi contratada em 04/04/2019 dando fim ao período de suspensão, sendo que em 17 de maio de 2019 o tribunal retificou o programa de Noções de Direito e Legislação (veja o vídeo abaixo), exigindo as alterações legislativas ocorridas desde a publicação do edital de abertura em 18 de janeiro de 2017 até trinta dias antes da prova.

VEM AÍ: Paraná anuncia novos concursos com mais de 5 mil vagas em disputa

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros. Siga a página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]