• Carregando...
Os aprovados atuarão em Brasília ou nas embaixadas brasileiras.
Os aprovados atuarão em Brasília ou nas embaixadas brasileiras.| Foto: Itamaraty/Wikimedia Commons

Está publicado o edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) do Itamaraty, com 20 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva, sendo 15 para ampla concorrência, 04 para negros e 01 para pessoas com deficiência. Veja aqui todos os documentos do concurso.

VEJA TAMBÉM: Secretaria da Fazenda do Paraná autoriza concurso

As inscrições serão recebidas com taxa de participação no valor de R$ 208 até o dia 12/08/2019 no site da organizadora do concurso (Instituto IADES). Há previsão de isenção da taxa de inscrição nos casos especificados no edital de abertura.

Etapas do concurso

Os candidatos serão avaliados no dia 08 de setembro de 2019 mediante prova objetiva com 73 questões, cada uma contendo quatro itens para julgamento (certo ou errado). Na ocasião serão exigidos conhecimentos de língua portuguesa, língua inglesa, história do Brasil, história mundial, política internacional, geografia, economia, direito e direito internacional público.

Para os aprovados nesta primeira fase haverá provas escritas (discursivas) nos dias 12, 13, 19 e 20 de outubro de 2019. As questões abrangerão as matérias de língua portuguesa (12/10); língua inglesa (13/10); história do Brasil, geografia, política internacional e economia (19/10); e, também, direito, direito internacional público, língua espanhola e língua francesa (20/10).

A primeira fase do concurso (prova objetiva) acontecerá nos 26 estados da federação e no Distrito Federal. Já a segunda fase será realizada nas capitais onde houver candidatos aprovados na primeira fase.

Carreira diplomática

Os aprovados no concurso de admissão do Instituto Rio Branco (IRBR) ingressam na carreira diplomática como Terceiro-Secretário. A linha de promoção da carreira segue os seguintes cargos: Segundo-Secretário, Primeiro-Secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e Ministro de Primeira Classe (Embaixador).

Todos os diplomatas precisam ser aprovados no concurso de admissão e, conforme informações no site oficial do Itamaraty, um diplomata tem de ser capaz de bem representar o Brasil perante a comunidade de nações, colher as informações necessárias à formulação de nossa política externa, participar de reuniões internacionais e, nelas, negociar em nome do Brasil, assistir as missões no exterior de setores do governo e da sociedade, proteger os interesses de seus compatriotas e, também, promover a cultura e os valores de nosso povo.

Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores é o órgão do governo encarregado de auxiliar o Presidente da República na formulação da política externa brasileira, assegurando sua execução e mantendo relações com governos estrangeiros - dimensão bilateral da diplomacia - e com organismos internacionais - dimensão multilateral.

O nome Itamaraty vem da associação da sede do Ministério na Rua Larga, no Rio de Janeiro, desde 1899, a seu antigo proprietário, o Barão Itamaraty. O costume tornou-se lei em 1967. Em Brasília, na Secretaria de Estado das Relações Exteriores (SERE), a estrutura do Itamaraty foi concebida para permitir melhor coordenação das questões de interesse para a política externa. Tal coordenação não se esgota dentro do Itamaraty, entre a SERE e os postos no exterior, fundamental, aliás, para garantir a coerência e a solidez das posições que o país deve assumir no plano internacional. Começa, na verdade, no estreito relacionamento que o Itamaraty mantém com os demais órgãos da Administração Pública nacional e, de maneira crescente, com os setores mais representativos da sociedade brasileira, com vistas a fortalecer a legitimidade de nossa política externa.

IRBr - Instituto Rio Branco

O Instituto Rio Branco (IRBr) foi criado em 18 de abril de 1945 como parte da comemoração do centenário do nascimento de José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira. Em março de 1946, estabeleceu-se o Curso de Preparação à Carreira de Diplomata do IRBr, cuja primeira turma foi composta de 27 Cônsules de Terceira Classe, como se chamavam então os Terceiros-Secretários de hoje. Desde então também se tornou obrigatório o concurso público pelo IRBr para ingresso na carreira.

LEIA TAMBÉM: Quer ser promotor? Mato Grosso abre concurso com inicial de 28,8 mil

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui espaço Concurseiros e siga a página da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]