• Carregando...
As inscrições seguem abertas de 10 de janeiro a 10 de fevereiro
As inscrições seguem abertas de 10 de janeiro a 10 de fevereiro| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) abriu um novo concurso com a oferta de quinze vagas para a classe inicial da carreira de Promotor de Justiça, além da formação de cadastro de reserva. De acordo com o edital de abertura da seleção, o ingresso na carreira exige graduação em Direito e no mínimo três anos de prática jurídica, com remuneração inicial de R$ 32.004,64 mensais.

LEIA TAMBÉM: Edital publicado! CGU abre concurso com 375 vagas

As inscrições serão recebidas de 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2022 no site do próprio órgão, com taxa de participação no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Há previsão de isenção do pagamento nos casos previstos no regulamento do certame.

Etapas do concurso

Os candidatos serão avaliados em data a ser definida através de prova preambular de múltipla escolha com oitenta questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Execução Penal, Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial, Direito Eleitoral, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito da Infância e Juventude, Tutela Coletiva e Princípios Institucionais do Ministério Público.

A segunda fase do concurso será composta de quatro provas escritas especializadas, caráter eliminatório e natureza discursiva, sendo permitida a consulta a textos de legislação que não contenham comentários ou anotações.

Os aprovados nas duas primeiras etapas serão convocados para a inscrição definitiva e, posteriormente, para quatro provas orais, uma prova escrita de língua portuguesa e, por fim, para a avaliação de títulos, sendo as duas últimas de caráter apenas classificatório.

Veja outros concursos com inscrições abertas no Rio de Janeiro|

Tem interesse em migrar para o setor público? Deixe nos comentários as suas dúvidas sobre o mercado dos concursos no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]