• Carregando...
André Pugliesi/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia
André Pugliesi/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia | Foto:

MOSCOU, RÚSSIA – Estamos na Rússia há menos de uma semana e já parece um mês. E com a inauguração da Copa do Mundo 2018, tudo ficou ainda mais intenso. Confesso ter sido uma satisfação ver a Rússia atropelar a Arábia Saudita. Até então, o país é receptivo e organizado. A alegria deles foi a de (quase) todos.

Para o leitor conhecer um pouco dos bastidores da cobertura, eu, Adriano e Jonathan estamos num apartamento próximo da região de Arbat e ao lado da estação de metrô Kievskaya. Aliás, até então circulamos por Moscou só pelo subterrâneo. Não foi preciso andar de Yandex, uma mistura deles de Uber com táxi.

LEIA MAIS: Diário da Copa do Mundo 2018 – Perdidos na tradução na Rússia

LEIA MAIS: Diário da Copa do Mundo 2018 – Os dias não acabam na Rússia

Aos poucos vamos aprendendo a nos virar melhor na Rússia. Todo comerciante dispõe de uma calculadora sempre à mão para digitar e mostrar o preço para quem não manja o idioma. Fomos ao McDonalds e, depois de decifrar o cardápio, veio a informação: estava encerrado.

O caminho para o prédio em que estamos hospedados. André Pugliesi/Gazeta do Povo, enviado especial à Rússia

O fuso horário ainda é, e provavelmente será até o fim, um desafio a ser enfrentado. Como estamos seis horas à frente do Brasil, acabamos trabalhando até bem mais tarde, afinal, a vida continua rolando por aí. E quando nós acordamos na Rússia, por volta das 7 horas, por aí vocês estão ainda invadindo a madrugada.

Já falei antes, não custa repetir: é assim mesmo, nada a reclamar. O Mundial está apenas começando, muita coisa por vir, e quanto mais, melhor. Enquanto isso, vamos descobrindo como é tudo diferente do Mundial no Brasil, exceto quando não há diferença nenhuma.

LEIA MAIS: Diário da Copa do Mundo 2018 – Perdidos na tradução na Rússia

LEIA MAIS: Diário da Copa do Mundo 2018 – Os dias não acabam na Rússia

Grupo de WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

Leia também

1⃣ >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

2⃣ >> Abertura da Copa do Mundo 2018: data, horário, local, shows, curiosidades

3⃣  >> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

4⃣ >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

5⃣>> Bolão Copa do Mundo 2018: tabela para baixar e apostar com amigos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]