i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Cristina Graeml

Foto de perfil de Cristina Graeml
Ver perfil

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso". Joseph Joubert.

Fake News sobre a Amazônia

Amazônia: ex-ministros do Meio Ambiente difamam Brasil na Europa em carta alarmista

Amazônia é o tema da mais recente investida da esquerda para difamar o Brasil na Europa. A nova temporada da campanha de desinformação sobre o país no exterior é protagonizada por nove ex-ministros do Meio Ambiente dos governos Itamar Franco, FHC, Lula e Dilma.

Em carta, endereçada ao presidente da França, Emmanuel Macron, e às primeiras ministras da Alemanha e Noruega, Ângela Merkel e Erna Solberg, o grupo não trata apenas de floresta, mas também de pandemia, exagerando no relato a ponto de dizer que a Amazônia está sendo devastada e a população, dizimada.

Ao espalhar informações deturpadas, algumas até falsas, sobre o que de fato acontece na região, fingem querer salvar o país. Omitem também informações importantes para fazer tudo parecer bem pior do que é.

Na verdade querem poder. Ou voltar ao poder. Como são ligados a partidos que não conseguiram isso nas urnas fazem de tudo para enfraquecer o grupo adversário, que está agora no comando do país.

A tentativa de atribuir ao atual governo a culpa por todas as mazelas ambientais e de saúde registradas na Amazônia revela não só desonestidade, mas a falta de preocupação com a imagem do Brasil lá fora.

Destruir nossa imagem no exterior destrói também conquistas que o Brasil teve ao longo de anos, décadas até. Conquistas dos brasileiros, não de governos, muito menos de um único governo (como a de sermos hoje um grande exportador de alimentos para o resto do mundo).

Carta a Macron, Merkel e Solberg

A carta, datada da última terça (26), tem um tom alarmista do começo ao fim. Marina Silva, Carlos Minc, José Sarney Filho, Gustavo Krause, Rubens Ricupero e outros quatro, cujos nomes a população sequer lembra, insinuam que a Amazônia está em chamas, sem qualquer controle ou fiscalização, e que os moradores de Manaus, bem como os índios da floresta, estão largados à própria sorte.

É de embrulhar o estômago, mas vale a pena conhecer o conteúdo da carta para entender o nível de sensacionalismo e ver, embutida ali, a intenção de fomentar a intriga, aumentando a animosidade de governos estrangeiros com o Brasil, de forma a enfraquecer o governo brasileiro.

“A Amazônia brasileira está sendo devastada neste momento por dupla calamidade pública, ambiental e de saúde, que necessita da urgente solidariedade e colaboração de países amigos, interessados de forma genuína e desinteressada na solução dos problemas amazônicos.”

Início da carta dos ex-ministros de Meio Ambiente a Macron, Merkel e Solberg

Na sequência o texto diz que em 2020 a região sofreu aumento "sem precedentes" do desmatamento, o que não é verdade. Os dados históricos coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 1988 mostram que o desmatamento da Amazônia vem sim crescendo, mas não só no governo Bolsonaro. Acontece desde 2012, quando Dilma ainda era a presidente.

Gráfico no site do INPE mostra desmatamento da Amazônia desde 1988. Linha em laranja, à direita, é do ano de 2020.
Gráfico no site do INPE mostra desmatamento da Amazônia desde 1988. Linha em laranja, à direita, é do ano de 2020.

Embora a área de floresta queimada ou derrubada venha aumentando há 8 anos, o gráfico mostra que o total desmatado em 2020 não chega à metade do registrado em 2004 (governo Lula) ou em 1995 (governo Itamar Franco), quando alguns desses ministros que assinam a carta estavam à frente da pasta do Meio Ambiente.

As informações levantadas pelo INPE através de monitoramento por satélite são públicas. Resta saber se Macron, Merkel e Solberg vão consultar. Os ex-ministros, que já foram responsáveis por cuidar da Amazônia e não conseguiram conter as queimadas e desmatamentos, preferiram fingir que este levantamento não existe.

Na carta eles dizem que “incêndios criminosos, em larga escala, durante o período de estiagem, agravaram enormemente os problemas respiratórios causados pela pandemia da Covid-19, contribuindo para a elevada taxa de óbitos na Amazônia”.

Não sei de onde tiraram essa conclusão. Sabe-se que fumaça causa problemas respiratórios, mas relacionar isso a “enorme agravamento da pandemia” e dizer que as queimadas contribuíram para elevar o número de mortes por Covid é um pouco demais.

Sobre a pandemia em si, a carta cita a tragédia de Manaus, mas ressaltando que as populações indígenas estão sendo dizimadas. E ainda romanceia, enaltecendo que os índios são os guardiões da floresta, mas sem mencionar que, inclusive eles, botam fogo em terrenos para plantar.

“Grande parte dessas populações que estão sendo dizimadas pela pandemia são justamente as detentoras de valiosos conhecimentos tradicionais associados aos recursos naturais. Esses grupos são também os principais guardiões da floresta, da qual necessitam para sua própria sobrevivência e cujo modo de vida e valores culturais os levam a conviver harmoniosamente com a biodiversidade”, diz a carta.

Não lembro, na época em que essas pessoas estavam no ministério do Meio Ambiente, que alguém tenha se preocupado em falar para o mundo sobre o valor do conhecimento dos nossos índios.

Também não recordo que algum desses ex-ministros ou os presidentes que os nomearam terem reconhecido que eram impotentes para resolver problemas das tribos da Amazônia nem de terem pedido socorro à Europa.

Mas na parte final da carta eles dizem que conhecem de perto a realidade amazônica e por isso sabem que nem o governo federal nem os governos locais têm condições de socorrer as populações mais frágeis e vulneráveis da região, chegando ao nível da dramaturgia.

“É por esse motivo que nos permitimos dirigir um veemente e emocionado apelo a Vossa Excelência, em favor de imediata ajuda a essas populações, sob a forma de doação de materiais, equipamentos e medicamentos vitais para assegurar a sobrevivência deles, como por exemplo: cilindros de oxigênio, concentrador de oxigênio, usinas de produção de oxigênio medicinal... e remédios usados no tratamento hospitalar da Covid-19.”

Intencionalmente, não há qualquer menção ao fato de que o governo federal já providenciou tudo o que é pedido na carta.

Saúde pública em Manaus

Antes de trazer a lista de tudo o que já foi divulgado pelo Ministério da Saúde sobre o socorro a Manaus e outras cidades da Amazônia é preciso relembrar que a situação da saúde pública no estado é precária há anos, muito antes da pandemia, basta dar uma busca por reportagens sobre colapso dos hospitais do Amazonas antes de 2020.

Não cabe aqui entrar em detalhes sobre a responsabilidade dos governos municipal e estadual, porque há investigações ainda em andamento. Mas é desonesto omitir em qualquer relato sobre a situação da saúde pública na Amazônia que isso virou caso de polícia.

O superfaturamento na compra de respiradores, que foram comprados até em loja de vinho, é investigado há meses pela polícia federal, bem como o desvio de parte das verbas liberadas pelo governo federal justamente para que o estado do Amazonas e a capital, Manaus, se preparassem para a pandemia. Já teve até secretária de saúde presa.

Que a cidade não tinha uma boa estrutura de saúde o Brasil inteiro já sabia, tanto que no ano passado Manaus foi a primeira cidade do país a ter um colapso no sistema de saúde por conta da Covid-19. Isso aconteceu em abril, poucas semanas depois do registro do primeiro caso em São Paulo e do início dos lockdowns pelo país.

Agora em janeiro de 2021, quando médicos denunciaram a falta de leitos e até de oxigênio nos hospitais de Manaus, o Brasil inteiro ficou sabendo não só que a estrutura dos hospitais não tinha melhorado como também que uma nova variante do vírus, muito mais contagiosa, estava em circulação na região amazônica.

Se é mais contagiosa, atinge mais gente e, por isso, leva muito mais pessoas a procurar atendimento ao mesmo tempo, o que sobrecarrega o sistema de saúde. Com o detalhe de que Manaus não tinha adotado o tratamento precoce em larga escala nem fornecia os remédios do protocolo do Ministério da Saúde para pacientes se tratarem logo nos primeiros sintomas.

Como todos sabem com muitos pacientes graves, não foi só leito que faltou. Em determinado dia os médicos disseram que a demanda por oxigênio estava 11 vezes maior. Se o estado e a cidade tivessem mais estrutura e mais gestão de saúde, mesmo numa emergência dessas, teriam suportado o aumento da demanda.

Mas nem o fornecedor de oxigênio suportou, tanto que foi feito o apelo para o governo federal intervir. Agora vamos ao socorro, que já chegou (não precisa vir da Alemanha, da França ou da Noruega).

Ajuda federal à Amazônia

Conforme divulgado pelo Ministério da Saúde, depois de receber o alerta do colapso hospitalar em Manaus foram enviados para lá 600 quilos de medicamentos, mais de meia tonelada. E 70 respiradores, 30 para UTI e 40 para ambulâncias.

Rondônia e Roraima, que são estados vizinhos também dentro da Amazônia legal, receberam outros 120 respiradores e monitores, que também são equipamentos fundamentais para atender doentes graves.

A FAB começou um vai e vem de voos, transferindo pacientes de lá para outros estados e, no sentido inverso, levando oxigênio para Manaus. 235 pacientes graves foram removidos em poucos dias e o estado recebeu 4500 cilindros de oxigênio, distribuídos para várias cidades.

Isso fora as 14 usinas de oxigênio e 142 tanques de oxigênio líquido para serem envasados nas usinas instaladas em Manaus e, assim, garantir reposição aos hospitais. Aliás, em duas semanas o Exército construiu dois hospitais de campanha, que deveriam ter sido erguidos meses atrás com o dinheiro liberado a título emergencial para o estado.

Há ainda um navio-patrulha da Marinha, que saiu de São Paulo e chegou uma semana depois no Pará, reforçando essa ajuda. O navio descarregou um tanque de 54 toneladas oxigênio em Belém, onde o oxigênio foi envasado para seguir de balsa pelos rios da região, até Manaus e, assim, garantir o abastecimento dos hospitais. Esse reforço deve chegar agora nos primeiros dias de fevereiro.

O ministro e a logística

Os críticos do ministro Eduardo Pazuello adoram falar que é um absurdo ter um general à frente do Ministério da Saúde e até debocham do fato de que ele é especialista em logística, como se uma experiência dessas não fosse importante justamente em momentos de caos como o que Manaus está vivendo.

Parece que ninguém se atenta para o fato de que foram as Forças Armadas que, a toque de caixa, partiram para socorrer a população, num imenso esquema e esforço de logística. Que bom que no comando de tudo tinha um general, respeitado nas Forças Armadas e especialista em logística.

Não é qualquer um que organiza, de repente, sem planejamento prévio, um esquema de compra e envio de produtos para uma das regiões mais isoladas do país, conseguindo liberação de pousos e decolagens de aviões, navegabilidade e estadia em portos para navios e balsas, tudo às pressas.

E é bom lembrar que essas viagens todas não eram apenas para levar oxigênio, respiradores e remédios, mas também pessoas, pacientes graves, de um lugar para outro. E que as centenas de militares envolvidos nas operações também precisavam de liderança em logística para garantir hospedagem e alimentação a todos.

Vamos e venhamos, é operação quase de guerra. E nada disso é mencionado nem pelos papagaios de rede social nem pelos ex-ministros do Meio Ambiente, corneteiros do fracasso que posam de salvadores da pátria, choramingando para Macron e Cia. Ltda. que os brasileiros estão abandonados à própria sorte.

Falta maturidade na análise política e nas críticas ao governo, especialmente em momentos tão delicados como este que estamos vivendo.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi pessoalmente a Manaus assim que soube dos problemas por lá e organizou o que chamou de  "plano de contingência para o Amazonas", que incluía a reorganização do atendimento, a abertura de leitos de UTI e o envio de equipamentos, insumos (como oxigênio) e remédios.

Foi duramente criticado, mas continuou no comando de todas essas operações de envio de materiais hospitalares para a Amazônia em parceria com as Forças Armadas. E ainda hoje tem secretário do Ministério da Saúde em Manaus tentando apagar incêndio e amenizar a situação do atendimento à população, que é sempre a maior vítima dessa politicagem rasteira em cima da saúde.

Soberania da Amazônia

Em relação à postura dos ex-ministros do Meio Ambiente, colocando o Brasil de joelhos perante o mundo, como se não tivesse condição de resolver internamente seus problemas e precisasse entregar a soberania que tem sobre a Amazônia para governos estrangeiros, você ainda não viu tudo.

No fim da carta eles ainda se colocam no papel de porta-vozes dos povos da floresta e fazem o pedido para que cada um dos destinatários passe adiante as informações.

“Solicitamos igualmente que V. Exa. possa se fazer intermediária, junto a outros governos de países desenvolvidos, deste urgente pedido de socorro que lhes dirigem os necessitados habitantes das nossas florestas, tão severamente assolados pela pandemia.”

Conclusão: além de espalhar notícias deturpadas e até falsas sobre o Brasil para líderes políticos europeus, pedem que eles disseminem fake news para tentar acabar de vez com a imagem do nosso país lá fora e estimular mais questionamentos sobre quem deve cuidar da Amazônia. Leia a carta na íntegra aqui.

Como eles mesmos gostam de dizer, não passarão. Nós, brasileiros, não vamos permitir interferência externa sobre nossa maior riqueza, que é a floresta amazônica.

Nossos problemas precisam ser resolvidos, a floresta e as pessoas que moram lá precisam ser cuidadas. Mas a gente tem que cobrar dos nossos prefeitos, governadores e, quando for o caso, do governo federal, que cada um cumpra seu papel tanto na defesa do território quanto de tudo que há nele, especialmente as pessoas.

91 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 91 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Márcia Bradbury

    03/02/2021 2:13:22

    Você é ótima.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcio Cruz

      02/02/2021 20:01:02

      Ricupero (o sem escrupulo. O que e bom a gente mostra, o que e ruim escondemos). Sarney Filho. Marina Silva..... Grandes nomes (na lixeira da nossa historia)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • I

        Ivonete liberato da silva

        02/02/2021 5:54:54

        Verdadeiro absurdo dessa corja se acham. Pq Marina não vai cuidar da floresta do estado dela? Ela vive de que? Parece que não trabalha.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          claudio lisboa

          31/01/2021 14:45:10

          Excelente!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            claudio lisboa

            31/01/2021 14:44:51

            Grupo de “Quislings”!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Eden Lopes Feldman

              31/01/2021 13:11:15

              Uma aula de jornalismo , prezada Cristina Graeml. E o que me deixa mais aturdido com a atitudes destes que assinaram a carta é que foram protagonistas do governo mais corrupto que a história politica mundial foi capaz de registrar. E os que apoiaram esta absurda atitude defendem um sistema político que prega a destruição da família, da soberania nacional e apoia aqueles que construíram estádios de futebol e uma olimpíada por motivos ideológicos, verdadeiros monumentos do desprezo ao povo brasileiro. Mas que foram exaltados pela famosa mídia de um rede televisiva que preconiza o progressismo ideológico. Precisamos conscientizar os brasileiros destas absurdos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcos Dos Santos Alves

                30/01/2021 23:37:22

                A matéria em questão de excelente conteúdo, a jornalista Cristina Graeml, uma excelente profissional, gosto e admiro seus trabalhos jornalísticos. Fiquei com muita raiva, poís podemos ver o quanto que esse país é penalizado por uma gente nefasta, hipócrita, sorrateiras. Que cidadãos que se dizem brasileiros e jogam a nação na lama, pois para eles o que interessam sãos as tetas do estado, verdadeiros sanguessugas. A morte para eles pouco interesssa, o importante é o dinheiro

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • P

                  Paulista

                  30/01/2021 23:17:10

                  A minha esperança é que estes governantes europeus tenham alguns neurônios a mais e que sejam providos de boa fé, ao lerem a tal carta questionem estes ministros(sinistros) todos sobre o que eles fizeram pela Amazônia, pelos Amazonidas todos e enfim, o que fizeram pelo seu país enquanto usufruiam do poder concedido à eles?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo H.

                    30/01/2021 22:20:25

                    Há uma escuridão ainda mais negra nessa noite. Além da traição à pátria - o que evidentemente está longe de ser pouca coisa - há uma agravante. Esta agravante está na forma ou modo pérfido utilizado, bem como no objeto (por assim dizer) escolhido, qual seja, a Amazônia. Da perfídia na conduta falei no comentário anterior, mas aqui pode ser resumida no fato desse grupelho subscrever um rol de mentiras, sem nenhum pudor - Ricupero diria "escrúpulo" -. Quanto ao objeto/Amazônia, nada poderia ser mais torpe. Não houve espaço na matéria da Cristina p/desenvolver o tema, tanto menos há aqui, de modo que me limito a registrar quão imundo é utilizar da cobiçada Amazônia p/ atingir fins pessoais.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      Beto Burke

                      30/01/2021 21:51:14

                      É realmente revoltante esse pessoal usar sua posição para prejudicarem o país. É muito triste e desanimador ver esses cretinos chupadores das tetas do Estado denegrirem o país para reaver seus privilégios, porque no fundo, no fundo, é isso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Austríaco-PR

                        30/01/2021 21:01:46

                        São traidores da pátria. Não conseguem mais enganar o povo e passaram a tentar uma intervensão, talvez até militar, externa. Simplesmente um absurdo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          MARCO

                          30/01/2021 19:53:24

                          Fiquei em dúvida se o ponto central do texto era a carta dos ex-Ministros ou uma explicação de que, em uma pandemia, termos alguém que não é médico cuidando da pasta da Saúde é uma decisão certeira. Sobre a deterioração da imagem do Brasil, o PR, seus filhos e alguns Ministros já cuidaram disso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • M

                            Marcio Cruz

                            02/02/2021 20:02:46

                            Medicos tem demais no ministerio. Precisamos e de um especialista em logistica. Em tempo, Lula e condenado...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • I

                          Isnard Cordeiro

                          30/01/2021 19:42:31

                          Cristina sou jornalista há praticamente 62 anos e nos últimos tempos não li algo tão esclarecedor e verdadeiro como esse seu texto. Parabéns. É isso que chamo de JORNALISMO e não o que outros andam fazendo por esse Brasil afora. Mais uma vez, Parabéns pelo texto. Isnard Cordeiro - Londrina

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • C

                            CRISTINA GRAEML

                            31/01/2021 3:39:01

                            Quanta honra ter um retorno desses, Isnard. Muito obrigada. Jornalismo sempre foi a busca pela verdade dos fatos e por jogar luz naquilo que está escondido e precisa ser conhecido. Infelizmente nos últimos tempos passamos a trabalhar tbém p desmentir notícias falsas e informar o que é omitido intencionalmente por pessoas interessadas em manipular a opinião pública. É triste. E ainda mais cansativo que a rotina antiga, mas a missão é igualmente desafiadora. Seguimos firmes ;)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          AMAURI

                          30/01/2021 19:23:54

                          Enquanto Bozo não acabar com tudo, os lmbecis não vão acordar .

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • I

                            IvoHM

                            30/01/2021 23:38:30

                            AMIMIMI: pare de mentir!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • E

                            EDGAR BOSCHETTI

                            30/01/2021 23:19:13

                            Sempre há idiotas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo G. Hansen

                          30/01/2021 19:08:23

                          Protege garimpeiros que joga o veneno mercúrio matando fauna, flora, rios, populações indígenas e ribeirinhos; apoia grileiros, madeireiros, exonera fiscal que multou por pesca ilegal; demite fiscais do IBAMA; fornece título de terra a posseiros, nega demarcação a índios, quer entregar terras demarcadas para mineradores devastarem; esse tratamento precoce que menciona evitaria todas essas mortes? Incentiva governadores parar com o isolamento. Quem difamou a esposa de Macron? Isso não difama o Brasil? Jose Paulo Hansen

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Alexandre Paranaense

                            30/01/2021 19:01:10

                            O Ministro do Meio Ambiente e de Relações exteriores, prestam um desserviço ao Brasil. Não é a carta que deixa a imagem ruim e sim as atitudes intempestivas e sem noção desses ministros.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Deocy França

                              30/01/2021 18:26:46

                              Mas,tem o lado **** da história, os esquerdistas juram que a floresta amazônica, escondem elefantes..

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • S

                                SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                30/01/2021 18:21:16

                                Somados todos esses v.agabundos esquerdistas, inoperantes e incompetentes, não dão um s.aco de b.o.s.t.a.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Roco

                                  30/01/2021 16:54:34

                                  Enteguistas !

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • V

                                    Viviane s Matos de Souza

                                    30/01/2021 15:36:20

                                    Cristina, te admiro demais! Obrigada por ser uma voz da razão nesses tempos insanos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Randulfo da Silva Pereira

                                      30/01/2021 15:28:32

                                      Embora o direito de opiniões deva ser respeitado, mas nesse caso específico, os signatários dessa "carta" deviam ser expulsos do Brasil, por agirem contra a soberania e direitos do nosso País.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • L

                                        Lopes

                                        30/01/2021 17:46:37

                                        Rubens, o militante! VAI TRABALHAR SEU SEM NOÇÃO!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Lopes

                                        30/01/2021 17:45:59

                                        Rubens, o militante! VAI TRABALHAR VAGA_BUNDO!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        30/01/2021 15:51:36

                                        O a liberdade de expressão que já foi defendida na coluna dessa senhora aqui, como fica? Era só para aquele caso ,onde o envolvido era um puxa sa co do Bolsonaro? Vocês são patéticos, vivem realmente em uma REALIDADE PARALELA

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Denis

                                      30/01/2021 15:25:01

                                      Muito bom, Cristina, muito esclarecedor. Por atitudes que avalio na mesma tendência que vc denuncia, esta semana eu cancelei minha assinatura no estadão. Chega de dar dinheiro e "ibope" para aquele jornal.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • H

                                        HENRIQUE ARANTES

                                        30/01/2021 17:50:55

                                        Eu também cancelei aquele panfleto indigente. Infelizmente virou um panfleto miserável de propaganda esquerdista. O editorialista é tipo um jim jones do noticiário político. Um sectário lunático apologista de criminosos. O indivíduo acha o nhonho um grande estadista. Só por aí dá pra ver o grau de indigência e desonestidade intelectual do veículo. Estadinho: a tribuna dos larápios.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      MARCO

                                      30/01/2021 14:39:56

                                      Vivem numa bolha de psicopatas que se julgam "sensíveis e superiores".O Brasil e a imagem dele lá fora não importam nada pois o sentido de patriotismo e bem comum não passa de discurso na cabeça dos "virtuosos". A julgar pela popularidade do presidente que só aumentou até agora torço para que.continuem tentando. O povo por mais humilde que seja já enxerga o desserviço que esses patetas representam.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • L

                                        Lopes

                                        30/01/2021 17:45:26

                                        Rubens, o militante! VAI TRABALHAR **** !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        30/01/2021 15:52:58

                                        Marco venha para o mundo real, a popularidade fo Bolsonaro segundo todas as pesquisas só despenca

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Dimas Rodrigues Pinheiro

                                      30/01/2021 14:21:21

                                      Cadê o Ministério público, sempre tão vigilante quando se trata de infernizar o governo Bolsonaro? Por que não processa esses vigaristas? Afinal não é crime previsto na legislação difamar a imagem no país no exterior?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      2 Respostas
                                      • H

                                        HENRIQUE ARANTES

                                        30/01/2021 18:13:30

                                        Isso não tem nada a ver com liberdade de expressão. Quem está tolhendo a liberdade desses energúmenos?! Ao incitar membros de outras nações, promovem ato de hostilidade à soberania do país. Existe uma lei de segurança nacional que tipifica este crime, goste-se ou não.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        30/01/2021 15:54:46

                                        Dimas que mundo você vive , fica inventado leis, isso não existe de ser crime por falar mal de um país e onde está a liberdade de expressão que vocês defendem quando lhes interessa. Você é patético

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      30/01/2021 14:18:18

                                      Dizer o que sobre estes patriotas aí, prezada Cristina. É pura vigarice moral/intelectual. Se fosse verdade do que dizem, do que pedem, tudo bem, seria justo. Mas são mentirosos, estão à serviço de uma agenda. Sabemos quais, né não? Não é a toa que carta é enviada ao Macron, Merkel, etc - todos "cumpanheiros" de jornada, esquerdo/progressistas. Querem enfraquecer, destruir o "Bozo", nem que pra isso usem o que há de mais baixo na politica. É o que fazem esses hipócritas brasileiros que assinaram a tal carta. Prestam um desserviço ao país enlameando-o. Falsos como nota de três reais, hein?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        30/01/2021 15:55:35

                                        Luiz ser patriota não é fechar os olhos para a realidade quando nos interessa

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marcos AA

                                      30/01/2021 14:07:22

                                      ótimo texto que expõe vaidades, hipocrisias e sobretudo uma extrema demonstração de anti-patriotismo. Esses 'nobres' brasileiros deveriam ser expostos à nação pelo desserviço e pela demagogia barata que praticam. Só sabem palpitar, mas efetivamente em que ajudaram até agora? Quanto de dinheiro ou material ofereceram para ajudar a minorar o sofrimento do próprio povo que tanto defendem e de forma mendaz lhes importa? Honestamente, essa gente é muito oportunista e sem caráter!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Rubens Farias

                                        30/01/2021 15:57:02

                                        Marco dos alcoólicos anônimos, ser patriota não é ser cego,ignorar a realidade só porque o sujeito que está no poder se diz religioso. Acorda

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Clodoaldo

                                      30/01/2021 14:04:04

                                      Aí são só biltres chorosos porque perderam as tetas da vaca chamada Brasil. Agora tentam cuspir no prato em que comeram tanto tempo. Seres abjetos!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JUAREZ ORANDES DA GRAÇA

                                        30/01/2021 14:00:57

                                        O Ministério Público Federal deveria enquadrar estes elementos antipatrióticos na Lei de Lesa Pátria e o Congresso deveria aprovar uma lei que os indivíduos que tentam denegrir a imagem do Brasil no exterior sejam enquadrados na mesma lei, porque, temos um monte de influentes digitais que se prestam à este papel. Falar mal do governo, faz parte da democracia, mas, prejudicar o Brasil e antipatriotismo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • R

                                          Rubens Farias

                                          30/01/2021 16:00:31

                                          O congresso seguindo a tua lógica deveria criar uma lei em que jornalistas divulgam fake news deveriam ser presos também, que presidente da República que ameaça agredir jornalistas que perguntam o que ele não quer ouvir, filhos de presidente que mantêm sites de divulgação de fake news, pastores picaretas que vendem feijão dizendo ser milagroso. Posso ficar o dia inteiro enumerando itens que você como todo alienado que vive uma realidade paralela não vai gastar

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        Reinaldo Gusmão

                                        30/01/2021 13:19:29

                                        João.... ignorância é perdoável, educação é berço de gente ! Lamentável suas palavras!!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          Natan Monteiro

                                          30/01/2021 13:13:20

                                          Excelente, Cristina. Jornalismo sério e compromissado com a verdade. Infelizmente, um grupelho de ex-ministros, que não tem mais relevância alguma no cenário nacional, buscam a qualquer custo manchar a imagem do Brasil no exterior, tão somente com o vil objetivo de desestabilizar o governo federal. Eles não ligam se as fake news que espalham mundo a fora vão ser prejudiciais para o próprio povo que eles alegam "defender". Acredito que caberia uma ação judicial movida pela AGU contra essa horda. O ministro Salles também tem que melhorar a comunicação do ministério dele, pois vejo muitas campanhas difamatórias como essas ficarem sem uma resposta à altura.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • F

                                            Fernando Lage

                                            30/01/2021 14:03:48

                                            E porque o MPF não representa contra estes traidores e antidemocráticos que insistem em continuar vendendo o País? Pra representar contra o Pres eles inventam uma Narrativa ridícula para tirar o precioso tempo da PF para ficar abrindo inquéritos, em de estarem aqui nas Fronteiras impedindo a entrada de drogas em nosso País. Estes ex ministros, alguns de esquerda representam e militam em partidos que defendem as DROGAS, seria isto, as denúncias contra o Brasil, para desviar a atenção e a boiada da droga passar nas fronteiras? Eles mesmos deveriam nos responder.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • B

                                          BP

                                          30/01/2021 12:38:22

                                          Excelente reportagem, Cristina. Objetiva, bem redigida e fundamentada, com links para referências confiáveis. Jornalismo da mais alta qualidade!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fabio

                                            30/01/2021 11:57:11

                                            Cadê os procuradores da República para indiciarem esses ex-ministros mentirosos e criminosos? Essa turma não vai se tranquilizar enquanto derem moleza para eles.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Jayme Brito

                                              30/01/2021 11:21:20

                                              Mais um esquerdista superficial. É difícil lidar com essa horda, não possuem conteúdo, e não respeitam quem apresenta, são lacradores, caixas de ressonância.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                joão José Augusto Mendes

                                                30/01/2021 10:59:28

                                                Nosso urubu, Marina, fica sumida e sentiu cheiro de carniça aparece. Recupero pego em flagrante falando como enganar o povo. O mais impressionante é levar a sério tais personagens, pior ainda eles considerarem que serão levados a sério.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luiz Alberto

                                                  30/01/2021 10:42:10

                                                  Marina e Minc ativistas de araque, velhos conhecidos. Marina, inclusive, com a "espetacular" votação da última eleição que participou, mas não se rende, sempre à cata de uma manchete ou de um premio de alguma ong pelaí. Minc, aquela nulidade engraçada. Mais uma coisa dos cariocas para o país. Sarneyzito: sem comentários. Ricupero a nossa atual "reserva moral" que vive a dar aulas sobre tudo e todos com aquela seriedade digna de quem joga o próprio lixo embaixo do tapete para esconder a sujeira. Tinha outra opinião sobre o Krause. Foi uma surpresa vê-lo junto com essa galera do bem. Pobre Brasil. Nao precisa mais arranjar inimigos la fora!!!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    CARLOS ALBERTO FÉLIX DA SILVA

                                                    30/01/2021 9:02:04

                                                    Vejam quanta irresponsabilidade e falta de patriotismo, o alarmismo, cinismo e fingimento desses ex-ministros, nessa "carta", onde vão se queixar logo a quem, sobre a Amazônia: o intragável, mentiroso, detestável e desafeto de todos nós, bons brasileiros: o presidente esquerdista da França, Macron. Coisa de quem não nada para fazer! Entende-se.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • H

                                                      HENRIQUE ARANTES

                                                      30/01/2021 3:49:28

                                                      Bom, pra começar temos de esclarecer uma coisa: quem tem como filosofia de vida o "se é ruim a gente esconde", quando se ocupa cargo de chanceler, é **** . Se é velho é mais **** . Se é muito velho é muito mais **** . Quem elegeu esses delinquentes para q interajam com outros chefes de estado, em nome da República?! São cretinos. São **** . E são criminosos. Isso é crime de alta traição. Esses dementes não se importam em arruinar o país para satisfazer sua torcida. Além de não terem nem cérebro nem caráter, não têm honra. Lixo de gente.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Antonio

                                                        30/01/2021 3:36:23

                                                        Nada mais me espanta, se vem da esquerda e da mídia militante. Depois do que fizeram com o tratamento precoce, cujo custo de negação são vidas humanas, conclui -se que escrúpulo e consciência são coisas que não há mais nessa gente. Logo, não deve causar espanto que os que não dão valor à vida ajam com o mesmo desdém em relação à Pátria. Perderam-se os limites na busca pelo poder - e o vale-tudo inclui mortes e traições à Pátria.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Alessandra

                                                          30/01/2021 3:09:04

                                                          E o que pode ser feito em relação aos difamadores envolvidos?

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          2 Respostas
                                                          • N

                                                            Natan Monteiro

                                                            30/01/2021 15:10:47

                                                            Penso que o próprio Ministério do Meio Ambiente poderia acionar a Advocacia Geral da União para representar contra os signatários da carta. O MPF também poderia ser acionado. Além disso, o MMA tem que responder a essa campanha difamatória à altura.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                          • I

                                                            Izio Machado

                                                            30/01/2021 6:54:22

                                                            Forca!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • I

                                                          Idaide Ferreira

                                                          30/01/2021 2:44:29

                                                          Quem está queimado o Brasil é essa esquerdalha maldita.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            LSB

                                                            30/01/2021 2:44:23

                                                            Bem... esquerda (com raríssimas exceções) sendo esquerda... e social democrata (esquerda light) sendo esquerda light...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • S

                                                              SERGIO ELOY

                                                              30/01/2021 1:53:53

                                                              Uma abordagem inteligente, recordando e passado trazendo para o presente em uma análise clara e contundente, colocando quem assinou o carta no presente e nada fizeram quando lá estiveram. Preparados como foram para o caos.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • O

                                                                Omar Fagundes

                                                                30/01/2021 1:49:09

                                                                Este pessoal devem ser responsabilizado por esta carta falaciosa.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Milene

                                                                  30/01/2021 1:40:01

                                                                  Muito triste...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • T

                                                                    Telmo

                                                                    30/01/2021 1:39:13

                                                                    Desses tipos não se esperava nada mesmo, mas daí ter um comportamento tão vil, é muita degradação! Ainda mais fazendo parte dessa corja, alguém que um dia foi embaixador, cuja função era exatamente oposta ao que ele pratica no ocaso de sua existência.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • S

                                                                      Santino Aparecido de Oliveira

                                                                      30/01/2021 1:33:12

                                                                      Parabéns Cristina. Seus artigos dão sempre a esperança de quem nem tudo está perdido no jornalismo brasileiro. Excelente artigo.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        João Martins Donizete

                                                                        30/01/2021 1:12:45

                                                                        É triste vermos que esses vermes, picaretas, **** , desonestos e outros adjetivos mais um dia foram Ministros de Estado. Aqui provado está que esses - num mínimo - mal intencionados além da incompetência grotesca mostram-se piores: vendidos e subservientes.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • E

                                                                          Eduardo Prestes

                                                                          30/01/2021 1:07:44

                                                                          Como esses esquerdistas são asquerosos. Que gente picareta, mentirosa, sem caráter. Como roubavam dinheiro público, viviam como marajás às custas dos pagadores de impostos, perderam ad mamatas e agora estão por aí, cheios de ódio e desejo de vingança. Para vomitar essa carta criminosa.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • I

                                                                            Ildevan de Oliveira Medeiros

                                                                            30/01/2021 1:02:59

                                                                            Uma dúvida quase **** tendo em conta quem são os que escreveram a carta e quem deverá julgá-los caso se instaure uma queixa: Isso não é uma notícia crime? Neste caso, quem acusa não tem que provar? Por que o Ministério do meio ambiente não enquadra esses inomináveis?

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • C

                                                                              Carmo Augusto Vicentini

                                                                              30/01/2021 0:15:29

                                                                              Ca nalhas! Mil vezes! Ca nalhas!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • G

                                                                                Gisele Cristina

                                                                                30/01/2021 0:02:18

                                                                                Excelente matéria! Bem esclarecido!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  Andrea Linhares

                                                                                  29/01/2021 23:47:48

                                                                                  Sinceramente não vale nem a pena gastar tecla com esse pessoal. Bem no estilo do presidente, pode-se comentar de modo objetivo: bando de babacas irresponsáveis! Não basta conspirar contra o presidente? Tem que conspirar contra o país??!!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • P

                                                                                    Pzig

                                                                                    29/01/2021 23:43:40

                                                                                    Essa turma não se cansa de fazer oposição a qualquer custo. Anti patriotas e entreguistas sim, é o que são.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • C

                                                                                      CLEUSA

                                                                                      29/01/2021 23:32:35

                                                                                      Pelas barbas do profeta!!! Dizer que essa turma esteve no poder? O que fez Marina Silva? Ricupero e demais mimizentos que assinam a cartal? Queria ver Emmanuel Macron presidindo um país continental como Brasil! Não deu conta da França, pra tristeza dos franceses! Deveriamos fazer um abaixo assinado e mandar essa turma pra Sibéria! Ou pra China, pra aprenderem o que é ser patriota num país comunista!!!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      1 Respostas
                                                                                      • R

                                                                                        Rita Lina

                                                                                        30/01/2021 10:51:37

                                                                                        Concordo plenamente.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                    • J

                                                                                      José Roberto Cortopassi de Oliveira

                                                                                      29/01/2021 23:28:25

                                                                                      Essa canalhada devia ser mandada para a Sibéria. Isso tudo é mentira. Moro em Manaus e a população está sendo tratada. O que houve foi um erro do governo local. Esses **** é que são os verdadeiros responsáveis pelo que acontece na Amazônia pois dão preferência à floresta do que a vidas. As vidas perdidas tem muito a ver com o isolamento de mais da metade da população do estado pois o socorro não consegue chegar a tempo. NÃO EXISTE UM HOSPITAL SEQUER NO INTERIOR DO ESTADO. Não existem estradas, não tem nada. Mas a floresta, ahhh essa sim está intocada por conta desses ****

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      1 Respostas
                                                                                      • E

                                                                                        Eduardo Prestes

                                                                                        30/01/2021 1:07:14

                                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                    • P

                                                                                      Paulo H.

                                                                                      29/01/2021 23:15:34

                                                                                      Esses pulhas mentem descaradamente. Repita-se, mentem. Mais do que mentir, difamam o próprio país. Vejam o chorume que já ocupou a Pasta do Meio Ambiente. Esse grupelho comete crime de lesa-pátria, e por ele deveria responder. Diga-se por excesso: discordar da e criticar a política ambiental do governo federal é direito de qualquer um, amparado na liberdade de expressão; agora, ex-autoridades mentindo sobre fatos com o fito de prejudicar o país nada tem a ver com liberdade de expressão.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • M

                                                                                        Miguel Antonio Hansel

                                                                                        29/01/2021 23:06:53

                                                                                        Aprecio muito as matérias da competente Cristina, considero um bálsamo suas reportagens e sua postura.Acho uma falta de gentileza as criticas agressivas de representantes da militância inconformada pela perda do poder e que prefere ver a imagem de nosso pais em chamas no exterior. Não capitule.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • I

                                                                                          Inô Gazotti

                                                                                          29/01/2021 23:05:59

                                                                                          Ultrajante

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • P

                                                                                            Plinio

                                                                                            29/01/2021 22:59:57

                                                                                            A esquerdalha tem complexo de coitadinhos, vítimas , de cão sem dono a ponto de escrever carta aberta a ministros estrangeiros comunicando fake news? Além de abjeto ,mostra um ar colonial que não sentimos com Roberto Salles à frente do ministério. Não entendo porque não reclamaram ao presidente portugues.A grande pergunta é : em dois anos, devastou se a floresta amazônica ou foi em vinte anos de desgoverno canhota? Acho que os ministros dos países europeus vão perguntar: o que esses senhores fizeram ,estavam aonde? Atrás do toco de árvore queimada ou explorando a fauna e flora amazônica em conluio com empresas privadas?

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • D

                                                                                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                                              30/01/2021 4:34:09

                                                                                              Oi, Cristina. Da maneira como redigido a carta conseguimos eliminar toda a floresta amazônica e indígenas. Semana passada assisti na BandNews comentários do ex-ministro da defesa Aldo Rabello sobre a declaração de Macron sobre o desmatamento na Amazônia. Destruiu todas as pretensas alegações daquele mau caráter , que na verdade acobertavam o protecionismo europeu. Mas agora ele tem aliados dentro do nosso país. É sórdido o que fizeram. Esqueceram ou propositadamente omitiram dados comparativos?Uma vez assisti a uma palestra do general Eleno, ex-comandante da Amazônia. Senti-me reconfortado.Nossos militares estão cientes da cobiça. Vietnã está aí para nos ensinar. Sabemos lutar.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • T

                                                                                                TIAGO

                                                                                                29/01/2021 22:32:45

                                                                                                Se nós vencer a guerra esse vai ser um documento pra guardar pra história: "Ex-ministros do Meio-Ambiente mentem para difamar o governo Bolsonaro".

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • S

                                                                                                  SILVIO MACIEL ROCHA

                                                                                                  29/01/2021 22:27:42

                                                                                                  Parabéns Cristina. Esses personagens são criaturas do pântano, figuras obscuras e oportunistas que jogam contra o país por vaidade, ideologia e Má-Fé.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • J

                                                                                                    JOAO PYPCAK FILHO

                                                                                                    29/01/2021 22:05:40

                                                                                                    Difamação? Acorda mulher em qual país a senhora vive? Ou está querendo um cargo de Ministra do Meio Ambiente? Aproveite e faça uma viagem para conhecer a realidade.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    8 Respostas
                                                                                                    • M

                                                                                                      Marcelo

                                                                                                      30/01/2021 17:10:47

                                                                                                      Uma pergunta Cristina, a senhora vai lá com frequência?

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • M

                                                                                                      Mario Takewspa

                                                                                                      30/01/2021 13:38:04

                                                                                                      Impressionante a falácia deste senhor!

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • C

                                                                                                      Carmo Augusto Vicentini

                                                                                                      30/01/2021 0:17:57

                                                                                                      Vocês estão sendo muito gentis. Isso é causa perdida. O cérebro já derreteu infectado por marxismo cultural.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • J

                                                                                                      JULIO

                                                                                                      30/01/2021 0:04:37

                                                                                                      João, além de ignorante , anti patriota vc ainda é mal educado .

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • I

                                                                                                      Inô Gazotti

                                                                                                      29/01/2021 23:08:18

                                                                                                      Cristina, não perca teu tempo respondendo este senhor.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • M

                                                                                                      Miguel Antonio Hansel

                                                                                                      29/01/2021 22:58:40

                                                                                                      Gentileza gera gentileza, seu comentário poderia ser mais respeitoso com a competente Cristina.A propósito temos a nefasta militancia que prefere ver a imagem de nosso pais em chamas no exterior não de conformando com a perda do poder.Cristina vc é um bálsamo, gosto muito de suas matérias, não capitule.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • M

                                                                                                      Maurício

                                                                                                      29/01/2021 22:21:02

                                                                                                      Vc leu a matéria? Viu os gráficos? Os dados? As passagens históricas? Tudo muito bem explicado e Tudo com comprovação. Vc consegue desmontar alguma coisa na matéria com provas reais? Nao né, apenas ficou ofendidinho e resolveu agredir a jornalista.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • C

                                                                                                      CRISTINA GRAEML

                                                                                                      29/01/2021 22:21:31

                                                                                                      Oi, João. Você leu a carta? Assistiu meu vídeo? Viu os links que anexei ao artigo em texto? O gráfico do monitoramento do desmatamento na Amazônia feito por satélite desde 1988 e divulgado pelo INPE? Sugiro que leia a carta, confira o gráfico, acesse os links, assista meu vídeo. A realidade está toda exposta.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  Fim dos comentários.