i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Coronavírus

Atos pró-Bolsonaro e bares cheios mostram falta de senso de comunidade

  • Por Diogo Schelp
  • 15/03/2020 17:22
Manifestante em ato pró-Bolsonaro no domindo, 15 de março
Manifestante em ato pró-Bolsonaro no domindo, 15 de março| Foto:

A teimosia foi apresentada como virtude patriótica por uns e como resistência festiva por outros. Mas o que os manifestantes que se aglomeraram em atos pró-Bolsonaro em diversas cidades brasileiras, apesar das recomendações em contrário do Ministério da Saúde do governo que eles dizem apoiar, e frequentadores de barzinhos lotados no bairro Vila Madalena, em São Paulo, neste domingo (15), realmente demonstram é a falta de senso de comunidade de uma parcela da população brasileira.

A pandemia do novo coronavírus está aí e não é piada nem fantasia. As autoridades socialistas da Itália trataram o alastramento da doença como fantasia e deu no que deu: mais de 21.000 contaminados e 1.441 mortos até o momento em que dou o ponto final neste artigo.

O sentido de evitar aglomerações, cancelar aulas, procurar ficar em casa o máximo possível (mesmo para quem está saudável) é justamente evitar que o vírus se alastre. Não importa que ele seja menos letal para os jovens: as medidas de prevenção que cada cidadão deve adotar individualmente servem para conter a circulação do vírus e proteger a população mais vulnerável, formada principalmente por idosos e pessoas com certas doenças preexistentes.

Mas voltaremos a isso. Antes, falemos do tal senso de comunidade. Não é papo de comunista. Isso é coisa de capitalismo, e dos bons.

Há alguns anos, viajei à Nova Zelândia com uma missão que muito interessa a nós, brasileiros: descobrir as razões pelas quais o país tem o menor índice de corrupção do mundo (no ranking da Transparência Internacional, aparece frequentemente empatado com nações como Dinamarca e Finlândia). Uma das explicações que os especialistas de lá me deram dizia respeito à ética comunitária que permeia a sociedade neozelandesa desde que os primeiros britânicos se instalaram no arquipélago, no final do século XVIII.

A coesão social e o senso de comunidade dos neozelandeses em nada contradizem o capitalismo de linhagem anglo-saxônica que vigora no país. Ao contrário, essas características ajudam a explicar o êxito das políticas liberais que colocaram a Nova Zelândia em terceiro lugar no ranking mundial de Liberdade Econômica da Heritage Foundation e entre as nações com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do planeta.

Junto com a valorização do mérito individual vem a disposição de trabalhar pelo bem comum. Eis porque a Nova Zelândia é um dos países com os maiores índices de participação em atividades filantrópicas e voluntárias. O sucesso pessoal reflete-se no respeito pela coisa pública e na preocupação com o bem-estar coletivo.

Esses são os princípios éticos que fazem com que os neozelandeses raramente se deixem corromper mesmo quando têm oportunidade (sempre há exceções, é claro).

Um exemplo concreto são as chamadas "caixas de honestidade": produtores locais de flores, por exemplo, colocam baldes com buquês à venda em pequenas banquinhas de madeira na beira da estrada, sem ninguém cuidando. Quem quiser comprar algumas flores estaciona o carro no acostamento, pega a quantidade que quiser e coloca o dinheiro correspondente dentro de uma caixa. Ninguém leva flores sem pagar, ninguém rouba a caixa. Isso, para os neozelandeses, é mais do que honestidade: é senso de comunidade.

O que nos faz voltar à questão das medidas contra o alastramento do novo coronavírus. Antes de qualquer coisa, que não se diga que o vírus é inofensivo ou que ele não existe. É perigoso, sim. Uma de suas recentes vítimas foi o premiado arquiteto italiano Vittorio Gregotti, de 92 anos.

Sim, Gregotti era um idoso. Mas é aí que entra o senso de comunidade. Os jovens devem evitar contrair o vírus justamente para que ele não se alastre para pessoas no grupo de risco, como o arquiteto italiano, como os nossos avós ou pais.

Uma explicação imbatível do senso de comunidade aplicado à pandemia do coronavírus foi apresentada pelo estatístico americano Nassim Nicholas Taleb, autor dos aclamados livros "A Lógica do Cisne Negro" e "Antifrágil". Leiam o que escreveu Taleb, em coautoria com Joseph Norman, em artigo divulgado neste domingo (15), enquanto os brasileiros lotavam bares e atos políticos:

"A segurança coletiva pode exigir prevenção individual de risco excessiva, mesmo que entre em conflito com os interesses e benefícios do próprio indivíduo. Pode exigir que um indivíduo se preocupe com riscos que são comparativamente insignificantes."

Ele continua: "Sob tais circunstâncias torna-se egoístico, até mesmo psicopático, agir de acordo com o assim chamado comportamento "racional" — fazer com que os rankings individuais de risco imediato entrem em conflito com os da sociedade, ou que gerem risco para a sociedade."

Ou seja, pelo bem coletivo, é preciso ter um cuidado individual maior do que a avaliação individual de risco exige.

O momento de evitar aglomerações é agora, quando o número de pacientes com coronavírus ainda não explodiu, para reduzir o impacto da epidemia em seu auge. Mas o pessoal que lota os bares da Vila Madalena prefere aproveitar ao máximo a boemia antes que tudo vire um caos e as autoridades mandem fechar os estabelecimentos, como aconteceu na Itália. É a festa pré-apocalíptica.

Enquanto isso, outro naco da sociedade brasileira tenta mostrar que sua fé política vence até infecções virais — com incentivo de seu Messias, que sai do seu palácio, onde o vírus já circulou, para usufruir do contato físico com o povo. É a festa da negação apocalíptica.

E quando faltarem leitos nos hospitais, vão todos dizer que era inevitável, que era o destino?

A falta de senso de comunidade no Brasil não conhece fronteiras ideológicas.

Leia mais:

Sem PIB forte, Bolsonaro precisará olhar pelos pobres e desempregados

Como coronavírus pode mudar relação do mundo com China e Brasil

95 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 95 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 44 dias

    Colunista de mierda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cristiano Quaresma da Silva

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 50 dias

    As manifestações do dia 15 podem ser vistas de dois ângulos distintos. Uma como o colunista descreve como irresponsabilidade e falta de bom senso do que eu discordo mas é opinião dele. O outro é entender que não se trata de desobediencia ou correr um risco ******... nós brasileiros não aguentamos mais. Chegamos abaixo do fundo do poço e não dava mais para ir além do dia 15. Já ocorreu e o recado para o Congresso e STF está dado. Se for assim como fica o povão que vai continuar superlotando os trens e ônibus a partir de hoje para ir ao trabalho !?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      Jonsimar Tadeu Catapan

      ± 44 dias

      Matheus: Sua resposta é totalmente desproposital. Se você não tem argumento decente, deveria ficar calado! Perdeu uma ótima oportunidade de esconder sua ;gn0r@nci@.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Matheus

      ± 50 dias

      Se você não aguentasse mais estava pedindo a cabeça do Flávio Rachadinha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    ± 50 dias

    Interessante, como esses arteculistas saem da toca quando o povão, à despeito do próprio risco, vai à rua dizer que não suporta mais tanta safadeza e corrupção. Interessante, como permanecem entocados enquanto o Nhonho, o Batoré, o Dias Toffoli, o Lularápio, o Zé Dirceu e o resto dessa ga.ng toda mete a mão no nosso dinheiro e solapa o nosso país. Enquanto comem lagosta e bebem vinho italiano, viajam para o exterior, botam na rua condenados, acumulam-se de privilégios e mordomias, expropriam o tesouro, afrontam a nossa inteligência e nos condenam ao atraso ... muito interessante mesmo ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jonsimar Tadeu Catapan

      ± 44 dias

      O bem dito vinho italiano já deveria ser servido pra esses com uma dose particular de COVID-19. Que tal?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leticia da Silva Gonçalves

    ± 50 dias

    To achando muito engraçado os "intelectuais" com medo de serem infectados. Os POBRES continuam andando de transporte público lotado, indo trabalhar e resolver seus problemas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      Demagoga. Qualquer um pode ser infectado. Quanto menos gente na rua e em locais públicos, melhor. E quem mais pode ficar em casa e trabalhar em casa é, em geral, da classe média para cima. Eles estão certos em fazer isso e diminuindo o risco de contágio para todo mundo - inclusive os mais pobres. Deixe seu discurso demagógico boçal de lado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 50 dias

    A pessoa mais visível, aquela que tem a obrigação de dar um bom exemplo - foi a que mais incentivou a desobedecer o seu próprio ministro da Saúde. Somos o que somos. Infelizmente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Alberto Kunz

      ± 50 dias

      Doentes mentais são aqueles que não tem visão além do seu bairro. Espere mais alguns dias e verás aonde estavam os doentes mentais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    ± 50 dias

    Quantos comentários de pessoas retardas !! O mundo tomando medidas p/conter a bendita doença e uns sem noção e sem cérebro acham que o que o mito deles fez foi heroico ou válido, e todos que reprovam essa atitude são taxados de petistas, comunistas, esquerdistas, o raio que o partam. Voltem p/a escola bando de fanáticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      F.H.O

      ± 50 dias

      Perfeito. Votei no Bolsonaro. Mas não sou um desses retardados que comentam por aqui. Fanatismo é burrice. Ainda mais por político.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 50 dias

    Colunista de mierda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 44 dias

      Vitor Chvidchenko: Não vale a pena perder tempo com um bost@ como você. Fala na minha frente e te quebro todo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      Para um assinante de mierda (você), um colunista de mierda. A piada até seria boa, mas infelizmente não é verdadeira: o colunista é bom, o leitor (você) é que é fraquinho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ACIR CARDOZO

    ± 50 dias

    Incrível como inúmeros 'comentaristas' conseguem partidarizar tudo. Inclusive uma pandemia. Lamentável.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 50 dias

    Tamos f....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    F.H.O

    ± 50 dias

    O Bolsonaro vai tratar da covid no Albert Einstein. E o povão vai morrer no SUS com a superlotação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Jonsimar Tadeu Catapan

      ± 44 dias

      Não esquente, amigo! Lula, Dilma, Gleise também irão tratar o COVID-19 lá. Ou você acha que vão viajar pra Cuba pra se tratar em Havana?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 50 dias

    Metro de são paulo e rio lotados. Aguardando comentários sobre estes trabalhadores irresponsáveis.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      O trabalhador que pega o metrô lotado não tem opção. E Bolsonaro, era obrigado a sair do palácio e ir lá no meio da multidão, em tempos de epidemia? Sua comparação é ridícula.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      Você acha que todos podem trabalhar de casa? Deixe sua hipocrisia demagógica de lado. TODO MUNDO que puder ficar em casa está contribuindo para diminuir o contágio da doença. Mesmo que para muitos não seja possível ficar em casa. Cada um faz o que pode. Ou você preferia ver o circo pegar fogo, com TODO MUNDO na rua e ficando doente junto?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      peace!

      ± 50 dias

      vai dar palpite no seu pais, nazista!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael Santos

    ± 50 dias

    Diogo, que comparações descabidas! As manifestações ao ar livre ou bares são o que, perto dos metrôs, ônibos e VLTs atrolhados e mal ventilados?!? Não seja tão superficial!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      Já ouviu falar em minimizar riscos DESNECESSÁRIOS?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAMC

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo OL

    ± 50 dias

    Mais um comentarista se ninguém

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      E você nem sabe escrever. Não deu nem para entender o que quis dizer aqui.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 50 dias

    Aimmmm se fosse pelo Lulalivre tava 10

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      Ridículo. até parece que o Diogo Schelp é lulista. Para vocês, se alguém faz uma crítica a Bolsonaro, então o cara é petista e lulista de carteirinha. Que pensamento *******.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 50 dias

      Tava mesmo ou isso você inventou para passar o pano?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ren Wysocki

    ± 50 dias

    O cidadão tem que ser livre para gozar plenamente dela. Governo que impede a liberdade de ir e vir é ditadura. O governo tem a obrigação de alertar e fez, mais o cidadão tem o direito de não atender a recomendação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 47 dias

      ... e os outros têm o direito de criticá-lo por isto (ação irresponsável em tempos de epidemia). É o que o colunista está fazendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Berto Rezende

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael

    ± 50 dias

    Brasil não é Itália, nem nova Zelândia, nem nada. A verdade que muitos sentem falta das mamatas e das regalias. Já passamos por coisa pior sem histeria. Mas a histeria é a mais nova arma daqueles que perderam o poder de convencimento através da mídia contra a voz popular. Os "intelectuais" no seu mundinho acha que ainda tem poder. Mas não são mais nada significativo se não fala a vontade da maioria. Recolham se as insignificância de vcs pq hj o mundo coloca todos no mesmo nivel de alcance de voz

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Viggiani

    ± 50 dias

    Que não temos noção do coletivo, nem senso de comunidade, é sabido. Mas, e sobre o Maia, Alcolumbre, Toffoli, Dória, Witzel, que estavam num convescote fechado, para 1300 pessoas? Tudo bem? Menos parcialidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Antônio Carlos

      ± 50 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Doarcy Junior

    ± 50 dias

    como vocês conseguem politizar e polarizar tudo que aparece na mídia ... cresçam ... se informem ... e respeitem as opiniões diferentes das suas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marina Kelniar

    ± 50 dias

    Façam um estudo do que a omissão e desvios dos recursos públicos do Estado podem causar para a saúde pública. Pessoas morrem por corrupção, isso sim é lamentável. O Brasil acordou finalmente. O Coronavírus vai passar como qualquer outra epidemia, sem vitimas ou bem poucas, a corrupção deixou danos bem maiores até agora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Okamoto

    ± 50 dias

    Maior Pandemia é a corrupção, que mata a confiança, mata a esperança. Pandemia é o nosso transito que mata mais e ocupa vagas em UTIS, pandemia são as drogas, os suicídios.... Continuemos trabalhando que nos dignifica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 50 dias

    Repetem-se argumentos puídos, há muito refutados, reduzidos a pó. E depois tentam zombar da nossa inteligência dizendo que essa cantilena desafinada não tem motivação política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos

    ± 50 dias

    Ficam a discutir política quando o caso é de saúde pública, dá pena, o colunista está certíssimo. O Coronavírus não tem remédio, não tem cura pela medicina que não seja internamento para os casos mais graves. Faltarão leitos, ventiladores mecânicos e estes irresponsáveis querendo defender o indefensável. Na Itália o índice de óbitos passa de 6% dos contaminados. Nosso sistema público de saúde corre o risco de colapsar. Discutirão política no funeral dos pais/avos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco

    ± 50 dias

    Mostra que o Brasileiro não é otário e sabe que existem muitos interesses por trás dessa histeria sobre o coronavírus.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO_RJ_70

    ± 50 dias

    Deixa de ser HIPÓCRITA !! Vc foi ou sobe do evento de lançamento da CNN em SP ?? 1300 pessoas em um mesmo lugar fechado ! Ahhh, mas aí pode né ? A seletividade de vocês jornalixos é cada vez mais exposta !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 50 dias

      Vai ficar procurando evento esquerdista para justificar o seu?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 50 dias

    Visto que a manifestação a céu do dia 15, de um único dia, representa um balde de água no oceano, alguns têm apelado (no pior sentido do termo) para uma alegada "desnecessidade" dessa exposição. O argumento é risível. O povo, por óbvio, não tomou as ruas porque estava entediado em casa, nem tampouco para se divertir no domingo ensolarado. Nada disso. A consciência cidadã, o senso do dever cívico, o patriotismo, esses valores mais elevados, em momento político-econômico de grande necessidade foi o que levou o povo às ruas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Lima

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Lima

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Lima

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Lima

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thomas

    ± 50 dias

    “Senso de comunidade”? É uma coisa que só burguês “socialista” pode dizer isso de dentro de sua SUV com ar-condicionado dual zone, enquanto olha pela janela, com desdém, o busão cheio de gente sem “senso de comunidade”, que precisa acordar cedo para ir trabalhar. Vamos proibir essa gentalha de usar o ônibus, metrô, e entrar em elevador? Coisa de esquerdista é querer medir os outros pela sua régua. São pessoas que têm um ego doente, que se acham moralmente superiores à massa ignara que não compra seus livros. Tem coisas que é melhor não espalhar para não afastar os leitores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Reinaldo de Oliveira

    ± 50 dias

    Ótimo texto Diogo! Deixando de lado o debate sobre a letalidade do covid-19, temos muito que aprender a respeito do senso de coletividade e ética. Principalmente em respeitar a opinião alheia quando diverge da nossa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dr. Saconato

    ± 50 dias

    Esse pessoal que pega ônibus e metrô lotado não tem responsabilidade com o próximo, muito menos senso de coletividade (sendo irónico}

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • R

      Reinaldo de Oliveira

      ± 50 dias

      Desculpe Leonardo, agora entendi seu comentário. Acreditava que se tratava de aporofobia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo David

      ± 50 dias

      Reinaldo de Oliveira: Sim, mas ir a ato público no meio de uma provável epidemia é escolha! O senso de coletividade não está em fazer o impossível, mas sim o possível!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Reinaldo de Oliveira

      ± 50 dias

      Usar ou não o transporte coletivo não é questão de escolha para mais de 70% da população. É questão de instinto de sobrevivência em preservar o emprego. A classe mais abastada pode fazer home office quando necessário. Já a classe mais pobre da população não tem muita escolha e não trabalha atrás de um computador.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo David

      ± 50 dias

      Pois é, porque de certo aumentar a exposição além da necessária vai ajudar a resolver o problema!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 50 dias

    Calunista imbeccil...comunavirus e o que mais mata...essa doença começa corroendo o cérebro dos infectados tirando-lhes o poder de raciocine0 e levando-os a fazer coisa insanas como se tornarem assassinos, idi0tas, ou mesmo colunista em jornais de quinta categoria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      F.H.O

      ± 50 dias

      Bolsonaropata

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 50 dias

      É fácil da sua arrogante poltrona apontar seu dedo gordo e hipócrita para os que não falam o que sua graça quer ouvir e os chama-los de *******, só para que os fanáticos que diziam que nunca idolatrariam políticos pagarem de deuses da moralidade vulgo "gente de bem"

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOÃO MOREIRA

    ± 50 dias

    Estou a cada dia mais decepcionado com estes colunistas analfabetos funcionais da Gazeta. Coronavirus . CORONAVIRUS . Deixemos de entrar em pânico e nesta narrativa da mídia assassina . Sabe quantos casos de Coronavirus Estão confirmados no Brasil até hoje ? SOMENTE 121 CASOS . Sabe quantos óbitos pelo Coronavirus ? ZERO . Agora vejamos o caso da Dengue . TOTAL DE CASOS NO BRASIL até hoje neste ano 94.149 com 14 ÓBITOS. Não precisa ser nenhum sábio para ver qual problema é maior . O colunista mediocre deixa de ser ******* .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Fernando Cavalcante

      ± 50 dias

      Leonardo David: Leozinho, babaquinha. Leia os comentários e deixe a estupidez de lado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Leonardo David

      ± 50 dias

      Coloca um contaminado por corona vírus e um com dengue numa sala com 50 pessoas por algumas horas, depois de quinze dias nos conta quantos vão estar contaminados por cada uma das doenças! Larga mão de ser ****** e presta atenção na parte que a questão não é a letalidade do vírus a questão, mas a capacidade do sistema de saúde dar conta do grupo vulnerável!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    ± 50 dias

    Colunista de quinta-categoria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Solange Machado

    ± 50 dias

    Manifestantes saíram às ruas, em locais abertos e ensolarados. Já os puxa-sacos de Brasília, o maior grupo de risco que vive passeando com dinheiro público, lotaram um local fechado, com ar condicionado, para a inaugruação de uma nova emissora de TV.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 50 dias

    A hipocrisia e o senso de comunidade pelo avesso. Os bares na÷ Vila Madalena, não só os bares como também os restaurantes, não só na V. Madalena como pela cidade toda, não só dia. 15, mas dia 12, 13, 14, 15, 16..., não só bares/restaurantes, mas o transporte público, estabelecimentos comerciais etc. aglomeram pessoas diariamente em ambientes fechados, mas o problema é a manifestação de um dia só - e os botecos da V.Madalena pra disfarçar -. E alguém por favor avise ao jornalista que foi justamente o senso de comunidade que levou os brasileiros às ruas dia 15.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      RICK

      ± 50 dias

      Tem que parar de se preocupar com o que a imprensa ou qualquer pessoa ache da esquerda ou direita. Se o seu pai ou avô morrer por conta do grupo de risco vai fazer diferença o que qualquer um no país ache do governo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      eneida

      ± 50 dias

      E se o povo não tivesse ido na manifestação a imprensa seria rápida em dizer que faltou apoio ao executivo. Ninguém se lembraria de dizer que foi um ato comunitário.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bruno Wolmer

      ± 50 dias

      Excelente comentário.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 50 dias

    Outra característica do Bozo e dos bozoides é ignorar a ciência. Lamentável!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • F

      F.H.O

      ± 50 dias

      Hahaha perfeito! São carentes de conhecimento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Solange Machado

      ± 50 dias

      Qual é a ciência? Porque a Inglaterra ignora tal "Ciência"? Lá não tem Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Nilson Macan

      ± 50 dias

      tadinho está com saudades da Anta e do pingusso...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 50 dias

    O que é pior? A esquerdalha que tomou de assalto os órgãos públicos no reinado dos vermelhos, ou a direita que adora um candidato a tirano? Enquanto isso, bom senso e cuidado são jogados no lixo, em nome da “democracia”...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luis Franco

    ± 50 dias

    Certamente este vírus em questão não está preocupado se somos de "esquerda ou direita"...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antônio Carlos Teixeira

    ± 50 dias

    Kkk Cuidado, vocês vão infartar de ódio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 50 dias

    Perfeito. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Santos

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WMVIEIRA

    ± 50 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VOTO IMPRESSO JÁ

    ± 50 dias

    Esse jornalismo infantil do articulista é de viés esquerdista. Não está preocupado com a saúde e sim com a mensagem do povo ao legislativo e STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

    ± 50 dias

    Interessante que na Estaçao de metrô da Sé em Sao Paulo passam mais de 7 milhoes de pessoas, e eu nao vi em nenhum lugar pedirem para fechar o transporte por causa da pandemia ou do "senso de comunidade". Acho que só vale a crítica para uma vertente ideológica.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 50 dias

      Pela sua lógica 1 + X é igual a 1 independente do valor de X!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DAGOBERTO GOLTZ

    ± 50 dias

    É lícito esperar de um povo educado, ao longo de décadas, pelo método freiriano alguma semelhança com o povo neozelandês?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Cristina J Elster

    ± 50 dias

    Você quer comparar os políticos brasileiros com os da Nova Zelândia? Acorde! Nós estamos indo para a rua correndo risco de pegar o Coronavírus e morrer pelo Brasil para que caiam os sabotadores do Brasil, assim como, Rodrigo Maia, David Alcolumbre, Tófoli, Dória Witzel! Queremos um Brasil sem corrupção e no futuro, quem sabe algo parecido com a NZ, mas lembre-se o PT destruiu o Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Leonardo David

      ± 50 dias

      Sim, ele quer comparar! Quer comparar como os políticos de lá são bons graças a uma sociedade com senso de coletividade com os daqui que são ruins graças a uma sociedade composta por pessoas que só pensam no próprio umbigo! É tão difícil de entender que o artigo não diz respeito aos objetivos da manifestação em si???

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Ronald Santos

      ± 50 dias

      Juliano : Aí não consegue fazer nada porque o congresso trava e sabota tudo e faz o que então, mané?!?!?!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Juliano

      ± 50 dias

      Primeiro que vc tá arriscando a vida de outras pessoas, as que são do grupo de risco (vc provavelmente não seja). Segundo que sabotadores do Brasil são os golpistas que querem o Bolsonaro como imperador ou sei lá o q. Ele foi eleito presidente, qualquer coisa acima disso é golpe.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 50 dias

    O Diogo, que tal escrever pra Veja, pra Falha? Mais um com seus mimimis. É lógico, é evidente, que temos de nos prevenir contra o tal coronavírus. Mas seu texto da salto carpado pra no final, tcham, tcham, tcham!, criticar o presidente. O prezado, qual presidente se apresenta ao povo da forma como ele? Precisa peito, né? E, claro, ser popular, no melhor sentido. Lularapio, Dilma, FHC, Temer, saiam às ruas como Bolsonaro?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

    ± 50 dias

    Excelente exemplo da comunidade neo-zelandesa, os canadenses também possuem este espírito, mas temos que recorrer ao sistema civilizatório de cada país. No Brasil temos muita hipocrisia, enquanto se fala dos cuidados atuais, as praias estão cheias dos mesmos que pedem cautela. No entanto, a referência política ao Messias brasileiro denota uma crítica de fundo ideológico que poderia ter sido evitada, compromete a mensagem.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO H B

    ± 50 dias

    O artigo poderia ter sido escrito uns 20 dias antes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.