i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Diogo Schelp

Foto de perfil de Diogo Schelp
Ver perfil
Coronavírus

A vacina e os 180 mil mortos por covid-19

  • Diogo SchelpPor Diogo Schelp
  • 13/12/2020 18:00
180.000 mortos
Outros países já começaram a vacinação contra covid-19| Foto: Bigstock

Cento e oitenta mil brasileiros já morreram em decorrência da covid-19, síndrome respiratória causada pelo novo coronavírus. Cento e oitenta mil mortos e o governo federal ainda não sabe exatamente quando começará a imunizar a população, apesar de já existir vacina comprovadamente eficaz e segura, que cumpriu todas as etapas de testes clínicos e foi aprovada pelas agências regulatórias do Reino Unido e dos Estados Unidos. No Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 —claramente enviado às pressas pelo Ministério da Saúde para o Supremo Tribunal Federal (STF), pois os técnicos que ajudaram a elaborá-lo sequer tiveram chance de ler a versão final — não há uma data prevista para o início da vacinação e, o que é pior, não define quem vai implementá-la (há uma menção discreta que joga o planejamento nas costas de estados e municípios). São 180 mil mortos por covid-19 em menos de um ano, seis vezes mais do que o número de brasileiros que morreram em acidentes de trânsito em 2019.

Cento e oitenta mil mortos e foi preciso que um governador marqueteiro (João Doria) anunciasse que pretende vacinar os habitantes de São Paulo em janeiro, antecipando-se ao governo federal, para que finalmente um arremedo de Plano Nacional de Imunização saísse da cartola. São 180 mil mortos, quatro vezes mais do que a média anual de mortos na guerra civil da Síria.

Cento e oitenta mil mortos e o governo Jair Bolsonaro tenta jogar água no chope da vacina paulista, que foi desenvolvida por laboratório chinês e está sendo testada no Instituto Butantan, com o argumento de que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) precisará de 60 dias para aprovar o imunizante. No ritmo atual de mortes, até lá mais de 40.000 brasileiros perderão suas vidas para a doença. Nos Estados Unidos, em contraste, um painel de especialistas levou 20 dias para analisar o pedido para autorização emergencial da vacina da Pfizer. Com o sinal verde desses técnicos, a FDA (Food and Drug Administration, a equivalente americana da Anvisa) emitiu a aprovação em apenas dois dias.

Em sua campanha vitoriosa para a presidência da República, Bolsonaro prometeu desburocratizar a máquina pública. Mas, em uma questão de vida ou morte para os brasileiros, seu governo se apega à burocracia. Subterfúgios técnicos ou legais não valem aqui: a Lei 14.006/2020, assinada pelo próprio Bolsonaro em maio passado, determina que a Anvisa autorize a importação e a distribuição de quaisquer materiais de saúde que tenham sido aprovados por determinadas agências internacionais, entre as quais a FDA. Não há motivo para esperar 60 dias. São 180 mil mortos até agora, o equivalente a dizimar todos os habitantes de Jaraguá do Sul, oitavo município mais populoso de Santa Catarina.

Cento e oitenta mil mortos e o governo Bolsonaro não conseguiu demonstrar competência em gerenciar uma das únicas medidas unânimes contra a pandemia. Bolsonaro e meia dúzia de médicos negacionistas foram contra as restrições a atividades não essenciais e à promoção do distanciamento social. Bolsonaro e meia dúzia de terraplanistas acharam uma boa ideia gastar o dinheiro dos contribuintes com remédios, agora encalhados, sem efeito algum contra covid-19.

Mas ninguém, nem dentro do governo federal, negava que o desenvolvimento de vacinas seria o caminho para a volta à normalidade. Tanto é assim que em junho o Ministério da Saúde tratou de fazer um acordo para dispor da vacina que vinha sendo desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca. Mas o governo apostou quase todas as suas fichas em uma única promessa. Em um consórcio internacional para compra de vacinas, por exemplo, limitou-se a garantir doses para 10% da população brasileira, quando podia ter optado por um cobertura de 50%. No início de novembro, dispensou proposta para assegurar a vacina da Pfizer porque seria caro e complicado fazer o transporte em baixas temperaturas. E recusava-se até ontem (literalmente, até este sábado 12) a incluir a Coronavac, a vacina chinesa que está sendo testada em São Paulo, entre as alternativas.

Enquanto isso, 53% das doses das vacinas mais promissoras já estão destinadas, por contrato, aos países ricos. O governo brasileiro está atrás até em comparação com outros países em desenvolvimento. Chile e Peru, por exemplo, já garantiram o fornecimento de mais doses por habitante do que o Brasil.

São 180 mil mortos por covid-19 no Brasil, 35% mais do que os óbitos por doenças cardíacas em 2019, até então a principal causa de morte no país.

Cento e oitenta mil mortos e o governo federal está repetindo o erro do início da pandemia, quando se absteve de liderar o país na adoção de medidas duras, mas necessárias, para conter o massacre provocado pela doença. Bolsonaro dizia que pessoas iam morrer, "fazer o quê", e reclamava de um impacto econômico que, conforme ficou comprovado no Brasil e em outros países, viria de qualquer jeito. O governo federal, então, eximiu-se de qualquer responsabilidade e jogou para governadores e prefeitos o ônus de adotar medidas impopulares.

Sem liderança nacional, o país se viu diante de uma gestão descoordenada da pandemia. O resultado foi um nível de distanciamento social meia-boca que fez com que tivéssemos um longuíssimo platô de contaminações e mortes. Agora, mais uma vez, Bolsonaro se abstém de liderar o país rumo a uma campanha de vacinação bem sucedida. Em vez disso, dá declarações que põem em dúvida a segurança das vacinas, minando os esforços que seu próprio governo deveria promover. A falta de coordenação levou governadores a procurar o governo paulista para adquirir a vacina chinesa ou a recorrer ao STF para garantir o direito de obter imunizantes aprovados em outros países.

Já são 180 mil mortos, o equivalente a 163 vezes o número de pessoas que faleceram por complicações causadas pela gripe comum em 2019. Não é uma gripezinha, mas já tem vacina. Só o governo de Jair Bolsonaro demorou para ver.

57 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 57 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    DIVINO APARECIDO SOUTO DE PAULA

    23/12/2020 3:04:16

    essa vacina, seja qual for, virá num momento que a força do vírus já terá arrefecido, daí vão atribuir tudo à vacina.......o Dória vai virar o 'salvador da pátria' não sendo mais que um enganador, um embusteiro.......a postagem é de pura narrativa falsa......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      Julio Cesar Margraf Junior

      20/12/2020 18:49:36

      Artigo lúcido e que falou verdades. Engraçado ler os comentários dos bolsonaristas. Enquanto o mundo já está caminhando para os programas de vacinação, aqui o viés ideológico passa por cima da saúde e vida de milhares e torna nosso país cada vez mais isolado. Por não ser do grupo de risco, já estou prevendo q só terei acesso em 2021 à vacina via clínicas particulares. Obrigado, Bolsonaro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fabio

        18/12/2020 10:31:54

        Mais uma narrativa mentirosa e desastrosa !

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Fabio Ferraz Junto

          15/12/2020 18:01:40

          Esse artigo já foi escrito com objetivo de marketing, afinal o grupo progressista tem que ter um material para acreditar, mesmo que falacioso, não acredito que como veículo de informação, a Gazeta não tenha um revisor de matérias, claramente deixam passar isso para atender um grupo de assinantes, obliterados pela ideologia

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • A

            Arthur Piccolomini de Azevedo

            15/12/2020 15:33:06

            Um artigo que começa com dois parágrafos absolutamente mentirosos nem merece ser lido. Mas num exercício de masoquismo consegui, sem vomitar, chegar ao fim. Quanta bobagem num único artigo escrito por um jornalista (sic) tendencioso e quectepete como um papagaio mal amestrado as mentiras veiculadas pela agonizante extrema imprensa. Não foi para isso que assinei a Gazeta do Povo. Cancelei assinaturas de Veja, Estadão, IstoÉ, Época e quetais para não ficar lendo mentiras repetidas à exaustão para ver se se tornam verdades. Chega desse lamentável colunista. Já deu.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • A

              Arthur Piccolomini de Azevedo

              15/12/2020 15:33:55

              ...que repete como um papagaio

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • R

            Reinaldo Scott

            15/12/2020 14:35:42

            VOCÊ É UM CANALHA HIPÓCRITA !!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              Branca looes boson

              15/12/2020 13:26:23

              O que eu fico mais impressionada nesta história toda é que não se discute ciência, mas política e economia. E, lá por trás de toda histeria contra e a favor, ideias completamente fantasiosas de que somos plenamente capazes de evitar a morte, que não é aceitável termos "predadores", como todos os seres vivos deste planeta têm, que há sim ameaças naturais, mas aplicáveis a animais, pois nós dominamos qualquer ameaça, quer dizer, essa idiotia toda que impede encararmos o problema com as armas que nos fazem distintos (não melhores) dos outros seres vivos. Basta olhar uma mosca se batendo na parte fechada da janela, sem ver a parte aberta, para nos perceber totalmente integrados à natureza.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • L

                Luiz F. Mazzarotto

                15/12/2020 12:32:23

                Comentário puramente ideológico. Quer se vestir de salvador da pátria sem nenhum embasamento técnico-científico. Falar por falar....padrão da "imprensinha " brasileira. Estou cansado dos dedos acusatório e com saudades das mangas arregaçadas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  WONKA

                  15/12/2020 11:11:02

                  Tem un grupo de uns 10 esquerdalhas que devem morar na mesma republica paga pelos pais, que não admitem nenhum comentário razoável. Pobreza intelectual máxima.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Alerta

                    15/12/2020 0:31:17

                    É muito bom ver tanta gente disposta a tomar uma vacina feita às pressas, com efeitos colaterais, principalmente para idosos e crianças desconhecidos. Podem ir na frente. Aliás, deixem os políticos, presos e jornalistas tomarem antes.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      IvoHM

                      14/12/2020 22:41:29

                      Nem o gado faz fila implorando para ser vacinado e depois marcado...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Fernandes

                        14/12/2020 21:23:01

                        Tendo como presidente um genocida que politizou uma questão tão séria e que não sabe admitir seus erros, é mais uma tragédia anunciada. Até Trump voltou atrás em suas opiniões erradas do início da pandemia e a vacinação nos EUA deve ser célere para resguardar a saúde e as vidas do seu povo. Mas por aqui, os bolsolixos, que ainda acham que a cloroquina (banida por lá) é salvadora, disseminam fake news sobre as vacinas contratadas pelos "inimigos políticos". Pobre país que tem um mandatário-mor tão ignorante e perverso e uma parte da população, cada vez menor diga-se de passagem, que ainda o apoia.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • E

                          Eduardo Prestes

                          15/12/2020 21:27:35

                          Médico aqui em Porto Alegre receitou tratamento precoce para mais de 700 pacientes e NENHUM internou. É assim por todo o Brasil A realidade sempre atropela as narrativas mentirosas dos esquerdistas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • O

                          Otasito Sanches Tavares

                          15/12/2020 12:40:41

                          Perfeito o seu comentário! Nada a acrescentar...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fabricio Mota

                        14/12/2020 20:03:59

                        Mais um jornalista na folha de pagamento do Dória...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mário Kume

                          14/12/2020 19:58:42

                          Comentário medíocre e sem embasamento algum. O objetivo é só culpar o governo Bolsonaro e nada mais. Comece esta narrativa pelo STF, governadores e prefeitos. Que tirou totalmente o poder de gerir os recursos contra o Covid foi o próprio STF e para piorar a maioria dos governadores fraudaram nas compras de EPIs e construções faraonicas de hospitais de campanhas inúteis com o intuito de roubar. Quanto a estes caras nada de críticas !? É melhor parar de escrever e estudar um pouco, aliás parar de ser esquerdopata !!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ronaldo Câmara

                            14/12/2020 19:58:28

                            Uma série de lugares comuns não checados. Há vários indícios de que as comorbidades tem papel fundamental na síndrome. E que várias mortes são com covid e não por covid. E a possível contagem de influenza, pneumonias e outras condições como sendo covid. Pergunte ao seu colega Fiuza. As vacinas que são denominadas seguras e eficazes estão longe de sê-lo, comprovadamente como diz. Há riscos enormes, especialmente nas vacinas com tecnologia mRNA. Repostas auto-imunes e possível agravamento da doença quando da exposição ao vírus natural. Cheque o debate. Ou seja, mais desinformação do que informação. Uma série de opiniões. Parece press release de industria farmacêutica seu artigo.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              José Leopoldo Nedel

                              14/12/2020 19:23:59

                              são 180.000 mortos. Quase 03 vezes mais que os homicídios no Brasil. Faltou dizer. Isso com a lei de desarmamento funcionando. Se efeitos colaterais acontecerem em 5% dos vacinados com vacinas feitas a toque de caixa, se forem vacinados 60. milhões, teremos segundo o Imperial College (sendo imperial nós nos curvamos) 300 MIL com problemas colaterais devendo serem atendidos na rede hospitalar. Ótimo, vamos em frente.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Prestes

                                14/12/2020 18:54:12

                                Amigo, quando você assume a responsabilidade por algo, você assume a responsabilidade pelos resultados. Pessoas adultas assumem responsabilidade por aquilo que fazem. GOVERNADORES E PREFEITOS conduziram as políticas de combate à COVID, por decisão judicial e inapelável do STF. Você precisa cobrar deles se achou o resultado ruim..

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Eden Lopes Feldman

                                  14/12/2020 18:32:40

                                  O colunista anda assistindo demais a rede globo e a CNN. Apenas isto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    ALVARO JOSE JUNQUEIRA NUNES

                                    14/12/2020 17:35:56

                                    O STF praticamente arrancou do governo federal a prerrogativa do governo federal de exercer uma liderança da estratégia de prevenção da Covid e a entregou a governadores e prefeitos. Mas a conta ficou a ser paga pelo governo federal. Enquanto isto, um estado de emergência interminável permite que sejam feitas compras sem licitação, enchendo os bolsos das autoridades municipais e estaduais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Alciomar Domingos Bona

                                      14/12/2020 17:31:45

                                      Repetiu mais de 20 vezes "governo federal" e "Bolsonaro". Bem imparcial...Que lixo

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luzalvo

                                        14/12/2020 17:30:50

                                        Meu Deus quanta merd@ nesse texto, por coincidência no mesmo dia que o Butantã adia a apresentação dos dados finais da vacina chinesa a Anvisa. E o engraçado é que esse povinho que antes exigia todo o rigor cientificista no tratamento, agora quer a vacina sem aprovação nenhuma. É cinismo que fala?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Paulão

                                          14/12/2020 17:16:06

                                          Nada disso, vacina não é procedimento de urgência em medicina, por isso levam anos para serem testadas e aplicadas com segurança. Uma vacina mal estudada pode ser mais maléfica que a doença a essas alturas. Os países detentores dos laboratórios vão é claro vacinar primeiro, os que cederem a pressão politica de idiotas poderão prejudicar sua população. Eu e minha família esperaremos com calma a decisão da ANVISA que tem técnicos excepcionais e é uma das maiores e melhores instituições do gênero no mundo. Os afoitos ideológicos sempre atrapalham. Acabam enriquecendo espertalhões. O fato de cada país adotar uma ja demonstra a falta de conhecimento e o jogo comercial. Seu artigo é um lixo!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Gilson Clazer Moraes

                                            14/12/2020 17:02:20

                                            Que texto lixo

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Luiz

                                              14/12/2020 17:00:31

                                              Remédios que salvam vidas, não tem comprovação da ciência, dizem os imorais, eles sim os negacionistas. Estão aí no mercado a mais de 70 anos. De repente, não são mais confiáveis, né? Centenas de médicos curaram pacientes com Covid - usando um kit de medicamentos baratinho. Será que mentem o Dr. Wong, Drª Raíssa, Dr M Loiola, pra ficar só nesses nomes. Dr Loiola atendeu 400 pacientes em seu consultório, sabem quantos foram internados? Nenhum. Bote na cabecinha desmiolados: tratamento precoce é tudo. Vacina? Com três messes de testes? Vão lá, valentes, sejam os primeiros a toma-lá. Pode ser a chinesa, hein? Ah sim, não esqueçam de ler a bula. Efeitos colaterais nenhum, tá?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Alexandre E Oliveira Filho

                                                14/12/2020 16:59:03

                                                Tivessem distribuído Cloroquina ou Ivermectina logo que havia indicações de médicos respeitáveis, seriam mais de 160 mil mortes evitadas...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • P

                                                  Paulo

                                                  14/12/2020 16:08:32

                                                  É espantoso o contorcionismo mental que o gado faz para justificar o injustificavel. Jair Bosonaro é o responsável sim. Ele demite ou ataca todos que nao rezam fielmente sua cartilha. Bolsonaro nega a ciência. O sargento tainha chegou a anunciar a compra da vacina do Butantã e imediatamente foi proibido pelo recruta zero. Negar a responsabilidade do minto é apenas confirma que o navio está a deriva.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • L

                                                    Luiz

                                                    14/12/2020 16:48:16

                                                    Nega a ciência? Que ciência, inteligente? Vacina com três meses de testagem é segura, seu Im be ci lizado? Quem é gado mesmo? Vc é da família do "gado" dos "equus africanus assinus"?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Leonardo Fernandes Benchimol

                                                  14/12/2020 15:42:52

                                                  Esse texto me fez lembrar o jogo dos 7 erros que jogava quando era criança.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Martins Donizete

                                                    14/12/2020 14:55:49

                                                    Papo furado. Só faltou dizer que o Bolsanaro importou o vírus. Esse negócio de dizer que o Bolsanaro é responsável pelas as mortes do Covid já encheu. Só um **** para escrever ou pensar assim.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • L

                                                      Luiz

                                                      14/12/2020 14:36:36

                                                      Esse jornalista aí na sua delinquência moral/intelectual devia mesmo é ser contratado pela Globo Lixo e seus satélites. O negocio deles é atacar o governo. Quanto mais mortes pra essa turma de **** é melhor, Como bem demonstra o texto do Schelp quanto maior o número de mortos mais eles vibram. Assim podem culpar alguém. Adivinhem se o bode expiatório não seria o "Bozo", né? Leitores, vcs acham mesmo que se o Bolsonaro em vez de chamar de "gripezinha" tivesse chamado de "gripezona", o numero de infectados e de mortos seria menor? Teria mudado alguma coisa? O mesmo com o "e daí? O protocolo disponível não pode, tem contra indicações, mas a vacina com três messes de teste pode né Schelp?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        Josmar José dos Santos Júnior

                                                        14/12/2020 13:13:44

                                                        São 180 mil mortos por covid principalmente por governadores estúpidos que insistem em não adotar o protocolo do tratamento precoce...

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Alerta

                                                          14/12/2020 13:04:29

                                                          É muito bom ver que há muito gente ansiosa pela vacina. Podem ir na frente. Aliás, colocar políticos e presos no primeiro grupo seria uma ótima idéia.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • E

                                                            Eduardo Prestes

                                                            14/12/2020 12:35:45

                                                            Isso é um virus, uma força da natureza, sem qualquer culpa do Presidente Bolsonaro. E essa histeria com a vacina e a pandemia é só da esquerda, por motivos politicos. Para 99% da população, o virus é INOFENSIVO. Milhares de jogadores de futebol pegaram COVID e tudo bem, não houve qualquer problema. A vacina é para idosos e pessoas com comorbidades. Precisa ser bem testada antes. O Peru suspendeu a compra de Coronavac após uma das cobaias perder o movimento das pernas (síndrome de Barré). Eu não tenho pressa alguma em vacinar, até porque confio que o COVID será ima gripezinha no meu caso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • L

                                                              Luiz

                                                              14/12/2020 12:26:47

                                                              Uma ova, prezado, não existe vacina comprovadamente segura. Vc é lobista de algum laboratório, tipo um Dória? Notem leitores que ele insiste em apresentar números - 180 mil, cento e oitenta mil repete o isentão aí. Seu viés fica explicitado no seu texto. Governo federal? E o STF que tirou todos os poderes do executivo, hein Shelp? A responsabilidade não é dos prefeitos e governadores? Ah sim, o governo federal só entra com a grana, né? Schelp vc adooora números, e os milhões que foram curados ou nem sintomas tiveram. Vc é um baita de um delinquente. Jornalista tendencioso e mau caráter. Schelp, corre lá tomar a vacina. seja o primeiro ds fila, valente. Pode ser a chinesa, tá?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • E

                                                                Eduardo Prestes

                                                                14/12/2020 12:41:09

                                                                Pois é, governadores e prefeitos fizeram lockdown, quarentena e obrigaram s usar máscaras. Deu niisso, 180.000 mortos (é bem menos, na verdade, as estatísticas estão infladas). Enfim, se há culpa, é de governadores e prefeitos que impuseram medidas inúteis, como prova a Argentina. Com tratamento precoce e lisolamento vertical, talvez o resultado tivesse sido bem melhor e já estaríamos mais próximos da imunidade de rebanho.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • B

                                                              Bernardo Andrade

                                                              14/12/2020 12:13:20

                                                              O texto é panfletário. Há erros na condução da nossa política de saúde mas são erros e ineficiências históricas. Nada a ver com o governo atual. Técnicos do MS e da Anvisa têm feito o possível e dentro da boa tradição que o país tem com campanhas de vacinação. Como já foi dito aqui, tem países com mais recurso na Europa e sistemas de saúde mais sólidos e com números piores do que os nossos. A vacina foi desenvolvida por outros países e eles, NATURALMENTE, terão vantagem na vacinação. Quem será que o Sr Schelp vai culpar se amanhã a vacinação em massa der errado? Deixe o trâmite seguir e não faça avaliação irresponsável e panfletária. Só gera expectativa falsa.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                claudia_197134@hotmail.com

                                                                14/12/2020 12:04:30

                                                                Bom dia. Quero ver é ele ter coragem de tomar qualquer uma dessas vacinas feitas à toque de caixa.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                2 Respostas
                                                                • A

                                                                  Alerta

                                                                  14/12/2020 12:57:40

                                                                  PARREIRAS RODRIGUES: a da Pfizer. A chinesa é virus inativado.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • P

                                                                  PARREIRAS RODRIGUES

                                                                  14/12/2020 12:11:41

                                                                  Ignorância crassa, estúpida cobre esse comentário. Cientistas se dedicam à décadas à pesquisa do RNA, o agente hoje direcionado ao combate ao coronavírus.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • F

                                                                Freitas

                                                                14/12/2020 11:44:03

                                                                Temos um SARGENTO TAINHA sendo "comandado" por um RECRUTA ZERO. Deu no que deu: ESBÓRNIA TOTAL. Nem as emas do Palácio se salvaram dos comprimidos salvadores. Pudera, vou lembrar para os fanatizados como pensa o RECRUTA QUE NOS GOVERNA: ELE É O MESMO QUE DEFENDEU, COM UNHAS, DENTES E BLASFÊMIA, A TAL PÍLULA DO CÂNCER. Lembram da fosfoetanolamina? Pois é, Jair Bolsonaro é o "padrinho" dessa desgraça que muitos adotaram e largaram o tratamento convencional. Imaginem o estrago que fez.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • F

                                                                  FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                                                  14/12/2020 11:38:34

                                                                  A incompetência do governo Bolsonaro ainda não acabou. Será responsabilizado pelo atraso da retomada econômica tendo em vista as indefinições quanto a aplicação da vacina.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • W

                                                                    WILSON ZETI

                                                                    14/12/2020 11:36:41

                                                                    O gado se mordendo a verdade dói, Jair inútil.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • I

                                                                      IvoHM

                                                                      14/12/2020 10:57:00

                                                                      23:59 - A utilização da hidroxicloroquina, medicamento há 70 anos no mercado, não tem comprovação científica. 00:01 - Vacinação em massa da população, com uma vacina em teste há apenas 9 meses, com várias etapas puladas, é cientificamente correto. Lembram da talidomida?

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Fernando

                                                                        14/12/2020 10:05:59

                                                                        Autor sem noção! A vacina passou por todas as fases? Sei... sei...

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          Marcos Mattoso

                                                                          14/12/2020 9:54:15

                                                                          Caro articulista ativista: será que você poderia explicar como é que a Bélgica, Espanha, Itália, França, Inglaterra, México e Argentina têm MAIS mortos por milhão do que o Brasil, sem que exista nenhum "Bozo assassino" nesses países?

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • R

                                                                            Rui Portugal Bacellar

                                                                            14/12/2020 9:51:20

                                                                            Mais um ativista falando besteiras...

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              Reynaldo Mendes de Carvalho Júnior

                                                                              14/12/2020 9:14:03

                                                                              Articulista ou ativista?

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • C

                                                                                CRAMOS

                                                                                14/12/2020 5:44:26

                                                                                Sobre a vacina da Pfizer e outras que forem produzidas nos EUA... elas já ESTÃO CONFISCADAS PELO GOVERNO AMERICANO... O Trump assinou uma ordem presidencial requisitando todas as vacinas produzidas em território dos EUA para uso exclusivo do "povo americano"... A Pfizer possui 2 fábricas nos EUA e uma na Bélgica... Vai sobrar para o resto do mundo só as vacinas produzidas na Belgica, isto se ele não confiscar lá também... A Astrazenica e a Janssen também serão garfeadas... Como a vacina russa vai coligar com a da Astrazenica, só vai sobrar as vacinas chinesas... foram alguma outra que surgir de uma hora para outra, fora dos EUA.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • C

                                                                                  CRAMOS

                                                                                  14/12/2020 5:36:07

                                                                                  Parabéns pelo texto... coloca tudo no lugar e no tamanho que está agora... O que não está citando é que a paciência das pessoas não aguentam tanta enrolação destes militares que deveriam ser o "simbolo da eficiência operacional"... A pressão vai crescer e a única vacina disponível, PELA POSTERGAÇÃO E OMISSÃO DO GOVERNO, é a Coronavac.... até os Estados Unidos só terão 2,9 milhões da vacina Pfizer porque atrasaram os pedidos... imagina quando vamos ter algo da Pfizer por aqui... Vejam, a fabrica do Butantan vai fabricar 1 milhão de vacinas por dia.... e os EUA contando só com 2,9 milhões até o fim de janeiro... . VAMOS SALVAR O NOSSO POVO... senão ninguém se elege em 2022.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • T

                                                                                    TIAGO SILVA

                                                                                    14/12/2020 5:34:23

                                                                                    Incrivel a qtd de Bolsonaristas aqui torcendo o nariz para o artigo. Quero ver o que essa seita vai fazer em 2022 depois que ele voltar ao baixo clero.....

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • L

                                                                                      Lilian franca de vasconcelos

                                                                                      14/12/2020 1:46:27

                                                                                      Caro jornalista, a vacina aprovada antes do tempo poderá trazer situações piores que o próprio COVID. Esse seu texto se tornou extremamente repetitivo, coloque logo que vc está insatisfeito com o governo Bolsonaro que ficará mais bonito.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • L

                                                                                        Lilian franca de vasconcelos

                                                                                        14/12/2020 1:46:27

                                                                                        Caro jornalista, a vacina aprovada antes do tempo poderá trazer situações piores que o próprio COVID. Esse seu texto se tornou extremamente repetitivo, coloque logo que vc está insatisfeito com o governo Bolsonaro que ficará mais bonito.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • H

                                                                                          Hamilton Lima Wagner

                                                                                          14/12/2020 1:14:52

                                                                                          Caro jornalista, Um pouco de ciência faz bem. A vacina está entrando da fase 3 direto para a fase 5! Sabe o que isto significa? Não temos noção de por quanto tempo a imunidade vai perdurar. Não temos noção de efeitos colaterais em população geral. O que temos é uma ação política em resposta a uma infecção de resultados imprevisíveis em função da genética e estilo de vida das pessoas. Procure fontes mais confiáveis.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • A

                                                                                            Adriano

                                                                                            14/12/2020 0:34:08

                                                                                            Nada tendencioso e esquerdista esse texto! Ridiculo. Volta pra veja!

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            Fim dos comentários.