
Ouça este conteúdo
No programa Entrelinhas desta quinta-feira (12), a resistência do Congresso Nacional à sanha arrecadatória do Executivo foi um dos temas abordados. Buscando evitar um colapso fiscal das contas públicas, o governo petista pretende aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O presidente da Câmara dos deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou, por sua rede social, que o colégio de líderes do Legislativo vai pautar a urgência de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que susta os efeitos do decreto do governo, referente ao aumento do imposto.
"Quando o governo, em vez de enxugar gastos, busca arrecadar mais, isso faz com que a gente chegue a um colapso fiscal, porque a conta não fecha", alertou a jornalista Desirée Peñalba. Ela ainda mencionou, além do aumento do IOF, a tentativa da equipe econômica lulista de acabar com a isenção tributária sobre rendimentos de
Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de crédito do agronegócio (LCA), o que prejudicaria setores como o imobiliário e o agronegócio.
Peñalba afirmou que o governo não tem feito sua parte e que as consequências podem ser nocivas ao país. "O governo, gastando cada vez mais, vai ter que aumentar a taxa de juros, o que acaba fazendo com que a economia entre em uma certa recessão", avaliou. A comentarista sugeriu que uma política econômica mais saudável envolveria pautas como reforma da previdência dos militares, o fim dos supersalários e a redução do valor de emendas e dos fundões eleitorais.
Tensão entre Congresso e Executivo
Nesta quinta-feira (12), Motta (Republicanos-PB) informou que o PDL será pautado e o aumento das alíquotas de IOF poderá ser impedida. Caso isso ocorra, será a primeira vez, na história recente, que o Congresso derruba uma medida dessa do Planalto.
O Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, trazendo os principais temas do cenário político e econômico do país. A apresentação é de Mariana Braga, com comentários de Frederico Junkert, advogado e especialista em direito constitucional.