Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Entrevistas exclusivas com protagonistas da política brasileira. Debates profundos sobre os principais assuntos da atualidade.

Programa Entrelinhas

Aumento de IOF revela “descontrole de gastos” do governo; como foi o Entrelinhas

Aumento IOF
No programa Entrelinhas, comentarista Desirée Peñalba alerta para descontrole de gastos petista e prevê recessão econômica. (Foto: )

Ouça este conteúdo

No programa Entrelinhas desta quinta-feira (12), a resistência do Congresso Nacional à sanha arrecadatória do Executivo foi um dos temas abordados. Buscando evitar um colapso fiscal das contas públicas, o governo petista pretende aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O presidente da Câmara dos deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou, por sua rede social, que o colégio de líderes do Legislativo vai pautar a urgência de um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), que susta os efeitos do decreto do governo, referente ao aumento do imposto.

"Quando o governo, em vez de enxugar gastos, busca arrecadar mais, isso faz com que a gente chegue a um colapso fiscal, porque a conta não fecha", alertou a jornalista Desirée Peñalba. Ela ainda mencionou, além do aumento do IOF, a tentativa da equipe econômica lulista de acabar com a isenção tributária sobre rendimentos de
Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de crédito do agronegócio (LCA), o que prejudicaria setores como o imobiliário e o agronegócio.

Peñalba afirmou que o governo não tem feito sua parte e que as consequências podem ser nocivas ao país. "O governo, gastando cada vez mais, vai ter que aumentar a taxa de juros, o que acaba fazendo com que a economia entre em uma certa recessão", avaliou. A comentarista sugeriu que uma política econômica mais saudável envolveria pautas como reforma da previdência dos militares, o fim dos supersalários e a redução do valor de emendas e dos fundões eleitorais.

Tensão entre Congresso e Executivo

Nesta quinta-feira (12), Motta (Republicanos-PB) informou que o PDL será pautado e o aumento das alíquotas de IOF poderá ser impedida. Caso isso ocorra, será a primeira vez, na história recente, que o Congresso derruba uma medida dessa do Planalto.

O Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, trazendo os principais temas do cenário político e econômico do país. A apresentação é de Mariana Braga, com comentários de Frederico Junkert, advogado e especialista em direito constitucional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros