Villa-Lobos junto com a pianista Magda Tagliaferro. Uma das valiosas imagens disponibilizadas no site Instituto Piano Brasileiro| Foto:
CARREGANDO :)

O patrimônio pianístico brasileiro é enorme. A quantidade de notáveis pianistas nascidos no país ou que adotaram o Brasil como sua pátria é impressionante. No entanto mesmo pianistas de fama mundial como Guiomar Novaes e Magda Tagliaferro são raramente valorizados por aqui, e especialmente no caso da primeira seu renome é muito maior fora de nosso país. Um dos maiores pianistas da atualidade, Nelson Freire, é brasileiro, mas seria ele o único a merecer o prestígio que possui? Creio que não. Falando apenas de artistas já falecidos (não cito os vivos para não cair no erro de me esquecer de alguém) a quantidade de pianistas brasileiros internacionalmente importantes é enorme: Roberto Szidon, Antônio Guedes Barbosa, Jaques Klein, Anna Stela Schic, Yara Bernette, Bernardo Segall, Edson Elias, José Feghali, Manoel Braune, Souza Lima e muitos outros. Citaria ainda dois grandes expoentes pianísticos que adotaram o Brasil como pátria: o alemão Fritz Jank e a polonesa Felicja Blumental. Especialmente a nova geração de músicos, e o público em geral, desconhece completamente quem foram estes notáveis artistas. Tentando reparar esta falha surge um site na Internet que resgata muito deste glorioso patrimônio: Instituto Piano Brasileiro (www.institutopianobrasileiro.com.br), um site idealizado pelo pianista Alexandre Dias. O site, que ainda não conta com todos os recursos que pretende oferecer, já disponibiliza dados fantásticos: uma lista de gravações realizadas por pianistas brasileiros desde 1904, um levantamento de Capas e conteúdo de outros tantos lançamentos discográficos e uma enorme lista de partituras editadas. Ainda está em construção uma enciclopédia enfocando pianistas brasileiros, e está sendo prometida a possibilidade de muitas partituras serem disponibilizadas e de muitas gravações serem acessadas. Na minha opinião o grande destaque deste site é o seu acervo de fotografias. Coleções particulares como as da artista plástica Annette Celine (filha da pianista Felicja Blumental) e do pianista Nelson Freire apresentam imagens surpreendentes de Villa-Lobos, o então menino Arthur Moreira Lima, o maestro Eleazar de Carvalho, entre tantas outras. Uma centena de fotografias inestimáveis. Uma delas inclusive foi assunto em um dos textos deste blog (clique aqui se desejar ver). Este site merece mesmo a sua visita.

Publicidade

Outros sites com música clássica brasieira

O pianista brasiliense Alexandre Dias tem se tornado um grande expoente em termos da valorização do passado musical brasileiro em geral com um foco particular no patrimônio pianístico nacional. Através dele surgiram além do site Instituto Piano Brasileiro, sites extremamente importantes e úteis no resgate de grandes compositores brasileiros, muitos deles esquecidos. Entre estes sites destaco o chiquinhagonzaga.com.br focado na obra da compositora carioca Chiquinha Gonzaga, que oferece, entre outras coisas, cópias em PDF da maioria das obras que ela escreveu. Outro site maravilhoso, criado junto ao Instituto Moreira Sales, é o www.ernestonazareth150anos.com.br construído quando dos 150 anos de Ernesto Nazareth. Neste site também a grande maioria das composições do autor estão disponíveis em PDF. Mas Alexandre Dias não ficou apenas com nomes tão consagrados. Graças a ele temos agora acesso a obras de dois compositores quase que esquecidos, mas de suma importância na história da música brasileira: Henrique Alves de Mesquita (1830-1906) e Marcello Tupinambá (1889-1953). Isto através dos sites http://www.henriquealvesdemesquita.com.br/p/home.html e www.marcellotupynamba.com respectivamente. Também nestes dois sites a grande maioria das obras dos compositores estão disponíveis em PDF. Nos mesmos moldes temos ainda mais dois sites pensados por Alexandre Dias. Um focado na obra de Zequinha de Abreu e outro na obra de um autor completamente esquecido: Eduardo Souto , autor que viveu de 1882 até 1942. Em todos estes sites além de partituras disponíveis em PDF informações biográficas, imagens, informações sobre gravações. Enfim, sites bem completos e únicos em termos de utilidade.