i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Filipe Figueiredo

Foto de perfil de Filipe Figueiredo
Ver perfil

Explicações para os principais acontecimentos da política internacional

EUA x Irã

A morte do general iraniano Qasem Soleimani abre uma caixa de Pandora

  • Por Filipe Figueiredo
  • 03/01/2020 09:01
Qasem Soleimani
Qasem Soleimani, Major-General do Exército Revolucionário Iraniano da Guarda (IRGC) e comandante da Força Quds| Foto: IRIB TV/AFP

A morte do general iraniano Qasem Soleimani em um ataque aéreo dos EUA em solo iraquiano justifica a interrupção da série de textos sobre os temas da política internacional em 2020. Tratava-se de um dos homens mais poderosos do Irã, senão sua principal figura; em termos militares e de inteligência, sem dúvida o era. Sua morte afeta diretamente as atuais relações no Oriente Médio, gera complicações, motiva muitas perguntas e poucas respostas imediatas.

O contexto

Curiosamente, o mais recente texto nessa coluna grafava que “o Iraque está cada vez mais próximo de uma guerra civil deflagrada, e recentes ataques aéreos dos EUA contra alvos dentro do Iraque tornaram-se mais um ingrediente nesse caldeirão". A morte de Soleimani é um misto de assassinato excepcional com um conflito amplo e estabelecido. Esse tipo de ataque de decapitação, eliminando lideranças inimigas, não é novidade; exemplo desse ato pelos EUA é a morte do almirante Yamamoto, em 1943.

O conflito amplo citado é dividido em dois braços que se complementam. Primeiro, a política dos EUA de deter o Irã pós-1979. Soma-se a briga por influência geopolítica, econômica e ideológica no Oriente Médio, entre iranianos e sauditas, aliados dos EUA. Essa Guerra Fria regional entre as duas potências foi extensivamente abordada aqui nesse espaço, numa série de textos chamada "Quem é quem na guerra fria do Oriente Médio?”. Fica a recomendação da leitura, inclusive por uma questão prática nesta coluna.

Um foco especial desse conflito é o Iraque, por sua posição geográfica, separando sauditas e iranianos; por sua composição demográfica, com comunidades sunitas e xiitas, além de outras minorias; por sua importância econômica, com grandes reservas de petróleo; e pelo fato de, desde 2003, ser um Estado em frangalhos, com nenhum governo estabelecido de forma duradoura e com ampla legitimidade. E o cabo de guerra entre sauditas e iranianos pela alma do Iraque está rasgando o próprio país.

O Iraque está na beira do precipício de mais uma guerra civil, um tema também abordado nesse espaço, em coluna anterior. O texto cita nominalmente a influência do general Qasem Soleimani no país, como articulador das diversas forças xiitas pró-Irã. Essa é a importância de Soleimani; quer dizer, era. Responsável pela inteligência da Guarda Revolucionária Iraniana (GRI), a Força Quds, Soleimani coordenava todas as forças pró-Irã nos diferentes teatros da guerra fria regional.

Foi ele que articulou a operação russa na Síria, para manter Assad no poder, forneceu equipamentos e treinamento aos houthis do Iêmen, arregimentou os diversos grupos iraquianos em uma frente coesa e transformou as relações entre Irã e o Hezbollah em uma parceria que transbordou as fronteiras do Líbano, presentes hoje na Síria e no Iraque. Inclusive, no ataque que matou Soleimani, também foi morto Abu Mahdi al-Muhandis, líder do “Hezbollah iraquiano”.

Em outras palavras, Soleimani era o jogador de xadrez iraniano no tabuleiro geopolítico do Oriente Médio. Ele que formulou as principais estratégias dos últimos anos, incluindo a virada na guerra na Síria e a luta iraquiana contra o Daesh (autointitulado Estado Islâmico). Estabeleceu uma ampla rede de aliados e de agentes, agindo por vezes de maneira pragmática, por vezes rompendo a barreira do sectarismo; por exemplo, estabelecendo relações com o Hamas, grupo sunita que compartilha Israel como inimigo.

Como citado, ele era uma das figuras mais poderosas do Irã, articulador de suas estratégias. Ele tinha sangue nas mãos, mas não se trata da morte de um "terrorista" como a morte de al-Baghdadi. Embora a Força Quds e a GRI sejam designadas como terroristas pelo governo dos EUA, Soleimani não era um pária internacional. Sua morte é um evento global. Afeta a relação do Estado iraniano com outros Estados e entidades intraestatais, e também pode motivar críticas mais íntimas à operação dos EUA, como já ocorrem.

As perguntas

Se for para fazer uma analogia, seria como o Irã realizando um ataque para matar Mike Pompeo, Secretário de Estado e ex-diretor da CIA. E no solo de outro país, violando a soberania iraquiana; na prática, entretanto, convenhamos, essa soberania é uma fantasia. De qualquer maneira, congressistas dos EUA já estão questionando a ação tomada pelo governo, se ela não seria ilegal ou se o próprio Congresso não deveria ter sido notificado, talvez até consultado.

Pouco após as notícias do ataque, o Pentágono emitiu uma nota dizendo que Trump diretamente ordenou o ataque. Chega-se na pergunta: pode complicar a situação de impeachment de Donald Trump? Dificilmente. Nenhum político dos EUA vai conseguir articular o suficiente para jogar presidente na fogueira por um general iraniano, por mais importante que ele fosse. Como a nota do Pentágono diz, a Força Quds foi responsável por “centenas de mortes” de cidadãos dos EUA, o que é verdade.

Além disso, Soleimani estaria “articulando para atacar as representações” dos EUA pelo Oriente Médio, como recentemente ocorreu no assalto à embaixada em Bagdá, o provável motivador do ataque. Outro aspecto que diminui as chances de sucesso de denúncias internas é que a nota foi bem cuidadosa em lembrar Suleimani como líder de uma organização designada como terrorista pelo governo dos EUA, embora pouquíssimos países sigam essa classificação. Isso não quer dizer que Trump não corre riscos.

A próxima pergunta é: quais os impactos nas eleições? Trump não possui uma estratégia definida e de longo prazo para o Oriente Médio; sendo justo, isso não é exclusividade dele. A região não permite abordagens imediatistas, que caibam em um mandato de quatro anos. O Oriente Médio é encantador justamente por ser extremamente complexo, com culturas milenares e interesses globais envolvidos. Um potencial conflito não colabora com os planos eleitorais de Trump; ao contrário, vão de encontro com suas promessas.

A ação tomada será classificada de inconsequente ou prejudicial ao país por seus adversários políticos e, mesmo que não tenham consequências legais, podem ter consequências eleitorais. Novamente, não se trata de um pária como bin Laden, cuja cabeça serviu de trunfo eleitoral para Obama. Pode-se cogitar que essa ação foi tomada para desviar o foco do impeachment e das eleições, mas é importante ter em mente que essa estratégia pode sair pela culatra.

Chega-se em outra pergunta. A importância de Soleimani era tamanha, e o medo da desestabilização causada por sua morte, que, por duas vezes, o governo dos EUA barrou o governo israelense de matá-lo; uma no governo George W. Bush e outra no governo Obama, focado em negociar o acordo nuclear. E se a morte de Soleimani não foi intencional? Não se trata de questionar a capacidade dos EUA ou de Israel de eliminar um alvo, mas de especular todos os cenários possíveis.

Havia um alvo ali, Abu Mahdi al-Muhandis. Um ataque, digamos, proporcional em retaliação à invasão da embaixada dos EUA em Bagdá. E se, por coincidência, Soleimani estava no mesmo comboio de veículos? Abrindo um leque de possibilidades que não podem ser previstas, tampouco desejadas, pelo governo dos EUA? Não seria a primeira vez que uma coincidência ou um acidente desempenham um papel nas relações entre países. Repete-se que isso é apenas uma especulação, mas o timing da morte motiva-a.

As consequências

É difícil cravar todas as consequências possíveis nesse momento e o alarmismo é inimigo da racionalidade. Algumas, entretanto, são visíveis. A primeira é que existe um prejuízo considerável para os esforços iranianos e seu aparato de Estado. Não é um nome facilmente substituível, e as relações entre o Irã e seus até agora aliados regionais pode ser fragilizada ou até mesmo entrar em colapso. Trata-se de consertar uma vasta rede de contatos, criada pelo próprio Soleimani. O Irã vai demorar para se recuperar, se conseguir.

Segundo, digamos adeus ao acordo nuclear. Se ele já estava praticamente morto, com apenas as potências europeias tentando salvá-lo, agora ele está enterrado. A linha-dura iraniana ganhará mais força politicamente, e as eleições vindouras no Irã provavelmente refletirão isso. Soleimani era um herói nacional, um veterano da guerra Irã-Iraque. Essa é a terceira consequência. O Irã agora tem um mártir de peso inigualável, um símbolo nacional de herói morto na luta contra os EUA e seus aliados sauditas e “os sionistas”.

Ele certamente receberá um funeral de acordo com essa imagem de herói, e as redes iranianas já exibem programação focada em sua morte, com fotos e preces. Finalmente, a certeza de retaliações iranianas. Essas retaliações podem ir de ações localizadas até ataques em larga escala. Uma guerra entre EUA e Irã não é tão simples assim, como já explicado aqui nesse espaço, mas é impossível de ser descartada; mais possíveis são guerras civis deflagradas no Iraque ou no Líbano, ou em ambos.

Essa certeza abre um novo e vasto leque de perguntas, mas que serão respondidas pelos fatos. Por exemplo, qual será o papel da Rússia, aliada do Irã na Síria, nessa crise. O chanceler iraniano Javad Zarif acusou os EUA de terrorismo e declarou que o país “carrega toda a responsabilidade por todas as consequências desse comportamento aventureiro trapaceiro”. Lideranças xiitas iraquianas já “convocaram soldados” contra os EUA, e ameaçaram expor os dados pessoais de todas as lideranças iraquianas que não os apoiem.

Se os EUA são um alvo difícil, seus cidadãos e seus amigos podem ser os alvos, e a guerra assimétrica pode ser a ferramenta. O Hezbollah possui células em diversas regiões do globo, incluindo a América Latina; Soleimani teve envolvimento no infame atentado da AMIA, em Buenos Aires, que matou 85 pessoas em 1994. Toda e qualquer representação dos EUA pelo mundo é um alvo possível, assim como são possíveis operações de ciberguerra. Outro alvo em potencial é Israel, o que não é exatamente uma novidade.

A incerteza de qual será a resposta é, inclusive, parte da resposta. A sensação de insegurança não vai dissipar tão cedo. O tempo das ações iranianas é diferente do tempo das redes sociais; serão três dias de luto nacional por um mártir, enquanto respostas são gestadas e ânimos incentivados. Enquanto isso, sunitas iraquianos celebram a morte de Soleimani. Nada é tão simples, mas, para terminar essa coluna com uma recomendação mais objetiva: fiquem de olho no preço do petróleo e abasteçam seus veículos.

Conteúdo editado por:Isabella Mayer de Moura
55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    ± 6 dias

    Estranha e estúpida analogia em relação a Mike Pompeo. Os EUA e seus designados militares não se aliam a grupos terroristas internacionais como o terrorista em questão fazia. Menos um terrorista no mundo quanto mais um que tinha este nível de influência e inteligência mais seguro o mundo está.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Moura

    ± 6 dias

    A divisão do oriente médio pelo acordo Sykes Picot que vale em linhas gerais até hoje, dividiu a região dentro de uma lógica geopolítica do final do século XIX que não refletia as divisões internas existentes desde o império Otomano. Etnicamente essa divisão foi um desastre e colocou em países etnias inimigas como no caso do Iraque Sunitas e Xiitas. Esse problema é muito anterior, e durará muito mais do que quaisquer mandatos que Trump possa vir a ter. É de uma ingenuidade tremenda achar que numa relação tão assimétrica do ponto de vista militar, possa realmente representar um perigo para os EUA. Aqui basta citar o exemplo da Líbia, que com meia dúzia de bombardeios caiu.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fluminense

    ± 6 dias

    Menos um terrorista!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel

    ± 6 dias

    O Irã tem domínio sobre o Iraque e isso é entristecedor. Mas a questão que reside na história ocidental e Idade Média não podem ser esquecidas. O império islâmico dominou grande parte da Europa na idade média, e desde sua queda e fim vive silenciosamente no mundo árabe como que fosse renascer. A morte de Soleimani foi uma consequência da obstinação iraniana com uma questão que, para o ocidente, já está resolvida. Aliás, foi resolvida em grande parte com a criação do estado de Israel em 1948 (Israel, que Mahmoud Ahmadinejad - presidente iraniano - disse em 1995 que iria "riscar do mapa").

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    ± 7 dias

    Não nada mais para adiar aquela decisão. O Irã vem há décadas tentando impor sua hegemonia na região.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 7 dias

    Os EUA é a maior democracia do planeta. Todo mundo quer morar lá . Até os comunistas , os radicais islâmicos etc, etc , etc. Tem uma tecnologia que está,no mínimo , 50 anos à frente da China, Rússia, etc, etc , etc. Imagine um país que tem 900 satélites mapeando todos os pontos do planeta , em tempo real. É algo inimaginável. Não dá para comparar . Parabéns para Trump .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos eisenschlag

    ± 7 dias

    Vemos nesse artigo a eterna relativizacao que subjuga os liberais e os deixa ao sabor da misericordia marxista...ora Filipe, para um psicopata, ele tambem nao faz nada de errado. Segundo a sua otica a vitima "merece" morrer pois se deixou capturar. Segundo a otica do monstro que estuprou e matou Raquel Genofre, ela "mereceu" morrer, pois gritava muito. Entao a menos que voce me indique a Associacao Mutual Islamica Argentina que tenha sido bombardeada por um terrorista americano, acho que esse ******* foi e' tarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Victor Hugo Figueiredo Marques

    ± 7 dias

    Qual dos dois países é uma democracia ? Qual dos dois respeita a liberdade do indivíduo ? Do lado desse país que eu vou sempre estar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AJAS

    ± 7 dias

    Aqui no Brasil o certo é que está errado. A análise parece ter sido encomendada pelo Irã.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BIG MAN

    ± 8 dias

    #ficacalodobolsonaro tremd top brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E F Pereira

    ± 8 dias

    Infelizmente a humanidade caminha para o enfrentamento... Intolerância religiosa, dis**** econômica, disputa pelo poder...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 8 dias

    Esse tipo de analista precisa ir pra rua, trata seus leitores como babakas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 8 dias

    “Não se trata da morte de um ‘terrorista’ (...)”. Ahhhh, alguém que coordenava e apoiava atentados terroristas não era terrorista... aham. Parabéns ao Presidente Trump!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 8 dias

    Parabéns, Trump!!! Um terrorista a menos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    E.NETO

    ± 8 dias

    E se foi evitado um novo 11/09(torres gêmeas)? O Irã não está teimando em enriquecer urânio, provavelmente com finalidades bélicas? O que mais o Pentágono, CIA... sabem e não podem divulgar? Certamente não foi decisão fácil de ser tomada pelos EUA!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Vinicius de Andrade

    ± 8 dias

    A agitação iraniana no Oriente Médio sofreu um severo golpe. Se a ação estivesse acontecido dentro do Irã, seria outra história, mas o camarada estava no Iraque "comandando o vapor". Trump marcou um golaço e o Irã continuará sendo o Irã de sempre, prometendo sangue e vingança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    regina

    ± 8 dias

    Totalmente despropositado esse ataque promovido por um presidente inconsequente e imprevisível como Trump. Cria tensões desnecessárias , esquivando-se de uma política de estadista e que não resolve as coisas " na bala". Esse modelo é intimidatório e amedrontador. As pessoas vivem apreensivas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Carlos F. W.

      ± 7 dias

      Passe uma temporada no Iraque!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Carlos

      ± 7 dias

      Regina vá lavar sua... e como você queria que ele agisse com terrorista; talvez convidando para um café e pedir com jeitinho que o cara deixasse de matar inocentes? acorda menina.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      André PC

      ± 8 dias

      Precisa estudar mais tia!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos

    ± 8 dias

    A análise é bem razoável, e portanto perturbadora. Ai, ai, ai...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piarini

    ± 8 dias

    Que analise horrível! Comparar esse sujeito com o Secretario de Estado Americano, ou Brasileiro, é um absurdo! Nenhum desses esteve por de trás de ataques terroristas ou atos semelhantes. Na realidade não se trata de um passo a diante dos EUA e sim uma forma deles mostrarem que o passo a diante do Ira, ao abater um drone dos EUA, afundar e capturar petroleiros, assim como suas atividades regionais no Yemen e Siria, não ficou barato. Alem disso, a grande maioria dos Iranianos respira ali*****, pois esse sujeito era o "Beria" local que levava terror a sua própria população.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diz

    ± 8 dias

    Como diríamos aqui no Brasil; “um CPF a menos” . Nove fora zero.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 8 dias

    As Guerras possuem tamanhos e formatos que atendendo a um lado vem o atentado contra o outro. Ninguém gosta, mas ninguém jamais acabou com isto na história desta humanidade. A Ausência de Guerras é a presença da Paz, tão desejada pelos Cidadãos do Mundo, porém motivo de dis****s de Poder e Domínio da humanidade. Nenhuma Guerra proporciona Vencedores em lugar algum, seja por grandes ou pequenos motivos. Por isto a Ordem precisa ser cumprida: A proibição de armas digitais, químicas, biológicas e atômicas, mas continuam guerras localizadas por debaixo do pano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Flavio Teixeira

      ± 8 dias

      Discurso de isentão...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 8 dias

    Gol Trump....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CLOVIS EDUARDO GODOY ILHA

    ± 8 dias

    Há poucos dias, a embaixada dos EUA em Bagdá foi atacada por um grupo iraquiano pró-Irã, e anteontem, o comandante da guarda revolucionária iraniano foi morto na capital iraquiana. O que ele estava fazendo ali? Será que estava articulando a paz? Duvido. Mais uma perguntinha: um homem que organiza atentados terroristas, como o da AMIA em Buenos Aires, não é terrorista?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • C

      Carlos F. W.

      ± 7 dias

      Anderson: estuda na UFPR? kkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      José Carlos

      ± 7 dias

      Anderson: Já parou para pensar que talvez o terror não seja pior, porque eles mantêm os terroristas em seus países?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Anderson

      ± 8 dias

      E os EUA estão fazendo o quê no Iraque e Afeganistao? Articulando a paz? O que vale para um vale para o outro também. A política militarista dos EUA e as reações opostas de outros países só causa mais violência. Mas o ls EUA é a polícia do mundo, não é? God bless America, mas o resto do mundo que se lasque.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis Sebascon

    ± 8 dias

    Soleimani estava envolvido no ataque da AMIA em Buenos Aires que matou 85 pessoas. O Irã é um conhecido patrocinador de grupos terroristas que atuam no mundo inteiro sendo estes articulados por Qasem Soleimani. No entanto, segundo o articulista, Soleimani não é um pária, um terrorista, pelo contrário ele pode ser comparado com Mike Pompeo... ***

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jeferson Oliveira

    ± 8 dias

    Texto esclarecedor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe rocha

    ± 8 dias

    Não acho que essa foi uma estrategia do Trump para tirar o foco do seu impeachment. Se fosse o caso, seria um decisão estupida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    wanderson de araujo cacau

    ± 8 dias

    Acho que não foi coincidência a morte de Soleimani, mas sim um ato extremo e estratégico dos EUA e Israel. Trump sai vencedor se os iranianos negociarem, sendo essa a única jogada disponível aos Persas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dark Knight

    ± 8 dias

    VEM TERCEIRA GUERRA!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Mirtão

      ± 8 dias

      Agora vai...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emilio Casalini Rott

    ± 8 dias

    Eu gostaria de entender a "ginástica mental" utilizado para afirmar que o general Qasem Soleimani, que realizava ações para financiar (com dinheiro, armas, apoio em treinamento, etc) grupos terroristas não seria um terrorista, mas sim, em uma "analogia", equivalente ao Mike Pompeo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CRISTIANO ARAUJO

      ± 8 dias

      Geralmente se chama de terrorista as pessoas pertencentes a grupos informais e não pertencentes a um determinado Estado oficialmente reconhecido. Se for considerar terrorista quem faz esses atos mencionados tem-se que colocar americanos, russos, países europeus, etc.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Félix

    ± 8 dias

    Que análise sensacional! Parabéns, Filipe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 8 dias

      Analfa funci...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 8 dias

      Analfa funci...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 8 dias

      Analfa funci...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sr. Walker

      ± 8 dias

      Vc está sendo irônico não?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    giovanni durazzo neto

    ± 8 dias

    Ah..é você.. participante de um podcast assumidamente esquerdista. o que está fazendo por aqui?? desde quando? abraços

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 8 dias

    A é o historiador que faz parte do nerdcast, altamente imparcial e nada esquerdista....... ta explicado agora

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Lucas

      ± 7 dias

      Quando é para tratar de assuntos históricos sem análise política, até que gosto de ouvir estes nerdcasts. Agora quando vem o "Nerdcast de política XXXX" eu pulo, especialmente pela homogeneidade de opiniões. Se chamassem alguém como o Leonardo Coutinho, por exemplo, aí sim daria pra ouvir.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    ± 8 dias

    O jornalista cita a responsabilidade do general no ataque a embaixada americana, e diz que ele não era terrorista.... vera magalhães é você?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sr. Walker

      ± 8 dias

      Jornalista, fica claro, é simpatizante

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ERON FABIO MIRANDA

    ± 8 dias

    Matéria bem escrita e de alto nível. Parabéns ao autor e à Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Afonso Pasquotto de Lima

    ± 8 dias

    Aos fatos. O enterro não terá corpo presente. Presunto virou cinzas. Segundo, fazer guerra exige dinheiro. Ira está falido. Militarmente, não tem chance nenhuma. Para fechar, não se negocia com terroristas, os mata.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 8 dias

      Concordo que esses governos primitivos só entendem a linguagem da força, é a única que respeitam. Mas no mundo real, as coisas são complexas. Mesmo com a morte de dois fascínoras, Kadhafi e Saddam Hussein, Líbia e Iraque nunca mais se pacificaram e vivem um caos institucional desde então. E existem coisas ainda piores do que a Al-Qaeda, Assad ou os aiatolás do Irã, como provou o Estado Islâmico. Não dá para ser ingênuo ou purista nesse xadrez internacional.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    Oliveira

    ± 8 dias

    A bolsa subiu 2,5% ontem. É claro q ou o Trump ou o Bolsonaro iam jogar um balde de água fria. É sempre assim

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 7 dias

      Oliveira: Kkkk, o Oliveira perdeu dinheiro na bolsa e está brabo com o Trump... Espera que sobe de novo, se não houver guerra...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • O

      Oliveira

      ± 8 dias

      MAURO USA: o q eu queria é q atos de Estado não influenciassem em nada o mercado. Não deveria nem ter Estado. O q o meu dinheiro tem a ver com um ********* iraniano? Zero.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MAURO USA

      ± 8 dias

      Oliveira, da licença né ... Até parece que o Trump em meio a um impeachment e a uma possível guerra está preocupado com a Bolsa no Brasil !!! Ele esperou a Bolsa subir para mandar matar o líder terrorista ???? Acorda ....

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.