• Carregando...
Dicas para fotografar a lua
| Foto:
Albari Rosa / Gazeta do Povo
Lua cheia fotografada na noite do dia 18 de março no Rio de Janeiro.

Primeira providência é tirar a câmera do programa. Utilize Iso baixo, velocidade alta e diafragama bem fechado. Selecione a extenção RAW, para ter uma margem maior no pós foto (Lightroom e Photoshop).

Como a lua é muito brilhante e o céu fica completamente escuro, a fotometragem da câmera não vai entender que foto você quer fazer se estiver operando no modo automático.

Usando o ISO 100, terá uma imagem com pouco ruido (granulação), que permitirá um corte grande na imagem, maior que os que você custama fazer em suas fotos sem muita perda de qualidade.

Selecione a leitura do fotomêtro no modo pontual, assim terá mais chance da abertura do diafragama ficar próxima da realidade. Mesmo assim faça sequências de fotos variando a abertura.

Diafragma fechado vair garantir profundidade de campo, já que você vai ter que trabalhar com uma teleobjetiva (300 mm ou 400 mm), que normalmente tem a peculiaridade de amassar as imagens, deixando as fotos com pouca profundidade de campo. O diafragma bem fechado (f/22), você conseguirá amenizar um pouco este problema. Se possivel use também um duplicador.

Trabalhando com uma teleobjetiva grande e pesada você vai precisar de algum apoio, que pode ser um monopé, tripé, um muro, teto de um carro. Como a velocidade vai estar acima de 1/250 seg, você não terá muito problema com fotos tremidas desde que selecione o disparador no modo buster, e faça disparos em sequência. Algumas você vai conseguir salvar.

Fotografar a lua com máquina compacta é muito fácil e simples, mas é impossível ter resultados nas fotos que você costuma ver na internet.

Aproveite os poucos recursos de lentes da sua câmera pra fazer fotos criativas.
Faça composições da lua com montanhas, praias, prédios, árvores e pessoas. O astro vai ficar pequeno mas com criatividade se consegue bons resultados.

Prefira as primeiras horas que a lua surge , quando o céu ainda está com um pouco de luz natural. Em épocas de lua cheia isso é comum.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]