O futuro do Comércio Exterior está na modernização tecnológica, que traz consigo um grande potencial de redução de custos, aumento da produtividade e otimização dos processos logísticos.| Foto: Andy Li / Unsplash
Ouça este conteúdo

O Comércio Exterior está em constante evolução e o uso da tecnologia é um dos principais fatores que impulsionam a competitividade no setor. O progresso tecnológico e o comércio estão intrinsecamente ligados, e a disseminação da inovação e tecnologia tem sido acelerada pelo comércio global. Avanços nas áreas de informação e comunicação, transporte e, principalmente, gestão têm contribuído significativamente para a melhoria dos processos. A tecnologia, portanto, continua a transformar o comércio internacional, afetando tanto o que é comercializado quanto os processos propriamente ditos.

CARREGANDO :)

A Inteligência Artificial (IA) e os sistemas de gestão são dois grandes expoentes da digitalização dos processos no Comex e têm permitido otimizar processos de importação e exportação, além de permitir a automação de tarefas operacionais. Com isso, a análise de dados contribui para que as empresas possam tomar decisões estratégicas com maior precisão e, assim, o uso de tecnologias digitais pode ajudar as empresas a reduzir custos e melhorar a eficiência, além de oportunizar o acesso a novas oportunidades comerciais em mercados globais. Por meio dessas novas tecnologias, as empresas podem aumentar a eficiência e competitividade, impulsionando o crescimento econômico.

O impacto da chegada de sistemas avançados de gestão para o Comex

Um dos principais avanços tecnológicos que tem transformado o setor de Comércio Exterior são os sistemas de gestão. Estes sistemas facilitam o acompanhamento de todos os processos relacionados com o comércio internacional, desde a documentação até o rastreamento de mercadorias, incluindo o tratamento cambial.

Publicidade

Essas tecnologias estão cada vez mais acessíveis, de modo que, hoje, empresas de todos os tamanhos têm a oportunidade de otimizar o processo de Comércio Exterior, reduzindo custos, aumentando a eficiência e melhorando a qualidade dos serviços. A popularização dos sistemas de gestão no Comex é um dos principais fatores que contribuem para a competitividade no setor de comércio internacional e, a cada ano que passa, mais empresas apostam na gestão inteligente para maximizar os resultados de suas operações.

IA no Comércio Exterior: realidade ou tendência?

Ao contrário do que muitos possam pensar, a Inteligência Artificial já não habita mais o campo das tendências e pode ser considerada uma realidade no Comércio Exterior – uma vez que essa tecnologia já está transformando a maneira como as empresas do setor gerenciam suas operações. Com o aumento da globalização e a complexidade das cadeias de suprimentos, as empresas estão buscando soluções mais eficientes e precisas para gerenciar seus processos.

Nesse sentido, a IA auxilia ao automatizar tarefas repetitivas, analisar dados complexos em tempo real, identificar padrões e tendências, prever demandas futuras e até mesmo tomar decisões com base em informações precisas. Embora, naturalmente, ainda haja espaço para melhorias e avanços, é inegável que a IA já está desempenhando um papel significativo no Comércio Exterior e se tornando cada vez mais uma ferramenta indispensável para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado global.

Por fim, a modernização por meio do investimento em tecnologia é essencial para o crescimento e a competitividade do setor de Comércio Exterior. A tecnologia já está revolucionando a maneira como as empresas gerenciam suas operações, desde a automação de tarefas até a análise de dados em tempo real – e o fato é que as empresas que não acompanharem essas transformações correm sérios riscos de perderem seu potencial competitivo.

E vale ressaltar que isso é apenas o começo. Com a chegada de novas tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial e o blockchain, o potencial de transformação ainda é imenso. Investir em tecnologia agora pode significar, precisamente, estar um passo à frente dos concorrentes no futuro. Portanto, a atual conjuntura do Comércio Exterior sugere uma mensagem clara: é preciso modernizar para crescer.

Publicidade

*Roberto Drummond é Arquiteto de Soluções da eCOMEX NSI.