• Carregando...
Bebês de quatro cantos do mundo!
| Foto:

Quando nascemos estamos isentos de preconceitos e de valores da nossa cultura, mas durante o nosso crescimento as diferenças já começam a aparecer. Para enxergarmos isso, o cineasta francês Thomas Balmès lançou o documentário Babies (2010). Ele filmou quatro bebês durante 400 dias, em lugares diferentes: Mongólia, Estados Unidos, Japão e Namíbia. O filme, rico em detalhes, mostra as brincadeiras, traquinagens, risos e choros das crianças.

O documentário nos faz pensar sobre as diferenças de tratamento dos bebês, em cada região. Elas já começam no parto, mas o filme vai além: mostra a amamentação, desenvolvimento e convivência sob quatro ângulos bem distintos. Por exemplo, enquanto um bebê japonês passa por todo um procedimento de assepsia para conseguir mamar, o bebê africano mama em qualquer mãe da tribo, geralmente a que estiver mais próxima.

O filme não tem narrador ou diálogos explicativos e deixa nas imagens e nos sons das crianças o recado de que não tem jeito certo ou errado de criar nossos filhos quando comparamos com outras culturas. Ao mesmo tempo, mostra que é possível repensarmos nossas atitudes e nossos comportamentos, permitindo às crianças (e a nós também, por que não?) viver de forma mais plena e em contato com a mãe natureza.

A verdade é que, independente de qualquer coisa, o trailer do documentário, por si só, já é uma delícia de ver! Assista aqui e comente depois suas impressões, se quiser:

**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]