i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Guilherme Macalossi

Foto de perfil de Guilherme Macalossi
Ver perfil
Opinião

Ascensão de Bolsonaro nas pesquisas: o povo dá razão ao presidente

  • PorGuilherme Macalossi
  • 20/08/2020 13:45

Bolsonaro está em franca ascensão. É o que mostram duas importantes pesquisas de opinião divulgadas recentemente. Na primeira, do Datafolha, o presidente subiu cinco pontos percentuais na avaliação positiva (de 32% para 37%), e caiu dez pontos no índice de rejeição (de 44% para 34%). O outro levantamento é da XP/Ipespe, e os números são parecidos. Nela, a avaliação positiva do mandatário foi de 30% para 37%, enquanto a negativa caiu de 45% para 37%. Comemoração nas hostes bolsonaristas e silêncio catatônico na oposição.

A repórter Amanda Audi, do site The Intercept Brasil, chegou a dizer que o resultado do Datafolha representava um “choque de realidade necessário”, e admitiu que ela e outros estão em uma “bolha” de “críticas, indignações, lacrações”.

Em um comentário anterior aqui na Gazeta do Povo, sobre como o youtuber Felipe Neto havia alcançado a condição de líder informal da oposição de esquerda, afirmei que havia um divórcio desse campo político com a realidade, e que a população estava interessada em problemas concretos como violência, falta de emprego e manutenção da estrutura familiar. Até aqui, goste-se ou não do que ele diz ou pensa, só Bolsonaro tem um discurso mais ou menos coeso em relação a essas e outras questões. Disse na coluna: “uma fatia considerável, e talvez majoritária, de nossa sociedade, não veja alternativa viável ao que está aí, seja pela esquerda, seja pelo centro”.

>> Especial: tudo sobre a vacina da Covid-19

Sim, é importante destacar que Bolsonaro encampou o discurso com apelo popular. O fez montado principalmente no auxílio emergencial, que alcançou uma fatia considerável dos brasileiros, principalmente os mais pobres. Os R$ 600 mensais representam um valor muito superior ao que é pago pelo Bolsa Família, além de ter uma abrangência mais ampla. Esse programa de renda permitiu que, em plena pandemia, o país chegasse ao menor nível de miserabilidade de sua história, gerando melhora no padrão de vida em cerca de 23 milhões de lares. É claro que um resultado desses tem reflexos políticos e impactam na aprovação do presidente. Mas será que apenas isso explica os indicadores positivos de Bolsonaro?

Além da entrega de obras e criação de programas sociais, que são facilmente perceptíveis pelo conjunto da sociedade, o presidente vem sendo beneficiado pela vitória de seu discurso político, que é dividido em três eixos, todos eles conexos.

O primeiro eixo é o da volta à normalidade e reabertura econômica. Há um evidente cansaço do noticiário da pandemia e também da ideia de isolamento social. De tal modo que as pessoas voltaram às ruas e o registro de mortes diárias, apesar de estacionado em um patamar altíssimo, passou a ocupar o espaço de rodapé nos destaques do dia. A anormalidade foi normatizada a partir do convencimento de que a doença é um fato dado com o qual teremos de lidar. “Vamos tocar a vida”, disse Bolsonaro na véspera de atingirmos a marca de 100 mil vítimas. E é isso que a maioria está fazendo, apesar do risco gigantesco.

O segundo eixo é o da responsabilidade pela situação atual. Um dos dados mais interessantes da última pesquisa do Datafolha é que apenas 11% dos entrevistados apontam Bolsonaro como principal culpado pela pandemia. 47% acham que ele não tem culpa nenhuma. E, apesar de muitos acharem esse resultado surpreendente, faz todo o sentido. As decisões do STF que garantiram autonomia para Estados e Municípios especificarem graus maiores de restrições sociais também acabaram por blindar o presidente, que imediatamente passou a dizer que estava impossibilitado pelo Judiciário de tomar medidas. Ficou na confortável situação de repassador de recursos. De modo que o efeito da pandemia na atividade econômica e na vida social acabou colando nos governadores e prefeitos, que passaram a ser vistos como inimigos dos empresários, autoritários e corruptos. Os causadores da crise, portanto.

Por fim, também colou o discurso do “remédio do Bolsonaro”. A cloroquina caiu literalmente na boca no povo, insuflada pelo presidente em atos públicos. Apesar das pesquisas mais precisas mostrarem que ela não é eficaz contra o coronavírus, o apelo aqui se dá no campo da fé. A falta de um tratamento específico para uma doença que se dissemina com rapidez abre o flanco para o messianismo em busca da cura, que é explorado pela propaganda de um remédio que é vendido na base do “se não tem tratamento, vai esse” e do  “afinal, alguns médicos dizem que funciona”. E não é preciso de mais do que apenas alguns médicos para se darem ares científicos ao que é mera presunção desprovida de evidências.

Em resumo, a narrativa de Bolsonaro é muito simples: consiste em dizer que o cenário atual lhe foi imposto pelo STF, pelos governadores e pelos prefeitos, e que a única coisa que ele pode realmente fazer é tentar compensar tudo usando recursos públicos. O endividamento do país, o fechamento de empresas e o desemprego, portanto, seriam culpa dos outros, que impediram o país de decolar. Até as mortes seriam evitadas se o protocolo da cloroquina, que ele tanto defende, fosse adotado uniformemente.

Some as ações tangíveis com um discurso que tem verossimilhança e apelo popular e você terá um forte conjunto de fatores que permitem a consolidação do senso comum de que Bolsonaro tem razão e está fazendo o que pode, apesar de muitos tentarem lhe atrapalhar. É claro que isso é falso, mas o que importa é a percepção que se criou na cabeça das pessoas. E nisso Bolsonaro e seus aliados estão sendo muito bem sucedidos.

Conteúdo editado por:Rodrigo Fernandes
34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • G

    glauciene rodrigues da rocha

    ± 10 horas

    a verdade é única... a bolha está fora da realidade das pessoas comuns. pobres tem opinião... só não eram ouvidos... queremos apenas a informação, e nós concluiremos o que pensamos... o que deixa a oposição estarrecida é descobrir que eles nunca nos representaram.... nunca alguém perguntou como os pobres realmente se sentiam, querendo realmente ouvi-lo ... o povo real que tem uma luta diária real , com problemas pontuais reais, que não são ideologias utópicas , descobriu que tem voz.... e uma voz que ecoa muito alta trazendo desconforto para aqueles que achavam que falava em nome do povo fora da redoma e da bolha do faz de conta ..... o povo não é burro apenas se calou .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    ± 24 horas

    "É claro que isso é falso, mas o que importa é a percepção que se criou na cabeça das pessoas" que jornalista mané. Apontou todas as verdades e depois negou, bem coisa de esquerdopata mesmo. E mais um detalhe precisou semana passada a China admitir que a Cloroquina tem capacidades terapêuticas para a mídia de esquerda silenciar , vão dizer o que agora?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 2 dias

    É impressão minha ou esse jornalista tem uma fixação pelo Bolso?? Tira ele dá cabeça jovem!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 24 horas

      Bolsonaro mora na cabeça dele sem pagar aluguel...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 2 dias

    O jornalista precisa se informar melhor sobre a eficácia de medicamentos, essas coisas levam tempo e até pra descartar precisa aguardar, o q não faz sentido é deixar de usar porq não se tem comprovação e depois, se for comprovada, se arrepender de não ter usado e deixado de salvar muitas vidas. No mais é aquele discurso arrogante arrotando superioridade com fixação no atual presidente, fato comum aos jornalistas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria de Fátima Sonati

    ± 2 dias

    Gostei bastante da análise feita. Só não concordo com a afirmativa, em caráter de verdade absoluta, de que antiparasitários como a HCQ não possam ter eficácia no tratamento precoce da COVID. Em minha opinião, aqui se comete o mesmo erro criticado, ao revés. Há diversos trabalhos científicos sérios, publicados em bons veículos especializados, mostrando que essas drogas, usadas da fase 1 da doença, apresentam certa eficácia, reduzindo o número de pacientes que evoluem para as duas outras fases. Há tbm o testemunho de médicos que atuam no front da pandemia e são favoráveis às drogas. Mas o boicote é gigantesco! Sugiro que, nesse aspecto, o autor se informe melhor e evite ser contundente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Richard Robspierre Pedro de Albuquerque

    ± 2 dias

    Não adianta insistir q a Cloroquina não funciona, até a OMS (após a China, claro) já admite a eficácia. Por que insistir nisso? Por que não dizer, desculpe nos baseamos em dados incorretos e vamos "tocar a vida". Afinal, é isso que a gde maioria da população quer fazer e não deixam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laércio Barbosa de Oliveira

    ± 2 dias

    Acho que o Guilherme acertou no ponto em que diz: "A repórter Amanda Audi, do site The Intercept Brasil, chegou a dizer que o resultado do Datafolha representava um “choque de realidade necessário”, e admitiu que ela e outros estão em uma “bolha” de “críticas, indignações, lacrações”. Ao não aceitar ou, pelo menos, tentar aceitar que o Bolsonaro possa estar certo, ele se coloca na mesma bolha da esquerda indignada e lacradora que não aceita a situação de que o povo pode ter mudado de opinião.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Aleksandro Figueiredo

    ± 2 dias

    No geral, o texto está bom e reflete a realidade. Entretanto, afirmar que "as pesquisas mais precisas [mostram] que [o remédio] não é eficaz contra o coronavírus [...] e não é preciso mais do que apenas alguns médicos para se darem ares científicos ao que é mera presunção desprovida de evidências" desconsidera os resultados de pesquisas mais recentes e sugere que o número de médicos que apoiam e se utilizam do tratamento é bem menor do que a realidade. Além disso, não leva em conta os princípios e a história da medicina, em situações em que não existe nenhum medicamento validado pelo método científico e os médicos têm como guia apenas sua experiência, o bom senso e as próprias evidências.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEOMAX SOUTO RIBEIRO DA COSTA

    ± 2 dias

    37 x 34 é empate técnico. Se é assim, o Lula deveria ter sido um ótimo presidente. Veja: Acima das expectativas, Lula encerra mandato com melhor avaliação da história Opinião Pública - 20/12/2010 00h00 Baixe esta pesquisa DE SÃO PAULO O presidente Lula encerrará seu mandato na Presidência da República no auge de sua popularidade. Após sete anos e 11 meses de governo, 83% dos brasileiros adultos avaliam sua gestão como ótima ou boa - com isso, repete a marca de outubro, a mais alta já alcançada por um presidente na série histórica do Datafolha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LEOMAX SOUTO RIBEIRO DA COSTA

      ± 2 dias

      Apenas pra completar. Na verdade foi a pior praga que passou pelo Planalto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 3 dias

    Evita Peron tambem tinha um alto indice de aprovacao !!! Olha a Argentina peronista como esta !!!!! Em qualquer empresa ..o cara mais odiado é aquele que controla tudo ..nao deixa os outros gastarem ...ninguem gosta dele !!!! Administrador..lider é aquele que faz o que a maioria nao gosta !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    ± 3 dias

    Por que sera que os corruPTos e debiloides odiam tanto o presidente..??...secou a teta....vao trabalhar vagabundaiada

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Decio mango

      ± 3 dias

      odeiam

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    ± 4 dias

    Texto interessante, apesar da evidente má vontade do articulista com o presidente que é, indiscutivelmente, um cara popular

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hermes Rossi

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio augusto pepe caporossi

    ± 4 dias

    aliás, seria interessante o autor ler as notícias de ontem... a China recomenda a cloroquina... eles também caíram no "conto do Bolsonaro?" infelizmente a imprensa tomou partido político, agindo contra esperando que alguns derrubassem por conta de eventuais erros. fora que hoje saiu a notícia de que o Brasil recuperou-se mais rápido e melhor do que outros países emergentes... é muita "má notícia" para a extrema imprensa.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sidney donato de oliveira

    ± 4 dias

    Como sempre para esse redator tudo que o governo Bolsonaro faz e falso. Mude o lado do disco jovem já esta ficando feio para sua biografia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jim Kirk

    ± 4 dias

    De novo, a esquerda alimenta o Bolsonarismo Foi tanta revolta, tanto piti, tanta negação, que ele acaba sendo considerado certo. Num meio de histéricos contra, ele surge como algo mais coerente. Mesmo não sendo algumas vezes

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 4 dias

    Engraçado, meu irmão é médico e vem receitando o tratamento precoce contra COVID, que inclui hidroxicloriquina. Afirma com segurança que o kit tem eficácia contra COVID, se tomado na fase 1. Minha irmã possui doutorado em medicina e também vem receitando o tratamento precoce como melhor alternativa no momento. E pasmem, a imensa maioria dos colegas médicos está tomando remédios de forma preventiva (ivermectina e muitos até a hidroxicloriquina). O contágio tem sido quase nulo e nenhum profissional morreu de COVID no hospital em que ele trabalha. A realidade já atropelou o discurso da esquerda, como sempre acontece.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      LEOMAX SOUTO RIBEIRO DA COSTA

      ± 2 dias

      Essas pessoas certamente fazem parte da maioria que nada sofre com esse vírus, quer tomem ou não qualquer medicamento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 4 dias

      Outro detalhe, o primeiro compromisso dos médicos não é com a ciência, mas com a saúde e a vida dos pacientes. Mandar pacientes para casa sem qualquer tratamento, no caso de um vírus letal (mesmo que raramente) não é conduta digna para um médico. Os remédios do kit de tratamento precoce são antigos e consagrados, seu uso é seguro (quase sempre sem efeitos colaterais). O risco-benefício se justifica plenamente. O que está provado que não funciona é quarentena de pessoas saudáveis, uma medida tirânica, ineficaz e sem qualquer fundamento científico.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andre Passos

    ± 4 dias

    Esse é mais um que se contraísse o vírus "comeria" cloroquina com farofa ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 4 dias

      Eu sei que a turma do Foro de São Paulo é adversária, mas, segundo o UOL, até a China aconselha o tratamento precoce com hidroxicloroquina.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE VALDIR SARTORI FILHO

    ± 4 dias

    2022 a esquerdalha pode já chorar... A faixa não sai do peito do capitão. Graças a Deus!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 4 dias

    Vamos sentir saudade de Jair Messias Bolsonaro quando ele deixar o governo 2026 . É , disparado, o maior presidente que o Brasil já teve eleito pelo povo. não contando a época dos militares, que colocaram o Brasil nos trilhos. Vamos ver o quanto esta esquerda fez de mal para o nosso paÍs destruindo familia, economia , segurança , saude e educação. Quem viver verá.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eliana

    ± 4 dias

    O povo é pragmático, discursinho utópico e ideológico é pra quem tá com a geladeira cheia, dinheiro na conta e aplaudindo o fique em casa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Barao

    ± 4 dias

    Macalossi, falso é, na verdade, o seu argumento. Será que é difícil perceber que o presidente tem apoio popular porque age efetivamente, seja com entrega de obras, auxílio emergencial, confiança econômica, governo probo e um discurso que é o mesmo desde o tempo de campanha? Isso que é governar. O povo admira e agradece.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 4 dias

    Guilherme .. sou parte desta parcela que "apesar de" votaria novamente em.Bolsonaro ..é necessário que se entenda que há muita coisa neste governo que atende as expectativas de muitos brasileiros

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    HGO

    ± 4 dias

    Você está estudando e saindo da bolha! Encontrou um espelho! Falta pouco pra se livrar

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 4 dias

    Qualquer coisa é melhor que esquerdista asqueroso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 4 dias

      Falou tudo, qualquer coisa é melhor do que PT e puxadinhos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 5 dias

    Para sucumbir de vez só falta a esquerda querer usar a cor amarela pra imitar. Vai ser um show de horrores e muito engraçado. Assim como foi qdo o Haddad quis usar a bandeira do Brasil nas eleições.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    ± 5 dias

    O povo não é bobo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]