i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

High End

Foto de perfil de High End
Ver perfil

A trajetória de um gênio

  • PorMarcus Contin
  • 21/02/2019 08:30
A trajetória de um gênio
| Foto:

Karl Lagerfeld nos deixou na última terça-feira, em Paris. O motivo ainda não foi divulgado, mas quem assumirá a direção criativa da Chanel já: Virginie Viard, assistente do estilista por mais de 30 anos.

 

Virginie Viard, a mais nova diretora criativa da Chanel. (crédito: Reprodução / Angela Weiss /

Virginie Viard, a assistente de Karl Lagerfeld é agora diretora criativa da Chanel. (crédito: Reprodução / Angela Weiss /

 

Nascido em 1933, em uma Hamburgo em plena escalada do nazismo, Lagerfeld sempre preferiu se vestir com excentricidade, mesmo em tempos de estética nazista. Sua mãe Elisabeth, que ja havia vendido lingeries em Berlim, nunca hesitou em defender o jovem Karl do bullying que sofria.

 

Lagerfeld ja tinha um estilo irreverente para a época. (crédito: divulgação).

Lagerfeld ja tinha um estilo irreverente para a época. (crédito: divulgação).

 

Foi aos 19 anos que Lagerfeld se mudou para Paris, certo de que queria trabalhar com moda, e em 1955 viu sua carreira decolar ao ganhar um concurso em Paris e se tornar assistente de Pierre Balmain. A partir daí o alemão só fez mais sucesso, estando à frente da Fendi desde 1965, estreando como diretor criativo da Chanel em 1983, quando contrariou conselhos de pessoas próximas, que diziam que a marca estava acabada.

 

Lagerfeld viu sua carreira crescer quando ganhou um concurso em Paris. (crédito: divulgação).

Lagerfeld viu sua carreira crescer quando ganhou um concurso em Paris. (crédito: divulgação).

 

Lagerfeld, no entanto, modernizou as estruturas da Chanel e resgatou a essência da marca, levando irreverência às tradicionais jaquetas tweed da grife, incorporando brilhos e formas mais leves às peças, além de referências da cultura pop atual para os conhecidos designs da fundadora, Gabrielle Chanel.

 

O primeiro desfile de Karl Lagerfeld como diretor criativo da Chanel, em 1983. (crédito: reprodução).

O primeiro desfile de Karl Lagerfeld como diretor criativo da Chanel, em 1983. (crédito: reprodução).

 

Seus desfiles emblemáticos eram conhecidos por serem impecáveis e criativos, foi ele quem inspirou as maiores grifes a desfilarem suas coleções em locações cada vez mais exuberantes, criando, há 16 anos atrás o Métiers d’Art da Chanel. Destaque para o desfile de primavera/verão de 2015, onde ele recriou uma manifestação, com as modelos segurando cartazes e megafones, em uma mega estrutura no Grand Palais de Paris que recriava uma rua intitulada Boulevard Chanel.

 

 

Além disso, o estilista criou sua própria marca de sucesso ‘Karl Lagerfeld‘, e tinha uma gata birmanesa quase tão conhecida quanto ele, que é herdeira da fortuna de Lagerfeld. A Choupette tem 200 mil seguidores no Instagram e ja foi protagonista de um livro, de campanhas publicitarias e até de uma coleção de acessórios felinos.

 

A gatinha Choupette ficou com uma parte da herança de Karl Lagerfeld. (crédito: reprodução).

A gatinha Choupette ficou com uma parte da herança de Karl Lagerfeld. (crédito: reprodução).

 

Pelas redes sociais, o clima foi de luto pela morte de um dos grandes gênios do século XX, que deixou um legado imenso para a moda. Celebridades como Linda Evangelista, Anna Wintour, Rihanna e até concorrentes como a LVMH prestaram suas homenagens ao Kaiser da moda.

 

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.