| Foto:
CARREGANDO :)

O paranaense John Lineker começa uma nova página no UFC neste sábado (5), em Las Vegas (EUA).

Depois de seis vitórias em oito combates na categoria mosca, o lutador de 25 anos, natural de Paranaguá, lutará pela primeira vez no peso-galo – o adversário é o americano Francisco Rivera, 33. Estreia forçada, reflexo direto das repetidas falhas para ficar dentro do limite de 56,9 kg (contando a tolerância de 200 gramas para disputas que não valem título).

Publicidade

Ao todo, Lineker não bateu o peso cinco vezes, fato que irritou demais a organização do evento. Pior, os erros comprometeram sua chance de disputar o cinturão. Na mesma noite, o americano John Dodson tenta destronar o campeão Demetrious Johnson. Posição de desafiante que muito provavelmente seria do brasileiro.

Apesar do recomeço, a meta continua grande. “É claro que não vai ser fácil, mas o objetivo continua o mesmo. Quero fazer boas lutas e buscar o título”, garante Lineker ao blog. “Agora o peso [61,2 kg] vai ser tranquilo [para bater]. É uma categoria que já era minha quando lutava no Brasil”, emenda.

Se terá de enfrentar adversários maiores e mais pesados (já que há um dia de intervalo entre a pesagem e a luta) pela frente, Lineker também vê pontos positivos por voltar à uma divisão onde se sente em casa. Ele viajou aos Estados Unidos com aproximadamente 63,5 kg, então chegar ao limite dos galos não será problema. E o corte de peso mais saudável certamente irá ajudar no octógono.

Publicidade

“Vou recuperar bem mais. Não vou chegar tão quebrado fisicamente como chegava antes. Com certeza vou estar mais forte”, explica o lutador de 1,59 m e 12 nocautes na carreira.

“Prefiro ter um atleta mais leve, mas em compensação lutando do seu ápice, do que mais pesado, só que lento e fraco”, concorda o treinador Ocimar Costa, que assumiu os treinos do lutador em fevereiro de 2014 e segue está invicto, com dois triunfos.

Sequência que deixa o parnanguara confiante contra Rivera, mesmo com o comprovado poder de nocaute do rival – oito das 11 vitórias do americano foram por nocaute. “Esse cara é muito duro, um nocauteador. Tem a mão pesada e vem para cima. Não vai ser uma luta fácil para mim. É uma prova de fogo. Mas lutando com ele, posso encarar qualquer um”, prevê.

Transmissão

O UFC 191 começa às 20h de sábado, com transmissão somente pelo canal Combate.

Publicidade

Card Principal – inicia às 23h
Demetrious Johnson x John Dodson – pelo título dos moscas
Andrei Arlovski x Frank Mir
Anthony Johnson x Jimi Manuwa
Corey Anderson x Jan Blachowicz
Paige VanZant x Alex Chambers

Card Preliminar – inicia às 20h
Ross Pearson x Paul Felder
Francisco Rivera x John Lineker
Raquel Pennington x Jéssica Andrade
Clay Collard x Tiago Trator
Joe Riggs x Ron Stallings
Nazareno Malegarie x Joaquim “Netto BJJ”