i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Madeleine Lacsko

Foto de perfil de Madeleine Lacsko
Ver perfil

Reflexões sobre princípios e cidadania

#TwitterDevolveMinhaConta: O que será do deboche sem a gente na plataforma?

O casamento desandou havia anos, mas subitamente o Twitter resolveu romper a relação comigo e com Joselito Müller sem dizer qual foi a gota d’água.

  • Madeleine LacskoPor Madeleine Lacsko
  • 28/01/2021 13:29
#TwitterDevolveMinhaConta: O que será do deboche sem a gente na plataforma?
| Foto: Bigstock -

Há relações que sabemos ser para toda uma vida. Outras, pelo contrário, por mais que tentemos prolongar, sabemos que o fim é inevitável. Minha relação com o Twitter começou em 2007, passamos bem pela famosa crise dos 7 anos. O ano que supostamente seria a grande comemoração dos 10 anos, nossas bodas de zinco, foi aquele em que me senti a própria gata em teto de zinco quente. Cada vez em piores companhias, gente baixa, até uns que cobrem a cara antes mesmo que fôssemos obrigados a usar máscaras.

Começaram então as mentiras. Esse ponto do relacionamento é decisivo. Deixei claro ao Twitter que sabia de tudo e estava disposta a dar mais uma chance. Ele garantia que iria mudar e fazia cada vez pior. O fim era inevitável, mas eu adiava por causa das crianças, meus seguidores. O que seria do deboche nessa pátria de chuteiras sem a minha presença para organizar tudo? Agora, o Twitter simplesmente me trancou para fora de casa sem dar uma palavra. Não atende a campainha, desligou o telefone, bloqueou no zap.

Sempre pensei em um fim grandioso, um evento monumental que nos levasse a decidir de forma inequívoca a impossibilidade de prosseguir com a relação. E houve vários, coisa de filme. Teve até polícia, Ministério Público e juiz no meio. Imaginava um evento épico, traumático, para o qual eu já havia decorado um trecho de Ex-Amor, do Martinho da Vila:
Não chorei!
Como um louco eu até sorri,
Mas no fundo só eu sei
Das angústias que senti.
Sempre sonhamos
Com o mais eterno amor.
Infelizmente,
Eu lamento, mas não deu...
Nos desgastamos
Transformando tudo em dor,
Mas mesmo assim
Eu acredito que valeu.

Então eu sairia chorando minha dor feito homem pelos quatro cantos, bradando contra tantas injustiças que sofri, conclamando o Brasil a se manifestar a meu favor e contra o Twitter. Nada disso, apenas o silêncio e a porta trancada. Algumas amigas me disseram que esse comportamento chama-se "ghosting". Gostaria muito de entender qual foi a gota d'água e também dizer de volta minha meia dúzia de verdades entaladas na garganta. Na impossibilidade de ser ouvida pelo Twitter, digo a vocês.

Desconfio que há uma orquestração internacional das elites contra o sucesso do deboche no Brasil. Não foi apenas comigo que o Twitter rompeu relações sem dar a menor explicação, também o fez com o bravo Joselito Müller, uma das amizades mais lindas que fiz pelas redes sociais. O inventor do jornalismo destemido publicou fake news sobre mim, eu liguei para ele soltando os cachorros e nunca mais nos separamos. Agora, estamos ambos expulsos desse paraíso.

Conto a história desde o começo do nosso fim, em 2017, justamente quando Joselito Müller e eu nos conhecemos em circunstâncias tão amistosas. Justamente nessa época, o Twitter começava a ficar cada vez mais envolvido com más companhias e cada vez mais cheio de desculpas esfarrapadas diante do estrago que elas causavam. Tentei de tudo. Conversei com os diretores, amigos apelaram fazendo reportagens contando meu caso e, no final das contas, só me restaram a polícia e o juiz. Nem assim o Twitter entra na linha.

Sempre fui contra expor, após o término, as mensagens trocadas entre as partes. Mas, diante do desamparo em que Joselito Müller e eu nos encontramos no momento, sem ter um argumento sólido para apertar o botão do vitimismo e conclamar o país em nossa defesa, é o que me resta. Obviamente, não compartilharei todos os episódios e pouparei os mais picantes, tristes e violentos. Vamos apenas a um dia trivial, mais um em que eu disse ao Twitter que os amigos dele estavam passando de todos os limites, mas ele discordava.

O que me disse o amigo do Twitter, para mim, além do limite de uma relação saudável
O que me disse o amigo do Twitter, para mim, além do limite de uma relação saudável

Não quis causar tumulto nem mais confusão entre amigos. Amizade de gente desse naipe vocês imaginam a montanha russa que é. Não seria eu a piorar as coisas. Foi em confidência que disse ao Twitter o que pensava. Da maneira mais fria, ele me disse que não havia nada de errado com a forma como seus amigos me tratavam.

Twitter dizendo que não achava nada de errado na forma como os amigos dele me tratam
Twitter dizendo que não achava nada de errado na forma como os amigos dele me tratam

Resolvi apelar aos amigos mais sensatos que ainda restavam ao Twitter, aqueles que já haviam segurado a barra em momentos de crises muito mais graves, como esta:

Ocasião em que um amigo sensato do Twitter me ajudou a resolver uma crise de relacionamento
Ocasião em que um amigo sensato do Twitter me ajudou a resolver uma crise de relacionamento

Efetivamente circulou o endereço, felizmente da escola antiga, como soubemos quando amigos amáveis e desavisados apareceram perguntando pelo menino que não estudava mais lá. Nessa situação tão besta, de um despeito apenas, partindo de uma pessoa e que chegava já a 50 mil tweets, seria muito mais calmo. Apelei ao mesmo amigo. Foi em vão. Nessa noite confidenciei a Joselito Müller: é o começo do fim.

Pedido para que o amigo sensato do Twitter sensibilizasse seu coração
Pedido para que o amigo sensato do Twitter sensibilizasse seu coração
Amigo sensato se desculpando por não poder interceder
Amigo sensato se desculpando por não poder interceder

Foi a partir desse ponto, quando o Twitter imaginava que eu deveria aceitar qualquer desatino das más companhias com quem andava, que nosso amor se transformou em bom dia. O diálogo passou a se dar apenas nos tribunais, mas ainda assim mantínhamos em público a aparência de casamento. Casamento ruim, aliás. Com direito a alfinetadas para quem quisesse ver. Agora, trancada para fora sem a chave de casa, minha senha, nem o bate-boca mais eu tenho.

Nossa relação se converteu numa frieza tamanha que o juiz nem fala com o Twitter, fala com as más companhias. Mais fácil dizer a elas os limites. A resignação é algo que se instala na alma aos poucos até que a tome por completo. Foi assim comigo. Continuamos levando aos trancos e barrancos. Teve a fase da paixão avassaladora do Twitter pelo Sleeping Giants e, de novo, toda aquela turbulência de más companhias. O cancelamento e o discurso de ódio para combater o cancelamento e o discurso de ódio reúne só a fina flor da intelectualidade nacional. E, mais uma vez, crêem que eu tenho de tolerar todo tipo de abusos. Seguimos em frente, sabemos como é o Twitter.

Dias atrás, um funcionário da secretaria da Presidência da República investigado por comandar o gabinete do ódio entrou no Twitter. Ele não tinha conta com o próprio nome e o próprio rosto, mas já chegou com selo azul desde o seguidor número zero. abusivo com o Twitter alertou da intimidade do flerte. Eu alertei Joselito Müller. Foi em vão, humorista não tem freio na língua. Ele foi provocar Carlos Bolsonaro e, coincidentemente, acabou banido da plataforma.

Verdade seja dita, era uma piada de péssima qualidade. Já disse ao Joselito Müller que talvez seja o caso de uma piada tão ruim que gera banimento. Sem nenhuma explicação sobre qual regra foi infringida nem qual a postagem que infringiu uma regra, a conta do humorista foi tirada do ar. Ele é autor do livro "Tarde Demais para Pedir Bom Senso". Não era apenas um título, era uma profecia.

Diante das lágrimas e soluços potiguares de Joselito Müller, não consegui conter o impulso de solidariedade. Coloquei o humorista de volta na plataforma ao vivo, durante uma hora, na minha própria conta. Estávamos, além de nós dois, Claudio Manoel (Casseta & Planeta) e Thiago de Souza (Os Marcheiros). Não contente, ainda fiz um artigo dizendo a todo mundo sobre a relação entre o Twitter e Nicolás Maduro. Confesso que debochei do Twitter, mas foi por despeito, ciúme, mágoa, tudo acumulado. Peço perdão por mim e por Joselito. Sei que fizemos algo grave, bem mais grave do que aquilo que me fizeram os amigos do Twitter. Lanço a hashtag #TwitterDevolveMinhaConta

Não tive nem direito ao tapa na cara final. Ainda consigo entrar no Twitter pulando o muro ou metendo o grampo na fechadura, via aplicativos de programação de postagens, como Etus e Streamyard. Depois que os amigos do Twitter tentaram invadir minha conta, ele próprio me aconselhou a ativar a verificação em duas etapas. Para entrar no meu perfil, eu coloco a senha e ele me manda uma mensagem no celular. Posto o código recebido e então entro. Ele não mandou mais, simples assim.

Ali, na mensagem automática, o Twitter me diz que tenho outra alternativa, a chave mestra que ele me deu nos bons tempos dizendo que abriria seu coração por toda a vida. Trata-se de uma senha mandada ao meu e-mail para postar caso falhe o envio de mensagem da verificação em duas etapas. Tentei. Nada.

Mandei e-mail, entrei em contato com o suporte, mandei correio elegante, telegrama animado, tudo o que minhas forças permitiram. O Twitter tem uma pedra no lugar do coração. Não me dá a chave de casa nem aceita Joselito Müller de volta. Ele tem todo o direito de fazer isso, a vida é dele, mas também temos o direito de saber os motivos. E nossos seguidores, tão apegados ao deboche, têm o direito de saber por que serão privados dele. #TwitterDevolveMinhaConta

Sei que todos vocês têm coisas mais sérias a fazer. Estou eu aqui falando de amor e relacionamento. Enquanto isso o mundo tem empresas bilionárias, de ação continental, acusadas de calar determinadas vozes e potencializar outras segundo seus próprios interesses. E essas empresas são tão gigantes e com tantas funções diferentes que hoje se converteram em medidadoras do pleno exercício da cidadania. Há também uma pandemia e desinformação que prejudica o combate ao vírus e tritura a saúde mental das pessoas. Sei de tudo isso e estou falando aqui de dores do coração. Todos já passamos por isso, espero que compreendam.

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • I

    Isaac Souza

    31/01/2021 12:57:23

    A Gazeta já poderia ter te cancelado Você Faz um jornalismo rasteiro e inconsequente

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      mup

      30/01/2021 2:01:39

      Madeleine, ConTotte conosco. Essa covardia deve e tem que ser denunciada. Trata-se de um atentado ( não há razão para escolher palavras!) a liberdade. Trata-se de uma chantagem clara, de uma imposição aos que dissentem. Torço para que mais e mais pessoas tomem consciencia do que está acontecendo e comecem a denunciar e agir contra esse nova forma de censura dos tempos atuais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcos Rodrigues

        29/01/2021 12:41:04

        É um monstro que vocês jornalistas ajudaram a criar. Enquanto a água não batia na bunda de vocês estava tudo bem...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • Z

          Zyss

          29/01/2021 12:17:15

          Fez uma nova conta que no nem mil seguidores madaleine fiasco.... Kkk

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zyss

            29/01/2021 12:16:31

            Bem feito, fez campanha em favor da censura e era mal educada com os tais anônimos, agora só falta a gazeta te cancelar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              CLEITON SACOMAN

              29/01/2021 11:45:58

              Simplesmente fantástico. Parabéns!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • O

                Oirad Ojuara

                29/01/2021 10:13:50

                Excelente! Humor ácido é o que sobra! Verdadeira obra de arte! Vou sair do Twiter também. Só aguardando o Parler voltar.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tereza Coutinho

                  29/01/2021 3:47:27

                  Não tenho conta no Twitter...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcilio Monteiro de Souza

                    28/01/2021 23:12:09

                    Sabemos que não há mal que não traga um bem, levanta sacode a poeira e dar a volta por cima, a pior coisa do mundo é lidar com gente burra que não entende uma brincadeira. Um abraço.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      RADAMES MANOSSO

                      28/01/2021 22:37:34

                      É um privilégio ser cancelada pelo Twitter. Agrega valor ao seu currículo. Parabéns.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jfaraujo

                        28/01/2021 22:18:11

                        Eu avisei, o commybird está bloqueando a galera toda, bloqueou a minha tb, eles não sabem a furada que estão entrando, é uma empresa capitalista, vão falir, tirem print deste comentário e verão

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Renata de Paula Xavier Moro

                          28/01/2021 21:51:29

                          Muita gente já está se enchendo e cancelando suas contas nessas redes, por motivos variados. A reação ainda é tímida mas já começou. Difícil fica pra quem depende delas pro seu trabalho.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            renato mello

                            28/01/2021 21:31:21

                            Lamento pela sua exclusão do Twitter, Madaleine. Para vc, jornalista, deve ser uma ferramenta muito importante e que deve gerar muitos contatos e também pelas possibilidades profissionais/pessoais bem como a oportunidade de expor suas ideias. Quanto a mim só tenho mesmo FB e mesmo assim já estou compilando todos os aniversariantes que ainda não estão na minha agenda e em breve vou desligá-lo. Se não querem vozes conservadoras defendendo pluralidade de opinião então para mim não serve. Continuo gostando de sua visão crítica, muitas vezes ácida, a cada novo tema publicado, ainda que as vezes não concorde com suas considerações, desejo-lhe muitos anos aqui na GP.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • O

                              Oirad Ojuara

                              29/01/2021 10:16:13

                              Cancelei minha conta do Facebook na semana passada.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Ronaldo

                              28/01/2021 23:01:36

                              Facebook só serve pra nos notificar dos aniversários mesmo.. já cancelei minha conta a tempos

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Flávio Luís Pfeiffer Lora

                            28/01/2021 19:51:17

                            Eles querem deixar na rede somente a verdade deles. Pode ser de esquerda, direita, para cima ou para baixo. Só vai valer a vontade de Jack.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Martins Donizete

                              28/01/2021 18:52:49

                              Simplesmente assim: censura. E ainda tem jornalista "do bem" que defende calar a pouco de outros jornalistas ou o público em geral. Não pensei que ia viver para ver isso.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alessandro de Paula Alvarenga

                                28/01/2021 18:08:09

                                A gente poderia colocar a Grande Marrom cantando Garoto Maroto. Madá sempre com inteligência afiada e humor além do normal. Sensacional.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  Waldemir

                                  28/01/2021 17:52:17

                                  Belo texto, e bela analogia, kkkk, e desculpa pela risada. A política dessas redes agora é: Fale e se enquadre no que quero e o que acho certo! Seu caso é muito sério, podem realmente estar te boicotando e depois alegar algum problema técnico qualquer!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Waldemir

                                    28/01/2021 17:44:10

                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carlos Silva

                                      28/01/2021 17:26:00

                                      estas redes estão cada vez piores. Até mesmo para se divertir, a coisa complica. Não dá pra dizer que o líder está inchado de tanto leite condensado. E que tem um topete ridículo (só falta se pintar de laranja... mas... laranja? já tem, né?)

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.