Os clubes com marca mais valiosa entre os 20 do Brasileirão| Foto:

A consultoria BDO Brazil publicou nesta quarta-feira (27) um estudo com o valor de marca de 40 clubes brasileiros. Aqui, você encontra o ranking considerando apenas as 20 equipes que disputam o Brasileirão de 2017.

CARREGANDO :)

LEIA MAIS: Estudo avalia valor de marcas dos clubes; veja posição de grandes do estado

A análise da consultoria leva em consideração 40 indicadores diversos. E três pontos sintetizam a análise: mercado (onde está inserido), torcida (consumidores) e receita (tudo que consegue reverter com a exposição da marca).

Publicidade

Veja abaixo a colocação com o recorte dos participantes do Brasileirão:

Veja abaixo a colocação no geral:

A primeira colocação é ocupada pelo Flamengo. O Rubro-Negro carioca tem valor de marca de R$ 1,693 bilhão. Posição que desfruta desde 2015, quando pulou da segunda colocação para a liderança, superando o Corinthians.

A justificativa é simples. Na análise da BDO, o Fla conta com a maior torcida do país, tem ampla representatividade nas redes sociais (só no Facebook são mais de 10 milhões de seguidores), maior receita com contratos televisivos e maior receita do país.

Publicidade

Em segundo lugar aparece o Corinthians, com valor de marca de R$ 1,593 bilhão. O Timão já desfrutou da liderança como marca mais valiosa do país por cinco anos, mas perdeu o trono em 2015, com a ascensão do Flamengo.

LEIA MAIS: PPV do Brasileirão: saiba como é a polêmica divisão da Globo

Apesar da queda, segue com presença forte. E na avaliação da consultoria, tem o suporte do maior número de seguidores no Facebook (mais de 11 milhões), elevado público e ticket médio, contrato televisivo elevado e maior receita com patrocínio dos últimos cinco anos.

Publicidade

 

Fechando o pódio, aparece o Palmeiras. O Porco tem valor de marca de R$ 1,123 bilhão manteve a terceira colocação, posição que já ocupava no ano passado após ser o quarto lugar desde o início da análise, em 2009.

Segunda a avaliação da BDO, os trunfos do Alviverde paulista são: maior receita com patrocínio e publicidade do país (com a parceira Crefisa), líder de público e renda, sócio torcedor de referência e maior canal de Youtube da América Latina.

Publicidade