• Carregando...
Avant-première da Veuve Clicquot com cardápios muito especiais em Curitiba
| Foto:
Divulgação
Alguns rótulos do champagne Veuve Clicquot que serão degustados na semana que vem, em Curitiba.
Divulgação
Dominique Demarville, chef de cave da Veuve Clicquot estará em Curitiba com harmonizações nos restaurantes Manu e Durski.
Divulgação

Dominique Demarville, uma das principais personalidades do mundo do vinho, estará em Curitiba na próxima semana. O chef de cave da Veuve Clicquot tem agenda cheia para o pouco mais de um dia por aqui, ocasião do lançamento oficial da safra 2004 dos inigualáveis champagnes por ele produzidos.

A programação de Demarville começa no almoço do dia 19, no Restaurante Manu, somente para convidados muito especiais (com lugares marcados) à Avant-première da Safra 2004.

Sempre inspirada, a chef Manu Buffara concebeu o seguinte menu para o restrito rol dos privilegiados que estarão presentes.

Começando pelos Snacks, que serão Mini tartar de carne crua com neve de creme azedo e mini coentro, Espuma de feijão com couve e tartar de banana, Ovo pochet de codorna com waffle e pó de bacon e Gnocchi de araruta e mandioquinha com água de cogumelos e foam de coco.

Como entrada, de acordo com o cardápio oficial, será servida uma Sephia cozida a frio, com fios de batata com salsa de lichia e dill. Imagino tratar-se de uma lula, também conhecida como sépia em alguns corredores, devido ao nome científico de “Sepia Officinalis”. Mas também pode ser uma grande surpresa. Será?

O primeiro prato será Vieira grelhada com maçã glaceada e salada de algas, seguida por Beterraba glaceada no próprio suco, costelinha de porco em baixa cocção, salsa da gordura do assado e quinoa.

Como sobremesa, Sorvete de vanilla tonka, mousse desidratada, água de uva e espuma de creme brûllée.

No período da tarde, no Hotel Mabu (Centro), haverá uma degustação técnica para cerca de 30 pessoas, entre gerentes de lojas, garçons e sommeliers.

Champagnes da Cave Privée no Durski

À noite, no Restaurante Durski, acontece um Wine Dinner especial. Na ocasião, Dominique Demarville apresentará os champagnes da Cave Privée, uma coleção única de raros vintages selecionados por ele, além do avant-première da safra 2004, razão de sua visita ao Brasil.

O jantar harmonizado exclusivo terá um menu especial de quatro tempos, criado pelo chef Junior Durski, com o auxílio do crítico de vinhos Guilherme Rodrigues (aqui do Bom Gourmet) e será harmonizado com Veuve Clicquot Cave Privée Blanc 1980 e 1990 em tamanhos magnum, Vintage Blanc 2004 e 2002 e Veuve Clicquot Demi-sec.

A Veuve Clicquot Cave Privée é uma seleção de míticos vinhos cuidadosamente selecionados por gerações de Chefes de Cave da Maison Veuve Clicquot. Fruto da pura audácia, intuição e paixão, assim como da tenacidade dos viticultores da Maison. Cada champagne da coleção é sujeito a processos de dégorgement e dosagem que levam em consideração seu ano de produção e o tamanho da garrafa.

O jantar harmonizado do Durski começa com o Mise em bouche, que tem Terrine de foie Gras, Mini pastéis de camarões e Bolinhos de Robalo, escoltados pela Veuve Clicquot Vintage 2004 Blanc (avant-première).

Em seguida virá um Caviar Ossetra Malossol, servido sobre camarões, vieiras e lagostas, acompanhados de natas e fatias muito finas de pepinos. Na taça, Veuve Clicquot Vintage 2002 Blanc.

O primeiro prato será um Robalo da baía de Guaratuba, grelhado, servido com molho suave de camarões sete barbas, com a companhia de uma Veuve Clicquot Cave Privée Magnum Blanc 1980. Em seguida, o Frango caipira, assado no forno, com recheio de farofa de foie gras, trufas e damasco bem suave, que harmoniza com a Veuve Clicquot Cave Privée Magnum Blanc 1990.

De sobremesa, ou Douceur, segundo o cardápio original da noite, Mil folhas com creme de vanilla e frutas assadas. Para combinar, Veuve Clicquot Demi-sec.

Somente para as executivas

No dia seguinte, no novo endereço da Adega Brasil (antiga Vinothèque), o chef de cave da Veuve Clicquot terá um encontro com mulheres executivas de Curitiba. Será algo parecido com um brunch e a criação do cardápio também ficou sob responsabilidade de Manu Buffara, com atrações interessantes.

Entre os snacks de abertura, Panna Cota de queijo brie com saladinha de laranja e chantilly de crem (raiz forte), Fios de batata ao sal de curry com saladinha de bacalhau, Espuma de creme azedo com salmão defumado, ovas de salmão e fios de panqueca agridoce e Terrine de foie gras com adocicado de bergamota e tuille de pão de limão.

Para o coquetel, as opções frias serão um Mini sushi de salmão com pérolas de shoyu, um Pão alemão com rosbife marinado, mostarda dijon, raiz forte e mini verdes e um Polvo com berinjela grelhada, abobrinha, tomate, zest de limão e raspadinha de abacate. No rol das opções quentes, Polenta de mascarpone com ragu de shiitake, Mini rolls de camarão com agridoce chinês e Creme de couve-flor com aspargos verdes e croutons de pão de iogurte.

O doce, para encerrar, será Espuma de crème brûlèe com banana, mirtillo e framboesa.

Reservas abertas para o Durski

Dos quatro itens da apertada agenda de Dominique Demarville, o único evento com possibilidade de reservas aos não convidados será o jantar do Durski, a R$ 850 por pessoa, mas com lugares limitados e uma grande procura. Afinal de contas, ter acesso a algumas das melhores produções da Veuve Clicquot não é para todo dia. Para reservas e informações, o telefone é (41) 9166-8925.

Restaurante Manu
Alameda Dom Pedro II, 317 – Batel
Fone: (41) 3044-4395

Restaurante Durski

Avenida Jaime Reis, 254 – São Francisco
Fone: (41) 3225-7893

Adega Brasil (La Vinothèque)
Rua Saldanha Marinho, 1487, Bigorrilho
Fone: (41) 3077 1020

=-=-=-=-=

Entre em contato:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]