• Carregando...
Camarões de Portugal, prato vencedor do Prêmio Bom Gourmet na categoria Peixes e Frutos do Mar em 2017, está no menu Sabores do Victor. (Foto/ Marcelo Krelling)
Camarões de Portugal, prato vencedor do Prêmio Bom Gourmet na categoria Peixes e Frutos do Mar em 2017, está no menu Sabores do Victor. (Foto/ Marcelo Krelling)| Foto:

Cinquenta anos é uma caminhada e tanto. Para qualquer um de nós. Para um bar, então, é vida muito longa. Pois é exatamente esse número redondo, 50, que justifica as comemorações do Bar do Victor. Saíram dali todas as variações do que é hoje o Grupo Victor: desde a transformação do bar em restaurante de ponta, como a abertura de novas unidades – que eles chamam “embarcações”.

Sou testemunha do êxito inicial do bar como frequentador. Uma portinha estreita na Rua Mateus Leme e um corredor comprido até o interior. Mas o mais gostoso era ficar mesmo ali na entrada, de frente para o balcão, onde Victor Schiochet preparava as bebidas – o charme na turma era pedir Underberg com vodca, coisa de jornalista jovem, deslumbrado – enquanto aguardávamos chegar os pedidos lá de dentro. Camarões, claro, variando de tamanho conforme a distância do dia em questão à data do pagamento de salário.

Victor Schiochet, o fundador do Bar do Victor, em 1969.
Victor Schiochet, o fundador do Bar do Victor, em 1969.

Era bom, agradável, muito alto astral. Até que um vizinho poderoso começou a reclamar do barulho e fez uma proposta para desocupar o lugar em troca de um terreno na rua transversal. Era o primeiro passo para a expansão, que, com o tempo veio com o genro Francisco Urban – então casado com a filha Janice -, até hoje à frente dos negócios, embora não mais genro. E que continuou após o falecimento de Victor, em 2003.

E foi justamente nessa época que se deu a grande guinada, com a contratação da cozinheira Eva dos Santos. Lembro-me muito bem impressionado com o que me foi apresentado. Aquela jovem talentosa estava começando a revolucionar a cozinha de um restaurante tradicional, utilizando a mesma linha base, ou sejam: frutos do mar. O primeiro cardápio que fez foi delirante, a ponto de me motivar a escrever um artigo inteiro sobre ela: “A favorita de Celso Freire”. Sim, ela havia trabalhado um tempo com o nosso mago da cozinha e mostrou ter levado muito do que aprendeu ao novo local de trabalho.

Pois Eva começou ali – o restaurante chegou a ter um menu paralelo, o “gourmet”, com receitas da chef – e uns tempos mais tarde mudaria de endereço para comandar o novo espaço inaugurado, o Bistrô do Victor, no ParkShopping Barigui. Sucesso total. Mais ainda quando ela retornou de um período na Espanha, onde aprendeu a lidar com brasa no Asador Etxebarri, País Basco, que tem todos os itens de sua refeição preparados na boca do fogo. Os privilegiados curitibanos puderam desfrutar dos ensinamentos que Victor Arguinzoniz passou a Eva dos Santos, transformados em iguarias incríveis, a começar por um Vinagrete de ostras na brasa que nunca vi igual.

Pena que o ritmo da brasa já não seja mais o mesmo, houve um freio, em nome da uniformização dos cardápios dos quatro estabelecimentos do grupo (ainda a Petiscaria do Victor, em Santa Felicidade, e o Bar do Victor Praça da Espanha, que agora se chama Praça Victor), cujas razões estão explicadas em recente entrevista do Chico Urban ao Bom Gourmet – já a propósito da comemoração dos 50 anos.

Entendo os argumentos econômicos, mas integro o rol dos viúvos de Eva, pois essa baita cozinheira acabou perdendo espaço em nome desse novo sistema de gerência e de unidade. Aliás, hoje nem cozinha mais, ocupando função administrativa mais destacada, como responsável por toda a engrenagem gastronômica, digamos assim, dos restaurantes.

E a visão empresarial de Urban mostra ser acertada (choros de viúvos à parte), pois o Bar do Victor sempre teve uma linha de produção a justificar casa cheia em todas as ocasiões. Era como se estivéssemos à beira da praia – costumava-se dizer. Senta ali à mesa, pede umas casquinhas, uns camarões empanados, aquela maionese divina, até decidir pelo prato principal. E é isso que se tem de volta, na retomada do crescimento.

Cardápio comemorativo

Espetinho de camarão. (Foto/ Divulgaçao)
Espetinho de camarão. (Foto/ Divulgaçao)

Para celebrar os 50 anos foi criado o menu degustação Sabores do Victor (R$ 79 por pessoa). O cardápio especial traz 12 etapas que contam, em sabores, aromas, texturas e apresentações a história dos Restaurantes Victor, desde o Bar da Rua Mateus Leme até as quatro casas em operação hoje.

Para começar, a proposta é a clássica batidinha feita com boa cachaça, receita original do Velho Victor, acompanhada de Caldo de peixe. Chegam juntos alguns clássicos da trajetória do bar, os bolinhos de camarão e de carne e o pastelzinho de camarão. Seguindo a rota, o terceiro prato apresenta as especialidades da casa: Espetinho de camarão, Casquinha de siri e a Maionese de camarão à qual já me referi.

Até que chegam os pratos principais. A Moqueca capixaba é campeã de vendas há 18 anos e garantia de sabor. Em sequência, os clientes podem degustar o Arroz de siri (criação de Eva dos Santos, de grande sucesso), feito com o crustáceo trazido diretamente de Antonina pelos melhores fornecedores locais. O prato chega com bananinha à milanesa e batata palha artesanal.

O último dos protagonistas do cardápio é o premiado prato Camarões de Portugal, criado em 2016 para compor o cardápio festivo das duas mil toneladas de pescados servidas pelo restaurante em sua história - e vencedor do Prêmio Bom Gourmet 2017, categoria Peixes e Frutos do Mar. Os camarões são feitos à milanesa, servidos sobre um arroz cremoso e gratinado com queijo. O arroz cremoso é feito com molho branco, creme de leite, alho confitado e brócolis e finalizado com queijo coalho, para dar um toque brasileiro.

Coisas de Eva! Que também não poderia deixar passar o menu degustação Sabores do Victor sem uma de suas principais assinaturas: o Cheesecake com calda de frutas vermelhas.

Para acompanhar esse menu especial, os Restaurantes Victor ainda oferecem o vinho Surpresa Victor, nas variedades branco, tinto ou rosé, a preço promocional de R$ 69 a garrafa, somente até o próximo dia 6 de julho. São frutos de uma parceria Victor com produtores portugueses da Cave Messias e são muito bons.

Vamos comemorar, ora pois!

Cheesecake com calda de frutas vermelhas - um dos hits da chef Eva dos Santos. (Foto/ Divulgação)
Cheesecake com calda de frutas vermelhas - um dos hits da chef Eva dos Santos. (Foto/ Divulgação)| Marcelo Krelling

Bar do Victor

Rua Lívio Moreira, 284 - São Lourenço

Fone: (41) 3353-1920

Bistrô do Victor

Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Campina do Siqueira

ParkGourmet – ParkShoppingBarigüi

Fone: (41) 3317-6920

Praça do Victor

Rua Saldanha Marinho, 1650 – Bigorrilho

Fone (41) 3076-0720

Petiscaria do Victor

Avenida Manoel Ribas, 6995 - Santa Felicidade

Fone: (41) 3273-4444

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]