• Carregando...
O enólogo Alcioni Dumes terá a missão de propor harmonização com vinhos na Batalha dos Sommeliers online.
O enólogo Alcioni Dumes terá a missão de propor harmonização com vinhos na Batalha dos Sommeliers online.| Foto: Divulgação

Olha só que interessante: um confronto entre vinhos e cervejas para se chegar à melhor harmonização para cada bebida.

Pois sempre tem aquela discussão entre os apreciadores, tanto de vinhos quanto de cervejas. E sempre há uma maneira de combinar os pratos com as bebidas favoritas, desde que sejam cumpridos alguns quesitos relacionados aos ingredientes de cada prato e às características do que vai em cada taça.

Acontece nesta terça-feira (11), a Batalha dos Sommeliers online, que vai escolher melhores harmonizações para cervejas e vinhos. A iniciativa é do Centro Europeu, por meio de sua tradicional escola de Gastronomia e dos cursos de Sommelier e de Beer Sommelier. E o evento, às 19h. foi denominado “A Batalha on-line dos Sommeliers”, com a participação online de um sommelier de vinhos e outro de cervejas.

Os profissionais serão desafiados a encontrar as melhores combinações para os pratos do dia a dia, que serão sugeridos na hora por um chef e pelo público.  As harmonizações vencedoras serão escolhidas com a ajuda dos espectadores.

O chef convidado para propor os pratos do desafio é Washington Silvera, especialista em análise sensorial e fundador da Confraria Honesta Volúpia. Os sommeliers desafiados são o enólogo Alcioni Dumes e o beer sommelier Guilhermo Spindola. Todos os três são professores do Centro Europeu e o desafio integra três cursos da escola: Gastronomia, Beer Sommelier e Sommelier.

Guilhermo Spindola, beer sommelier, vai propor combinações de pratos com cervejas.
Guilhermo Spindola, beer sommelier, vai propor combinações de pratos com cervejas. | Foto: Divulgação

A contenda será mediada por Rogério Gobbi, diretor acadêmico responsável pelos cursos de Gastronomia do Centro Europeu e o objetivo é trazer o público para uma discussão sobre as possibilidades de harmonizar diferentes pratos com vinho ou cerveja.

A cada prato proposto, tanto o beer sommelier quanto o sommelier de vinhos deverão fazer suas defesas, com todos seus argumentos, sobre qual é a melhor harmonização, para que, no julgamento, haja uma vencedora.

De acordo com a coordenação do evento, serão  harmonizados pratos populares da cozinha paranaense, brasileira e clássicos da cozinha italiana, além de algumas surpresas, pois todos que estiverem acompanhando online poderão participar, desafiando a harmonização com um prato consumido em seu dia a dia.

A Batalha dos Sommeliers será transmitida em uma live no canal do YouTube da escola, o canal https://www.youtube.com/channel/UCsRiBSYy2Kme7ur3uU9M_LQ.

Vai ser divertido. Vou dar uma espiada e recomendo que todos o façam.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]