• Carregando...
C La Vie e Terra Madre renovam comando de suas cozinhas
| Foto:
Camargo e Volpini

Leandro Volpini é o novo chef do C La Vie e Daniel Camargo assume a cozinha do Terra Madre. (Fotos/ Divulgação)

Dias atrás o Bom Gourmet anunciou a saída do chef Lênin Palhano do comando das cozinhas dos restaurantes C La Vie e Terra Madre. Partirá para uma nova empreitada, comandando um restaurante a ser aberto em agosto, no complexo de um hotel-boutique (o que será isso?), no Batel. Ainda não há um conceito formado para o novo restaurante, que está sendo trabalhado. Mas a ideia inicial é juntar regionalismo, sazonalidade, menu-degustação e mais alguns itens em estudos.

Mas, enquanto a turma do novo restaurante faz planos, para as duas casas a vida segue normalmente. Assim como Palhano se formou praticamente nas categorias de base (para utilizarmos a expressão do futebol) do Terra Madre e de lá saiu para comandar o C La Vie e em seguida – com a saída de Ivan Lopes, praticamente também formado ali – acumular o Terra Madre, seus sucessores já estão prontos e assumem as vagas sem qualquer turbulência.

É a linha de ação do restaurateur Raphael Zanette, sócio das duas casas, que aposta muito no desenvolvimento dos talentos em suas cozinhas, agora também nos casos de Daniel Camargo e Leandro Volpini, os novos titulares. Ambos já atuavam como sub chefs nestes premiados endereços gastronômicos, estão entrosados com os times que vão dirigir e daqui uns dias já poderão, evidentemente, dar seus toques pessoais na concepção de alguns pratos dos cardápios.

Daniel Camargo é curitibano, tem 30 anos e está nas casas do grupo Vino! desde 2011. Chegou na época da inauguração do C La Vie, quando o cardápio era de responsabilidade do chef francês Erick Jackin. Em outubro de 2012 passou para o Terra Madre, onde era sub chef. Descobriu a carreira ao cursar hotelaria, no Centro Europeu, em 2000. Depois fez faculdade de gastronomia em São Paulo, no Senac Águas Claras. Formou-se em 2004. Atuou na capital paulistana no antigo La Brasserie, de Jacquin. Rodou pelos Estados Unidos, onde teve passagem pelo restaurante do hotel The Ritz-Carlton de Naples, na Flórida, e também trabalhou em Paris e na Austrália.

De volta ao Brasil, entrou para a equipe do C La Vie e, mais tarde, para o Terra Madre, onde encontrou campo para praticar o que definiu como sua especialidade, a cozinha mais tradicional, valorizando, por exemplo, um italiano bem feito. Aprecia resgatar técnicas antigas e executá-las bem, o que pode significar, aos poucos, uma guinada na linha do restaurante, que variava entre o italiano e algumas experiências bem brasileiras, especialmente com peixes amazônicos e carne de caça.

Leandro Volpini é o novo responsável pela cozinha do C La Vie e também acumula experiência internacional. Como Palhano, é londrinense, 28 anos, e teve sua primeira experiência na cozinha nos Estados Unidos. Aos 19, participou de uma viagem de intercâmbio para Vail, no Colorado. Surgiu uma oportunidade de trabalho num restaurante e ele topou. Com passagem por dois restaurantes de cozinha “fusion” – Doble Crown e Public – desenvolveu muito seu trabalho.

Na volta ao Brasil, trocou o Norte do Paraná por Curitiba. Em 2009 se formou pelo Centro Europeu. Passou pelo Quintana Café e pelo Lagundri, antes de entrar no C La Vie, há dois anos. Estava na subchefia havia mais de um ano e sua adaptação ao cargo superior acontece ao natural, pois, na ausência do então titular (para eventos ou compromissos externos) já comandava a brigada.

 

Restaurante Terra Madre

Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho

Fone: (41) 3335-6070

 

Restaurante C La Vie

Rua Comendador Araújo, 970 – Batel – Curitiba

Fone: (41) 3029-9988

 

=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]