A Brasii Moqueca, cerveja que acaba de ser lançada e se propõe harmonizar com os temperos baianos. (Fotos/ Divulgação)| Foto:
CARREGANDO :)

Para os sommeliers (de vinho ou cerveja) está entre as missões mais difíceis. Como harmonizar com menus da cozinha baiana sem perder o sabor na combinação ou até mesmo sem passar por cima dos valores de cada prato. O dendê, especialmente, requer uma atenção especial de quem procura sempre a melhor consonância entre o que vai no prato e o que vai na taça, para que o resultado final seja o mais agradável possível.

Pois agora surgiu uma cerveja que se propõe exatamente a cumprir essa função. Produzida na Bastards Brewery – de Pinhais -, contando com a assinatura do cervejeiro André Junqueira – da curitibana Morada Cia Etílica – e do chef paraense Paulino da Costa – atualmente no comando do Kharina -, a Brasii Moqueca é a primeira cerveja artesanal do mundo criada exclusivamente com a proposta de harmonizar perfeitamente com a moqueca brasileira.

Publicidade

Idealizada pelo chef e beersommelier Allan Cunha, esta cerveja integra o projeto Brasii (significa malte, em latim), que desconstrói receitas típicas de diversos países para buscar referências para a fabricação de uma cerveja em busca da harmonização perfeita. De acordo com o beer sommelier do Drakkar Beer & Food, Wilson Galvão, “a Brasii Moqueca é uma cerveja do estilo Saison, produzida com leveduras provenientes da flor de maracujá e da cana-de-açúcar. Ao degustá-la é quase impossível não notar os aromas de maracujá e cravo”.

Ok, tudo bem. É o que eles dizem – levantaria algum desconfiado. Pois ainda existe a oportunidade de provar se realmente é tudo isso, justamente até esta sexta-feira (13), na harmonização exclusiva da cerveja Brasii Moqueca com um Filé de robalo e risoto de moqueca. A ideia é homenagear a culinária baiana, umas das preferidas entre turistas do Brasil e do estrangeiro, e provar ser, sim, possível esse tipo de harmonização.

O risoto de moqueca do Drakkar, concebido pelo chef da casa, Gustavo Salles, é preparado com o que seria a autêntica moqueca à moda baiana, devidamente processada, resultando em um creme que é utilizado na finalização do prato, combinando com o arroz cozido. Aí é servido com a cerveja (garrafa de 600 ml) e quem provar poderá julgar o resultado.

O preço por pessoa é de R$ 49,90 por pessoa e os clientes só serão servidos desde que façam reservas antecipadas.

Será que vai dar certo? Cada um poderá dizer por si, mas posso garantir, de antemão, que os profissionais envolvidos no processo de concepção da nova cerveja são todos de primeira linha.

Publicidade

É só provar e sentir.

Drakkar Beer & Food 

Rua Chile, 2067 – Rebouças

Reservas: (41) 99144-9800 ou (41) 3205-0948

Publicidade

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Publicidade