Alguns dos vinhos importados pela Notre Cave, que serão servidos no jantar harmonizado desta quinta, no Igor Restaurante.| Foto: Divulgação

Junte o talento de um Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet com belos vinhos franceses do Rhône e imagine o que pode acontecer. Sim, o melhor possível. Que vai ser transformado em jantar harmonizado com dez etapas, nesta quinta-feira (19), às 19h30, no Igor Restaurante.

CARREGANDO :)

O chef Igor Marquesini abriu seu restaurante no ano passado e antes mesmo de completar o segundo ano de funcionamento conquistou seus primeiros prêmios, incluindo o de chef.

É um dos mais talentosos chefs dessa nova geração que vem oxigenando a gastronomia paranaense e, como consequência, tem tido o reconhecimento dos clientes de sempre e dos novos, que estão continuamente chegando.

Publicidade

A casa está sempre com o movimento em alta e o restaurante só trabalha com menu-degustação – de dez ou cinco etapas -, com a proposta de oferecer cardápio completo, conforme a inspiração do chef e as ofertas sazonais dos fornecedores. Estão todos próximos, no entorno da cidade, incluindo a Horta do Chef, vitoriosa proposta da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que junta os chefs e cozinheiros de Curitiba às hortas urbanas e comunitárias da cidade.

Quanto aos vinhos, são top, em todos os sentidos. A importadora Notre Cave trabalha em parceria com vinhateiros independentes, que possuem tradição familiar e vasto conhecimento transmitido ao longo de gerações. Por isso oferece uma linha de vinhos exclusivos, de alta qualidade, da região do Vale do Rhône. A vinificação e o envase são feitos dentro da propriedade, o que distingue o trabalho desses produtores em relação às grandes marcas conglomeradas. O cultivo é feito de forma sustentável, a colheita é manual e a maioria dos rótulos ofertados vem de processos orgânicos e biodinâmicos.

Além da carne crua, outros nove itens criados pelo chef Igor Marquesini estarão no cardápio especial da harmonização. | Foto: Anacreon de Téos

O cardápio harmonizado

Tudo vai começar com os pães e patês – todos feitos na casa -, combinados com o frescor do vinho Roi Rosé 2016 (Domaine du Val des Rois). Em seguida, dois itens, Ostra e Pupunha, a serem harmonizados com o  Viognier 2016 (Domaine de Durban). Para o Katsu (de barriga de porco com goiabada) e o Feijão (bolinho com doce de banana e couve), o vinho escolhido foi o Fruité Muscat Sec 2016 (Domaine de Durban). Logo em seguida virá a Carne crua, gema, mostarda e legumes (quase um tartare), que ganha escolta do Côtes du Rhône "Les Allards" 2014 (Domaine du Val des Rois)

Publicidade

Daí começam os pratos quentes. O primeiro será o Peixe do dia, mariscos, mandioquinha (peixe no vapor, finalizado em confit de manteiga tostada), com o vinho AOC Tavel "Canto Perdrix" 2016 (Domaine Florence Mejan).

Para o Chorizo, couve-flor, legumes demi-glace, na taça o AOC Lirac "Les Queyrades" 2016 (Domaine Florence Mejan)

A primeira sobremesa será Sagu, coco, manga, a combinar com o espumante Bourboulenc (Domaine du Val des Rois)

Para finalizar, a segunda sobremesa, uma trilogia de banana: Banana, banana, banana. É uma inspiração do chef na tradicional sobremesa Chico balanceado. Com sorbet de banana, bolo de banana, crumble de banana, creme inglês de caramelo e cataia (a folha em infusão no leite), merengue de grão-de-bico. A harmonização proposta será com o Muscat de Beaumes de Venise (Domaine de Durban).

O preço por pessoa é R$ 290 + serviço e recomenda-se reserva antecipada, pois a procura é intensa - e o restaurante só disponibiliza 20 lugares -, sendo bem provável a lotação da casa até o momento do jantar.

Publicidade

Contato WhatsApp (41) 98879-0848

E-mail: adega@notrecave.com.br

O chef 5 Estrelas Igor Marquesini à frente de seu restaurante. Nesta quinta ele é o anfitrião de jantar harmonizado com vinhos do Rhône. | Foto: Divulgação

Igor Restaurante

Rua Gutenberg, 151 – Batel

Publicidade

Fone: (41) 3014-0906

E-mail: contato@restauranteigor.com.br