• Carregando...
Danilo Takigawa deixa o comando da cozinha do Bobardí para trabalhar no Ella Brasileira, que a chef Manu Buffara está abrindo em Nova York.
Danilo Takigawa deixa o comando da cozinha do Bobardí para trabalhar no Ella Brasileira, que a chef Manu Buffara está abrindo em Nova York.| Foto: Divulgação

Uma guinada na carreira do jovem chef Danilo Takigawa – 28 anos - determina nova mudança no comando da cozinha do restaurante Bobardí. Guinada mesmo, radical, internacional, com direito a se estabelecer em restaurante de Nova York.

Sim, Takigawa foi convidado e aceitou ser o sous chef do restaurante Ella, que a campeoníssima Manu Buffara está para abrir na Big Apple, com previsão de funcionamento para abril - Ella de Manoella, a segunda parte do nome da chef, depois do consagrado Manu. A ideia era até abrir antes, ainda no ano passado, mas os entraves burocráticos da legislação estadunidense para o empreendimento de estrangeiros ocasionaram o atraso no cronograma.

Difícil foi segurar essa informação desde setembro passado, quando fiquei sabendo do convite e do aceite por parte do chef para o novo desafio. Aí os impedimentos eram daqui, da rescisão de contrato de Takigawa com o Bobardí sem traumas, deixando tudo encaminhado para a perfeita continuidade na casa onde ele sempre teve total amparo e apoio dos proprietários, conduzindo com brilho e sabores a cozinha da casa nesse ano e meio de atividade (confira o início do trabalho dele aqui e mais um pouco aqui).

Pois é exatamente o que já está ocorrendo nessa troca de bastão. E com a chegada de outro jovem talento, Jean Vriesman, 26 anos e muita rodagem no meio gastronômico. Só de Sel et Sucre, de onde vem, foram seis anos compondo parceria com a chef Kika Mader, não apenas no dia a dia da casa quanto nos tantos eventos que por lá realizam.

Formado em Gastronomia pela PUCPR, Jean Vriesman sempre gostou de cozinhar e trabalha na área desde os 16 anos. Do lado materno, sua família é de origem portuguesa e ele sempre pôde explorar bem estas raízes culinárias. Começou trabalhando num restaurante de uns amigos dos pais, depois teve experiência com os chefs Délio Canabrava (CanaBenta) e Dudu Sperandio (Funiculì), além da Kika Marder, com quem trabalhou por anos no Sel et Sucre.

O jovem chef Jean Vriesman já assumiu e á o novo responsável pela cozinha do Bobardí.
O jovem chef Jean Vriesman já assumiu e á o novo responsável pela cozinha do Bobardí.

Vriesman chega ao Bobardí com várias ideias e a intenção de usar mais ingredientes brasileiros no preparo dos pratos, assim como a ideia de trabalhar mais com fornecedores locais que desenvolvem produtos artesanais, para criar sua própria identidade, conforme os conceitos que norteiam sua carreira.

Para os clientes acostumados com os clássicos do cardápio do Bobardí, o chef já chega avisando que os pratos tradicionais, como a Burrata à milanesa, o Polvo com batatas e o Parmegiana, que vêm desde a inauguração da casa, devem permanecer. Nada mais natural, pois há espaço suficiente para ele mostrar toda a criatividade que pretende expor. Talento para isso tem de sobra.

Ella

Lucas Correia e Manu Buffara, em evento recente na Itália. Ele será o chef do Ella Brasileira, restaurante que Manu abrirá em Nova York possivelmente em abril próximo.
Lucas Correia e Manu Buffara, em evento recente na Itália. Ele será o chef do Ella Brasileira, restaurante que Manu abrirá em Nova York possivelmente em abril próximo. | Divulgação

Enquanto isso, Danilo Takigawa se prepara para a grande jornada internacional. O cozinheiro faz uma espécie de volta às origens, trabalhando na cozinha do restaurante Manu – onde trabalhou por anos, responsável por uma praça - e ensaiando o que deverá ser feito no Ella, a partir de seu funcionamento. Ele está desde já junto com o chef Lucas Correia, braço direito de Manu Buffara por muitos anos nos eventos internacionais e que deverá ser o chef responsável pela cozinha do Ella. Na próxima quarta-feira, Danilo acompanhará a chef Manu e vão cozinhar juntos em evento em São Paulo.

Falando nisso, já há um evento fechado programado para abril e a ideia de Manu seria aproveitar o embalo para pôr o novo restaurante para funcionar em seguida. Se tudo correr de acordo, será assim. Caso contrário, dá para garantir inauguração ainda no primeiro semestre deste ano.

A proposta de abertura do Ella partiu dos empresários Michael Satsky e Brian Gefter, que procuraram a chef com a ideia, depois de terem participado e promovido eventos tendo a chef como estrela central.

O foco da nova casa será bem diferente do que é feito no Manu, em Curitiba. Terá também como base a cozinha autoral brasileira, com o aproveitamento dos produtos locais (paranaenses, na medida do possível) e os que o mercado de lá oferecer, conforme a estação. A diferença principal estará na concepção e no volume dos pratos e o menu deverá ser curto, no máximo com dez pratos principais, incluindo alguns para compartilhar.

Se tudo correr de acordo com o cronograma, Lucas Correia e Danilo Takigawa aprimoram o treinamento e as concepções durante este mês de fevereiro e já em março embarcam para Nova York, começando a tratar das coisas por lá. Dali em diante é só torcer pelo melhor e aguardar o retorno do sucesso.

Bobardí

Avenida Munhoz da Rocha, 757 – Cabral

Fone: (41) 3057-3375

www.bobardi.com.br

Restaurante Manu

Alameda Dom Pedro II, 317 - Batel

Fone: (41) 3044-4395

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]