• Carregando...
Camarões cajun, um pouco dos sabores da Louisiania para abrir o jantar romântico do Dia dos Namorados. (Fotos/ Anacreon de Téos)
Camarões cajun, um pouco dos sabores da Louisiania para abrir o jantar romântico do Dia dos Namorados. (Fotos/ Anacreon de Téos)| Foto:

Salmão com azedinha, receita original da família Troisgros, clássica na cozinha francesa, para o prato principal do Dia dos Namorados.

Sim, sei que há ótimas opções para um jantar a dois no Dia dos Namorados que se aproxima. De todos os tipos, de todas as cozinhas, de todos os ambientes. Restaurantes oferecem cardápios especiais e os chefs de cozinha capricham na inspiração (veja as opções que o Bom Gourmet publicou). Talvez haja inconveniências no serviço, sempre mais lento nesses eventos. Ou filas, para quem não se lembrou de fazer reserva.

Há também seleções de cardápio completo entregue em casa, dando apenas o trabalho de esquentar e servir. E eu mesmo publiquei aqui um jantar incrível proposto pela chef Solange Schneider, do Empório Rosmarino. Prontinho, só para finalizar em casa.

Mas, muito cá entre nós, teria significado maior do que propor e oferecer o próprio jantar a dois? Teria homenagem mais expressiva? Ou, mais ainda, fazer um jantar romântico a quatro mãos, desde o início até o momento especial de degustar os pratos?

É possível, sim, sem muito esforço. Basta apenas um conhecimento básico da cozinha e muita vontade de fazer sucesso, marcando para sempre a noite inesquecível. Um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa.

Pensei nos frutos do mar, sempre mais leves e delicados. Indicados para este momento sublime a dois. Dá para abrir um espumante (ou champagne, se quiser apostar um pouco mais alto) e ir fazendo. Com a vantagem de serem pratos rápidos. Seria assim: de entrada, Espetinhos de camarões ao cajun. De prato principal, Salmão com azedinha e, completando, de sobremesa, Compota de maçãs com chantilly.

E começaria justamente pela sobremesa, que pode ser feita de véspera ou com algumas horas de antecedência, o tempo suficiente para a calda e as maçãs cozidas esfriarem. Temos boas ofertas de maçãs em supermercados e no Mercado Municipal e o restante é o mais simples, só deixando o açúcar derreter na água, reduzir até formar uma calda rala e aí cozinhar as frutas com especiarias.

Para fazer a entrada, é só condimentar os camarões com o tempero cajun, que pode ser encontrado em delicatessens e até em alguns supermercados mais gourmets. É um dos pilares da cozinha crioula de New Orleans, de sabores acentuados e únicos. Caso não encontre o tempero ou não queira procurar, vou passar também uma receitinha para fazer a mistura em casa. Sem maiores perturbações.

Quando citei o Salmão com azedinha, passei meio assim, em passant, como se fosse algo trivial e corriqueiro. Não é, não. É um dos bastiões da cozinha francesa, criação de Pierre Troisgros, avô de nosso querido Claude, esse francês mais brasileiro que todos conhecemos. O nome original do prato é Saumon à l’oseille, pode pesquisar por aí a importância que tem. E oseille é a nossa azedinha, presente em tantas hortas domésticas, mas nem tanto à venda ao consumidor normal.

Mas que isso não seja problema. A Dona Isabel, lá do Mercado Municipal, tem sempre. É a última banca da fileira do meio do mercadão, antes de chegar nas peixarias. Resolvida essa parte, aproveita, passa na peixaria para garantir o salmão e daí é só cozinhar. E o prato é bem fácil, conforme será possível constatar no acompanhamento da receita.

Falando em receitas, vamos a elas, então?

Espetinho de camarões ao cajun

Ingredientes

3 colheres (sopa) de tempero cajun

3 colheres (sopa) de água

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

8 camarões pistola sem casca, somente com a cauda

Preparo

Misture todos os ingredientes em um saco plástico e deixe marinar por 1 hora, na geladeira.

Enfie 4 camarões em cada espetinho de madeira e leve a uma grelha bem quente. Grelhe por 2 a 3 minutos de cada lado ou até que os camarões fiquem ligeiramente rosados.

Sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções.

Tempero cajun

Ingredientes

1 colher (sopa) de páprica

1 colher (sopa) de tomilho

1 colher (sopa) de semente de mostarda

1 colher (sopa) de alho em pó

1 colher (sopa) de cebola em pó

½ colher (sopa) de pimenta-de-caiena

½ colher (sopa) de pimenta calabresa

½ colher (sopa) de orégano

Preparo

Triture bem todos os temperos com um pilão ou processador e misture-os.

Salmão com azedinha

(Saumon à l’oseille)

Receita original de Pierre Troisgros

Ingredientes

2 escalopes de salmão de 100 a 120g cada

sal e pimenta a gosto

125 ml de vinho sauvignon blanc (originalmente Sancerre)

60 ml de vermute branco dry

1 échalotes ou cebolas roxas picadas

180 ml de creme de leite

folhas de azedinha

sal e pimenta a gosto

Preparo

Misture e reduza o vinho, o vermute e a échalote. Coloque o creme de leite e deixe ferver. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a azedinha picada.

Tempere o salmão com sal e pimenta. Grelhe rapidamente numa frigideira teflon bem quente, deixando o escalope malpassado em seu interior.

Para servir, coloque o molho cobrindo toda a superfície do prato. Ajeite por cima o escalope de salmão. Sirva imediatamente.

Rendimento: 2 porções.

(Aqui, de acompanhamento, pode ser arroz ou batatas cozidas)

Compota de maçã

Compotas de maçã, receita fácil para a sobremesa e também para os próximos dias.

Ingredientes

1 kg de maçãs, em pedaços grandes

1 kg de açúcar

1 litro de água

Suco de 2 limões

3 cravos

2 ramas de canela

1 anis estrelado

Preparo

Descasque as maçãs.

Coloque as frutas em uma vasilha com água e um pouco de suco de limão para elas não escurecerem.

Em uma panela no fogo, coloque a água e o açúcar e deixe a calda ferver. Acrescente as especiarias.

Quando começar a engrossar, despeje o resto do suco de limão.

Cinco minutos depois, coloque as maçãs e deixe cozinhar por 10 minutos, quando as frutas estarão no ponto de compota.

Pode servir na hora, bem quentinho, com uma bola de sorvete de creme ou com chantilly. Ou deixe esfriar e guarde em vidros de conserva.

Compota de maçã com chantilly. (Foto/ Dado Xavier)

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]