• Carregando...
Quibe de churrasqueira, uma das atrações da festa julina árabe que acontece no fim de semana, em Curitiba.
Quibe de churrasqueira, uma das atrações da festa julina árabe que acontece no fim de semana, em Curitiba.| Foto: Fotos/ Divulgação

Festa julina árabe? Claro que fiquei curioso.

Mas daí fiquei pensando: por que não? Mesmo que as datas e as tradições sejam nossas, não tem nada de comemorar do jeito deles, com os sabores deles. E o resultado até que pode ser bem interessante.

Só que não é novidade, eu que não sabia. Se você não sabia também, fique sabendo. Acontece neste fim de semana a 17ª edição da tradicional festa julina que todo ano reúne milhares de pessoas na Igreja Ortodoxa São Jorge, no bairro das Mercês.

Não que não haja brigadeiro, pinhão e quentão, itens da festa ao nosso jeito, mas os pratos árabes serão as estrelas do cardápio: shawarma (sanduíche árabe) de frango, porção de falafel (bolinhos de grão de bico), sanduíche de falafel, esfihas de carne e queijo (estreante na festa) e quibe frito. Destaque nesses eventos é sempre o quibe assado na churrasqueira, que é mergulhado na manteiga derretida antes de ser servido.

<em>Quibes fritos, indispensáveis na festa. </em>
Quibes fritos, indispensáveis na festa.

As barracas, instaladas no pátio da igreja, servirão também crepes doces e salgadas, bolo de São Jorge, espetinhos de carne, frango, coração e kafta e uma farta opção de doces árabes:  atayef (panqueca recheada com nata), namura (bolinho de manteiga e semolina) e os biscoitos mamoul e ghraybe. Os preços variam de R$ 5 a R$12.

Para se ter uma ideia, os organizadores estão preparados para servir 5.500 quibes fritos e assados, 3 mil sanduíches de falafel, 3 mil shawarma, 4 mil esfihas, 4 mil doces e 40 kg de bolo de São Jorge.

A novidade desse ano é a presença da barraca dos refugiados sírios, oportunidade para conhecer seus sabores e saber de suas histórias e suas tradições. A começar pelo padre sírio Samaan Nasri, que em 2013 fugiu da guerra na Síria e encontrou refúgio no Brasil. A receita arrecada vai contribuir para a manutenção e funcionamento da igreja e para ajudar as famílias de refugiados sírios.

Está praticamente tudo pronto para o evento, que acontece nestes neste sábado (6) e domingo (7), em Curitiba. Nas últimas duas semanas, dezenas de voluntários da paróquia trabalharam nos preparativos da festa. A expectativa é de receber até 15 mil pessoas nos dois dias. No domingo terá missa às 10h30 e a igreja vai permanecer aberta ao longo do dia para visitação.

A programação contará também com bingo e dança árabe e o evento vai das 12h às 21h, nos dois dias do fim de semana.

<em>Os voluntários que organizam a Feste Julina Árabe, na Igreja Ortodoxa São Jorge, neste fim de semana.</em>
Os voluntários que organizam a Feste Julina Árabe, na Igreja Ortodoxa São Jorge, neste fim de semana.

Igreja Ortodoxa São Jorge

Rua Brigadeiro Franco 375 – Mercês

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]