• Carregando...
Crevettes à la provençale avec des brochettes de pommes de terre – um dos pratos do menu especial do Vive Le Victor.
Crevettes à la provençale avec des brochettes de pommes de terre – um dos pratos do menu especial do Vive Le Victor.| Foto: Divulgação

Vive La France!

Estamos na semana da comemoração da maior data daquele país, a da Tomada da Bastilha, o ponto central e definitivo da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. A derrubada da prisão-fortaleza Bastilha – que simbolizava o absolutismo e a arbitrariedade da justiça francesa -, pelo povo de Paris, se transformou num marco para o processo revolucionário francês. A data é feriado nacional na França.

E por aqui também temos como comemorar. Com sabores franceses, na referência à mais cultuada cozinha do mundo, que anualmente é promovida por restaurantes do grupo Victor, numa parceria com a Aliança Francesa, para promover a cultura da França entre nós.

O evento gastronômico se chama Vive Le Victor e acontece desde 2010 - já tive a oportunidade de registrá-lo aqui e aqui, apenas para lembrar duas versões. A deste ano começa na sexta-feira (12) e se estende até o dia 21, com opções exclusivas de entradas, pratos principais e sobremesas.

O acontecimento também é importante pela oportunidade de se poder provar e degustar a comida de uma das mais talentosas chefs de cozinha das bandas de cá, Eva dos Santos. Que, por circunstâncias de administração e de uniformização de foco dos restaurantes do grupo, já não mais participa diretamente do dia a dia da cozinha e sim de sua gestão de todo o processo de produção das unidades. Mas que orientou o chef de cada um dos restaurantes na produção do menu comemorativo.

Sendo assim, pelo menos por esses dias, os pratos de Eva estão de volta e isso merece uma comemoração. À francesa, ulalá!

São duas alternativas de escolha em cada etapa. Das entradas, por exemplo, tem uma fria e outra quente. Pode ser um Tartare de saumon au basilic (tartar de salmão com manjericão, acompanhado de torradas), ou o clássico de Marselha, a Bouillabaisse (algo entre sopa e guisado, preparado à base de peixe, camarão, vôngole e mariscos e que tem no toque do açafrão sua identidade).

De prato principal a escalação fica entre Crevettes à la provençale avec des brochettes de pommes de terre (camarões à provençal com brochete/espetinho de batatas) ou outro clássico, o Poisson à la Meunière (que por aqui é conhecido como Peixe à Belle Meunière, grelhado na manteiga e com um toque de limão).

De sobremesa, a decisão entre dois ícones dos doces franceses: Crème brûlée ou Crêpe Suzette.

Os pratos do Vive Le Victor estão disponíveis apenas no período do jantar (R$ 59 por pessoa). Durante os dez dias do evento, alunos da Aliança Francesa têm 10% de desconto no valor da conta, mediante apresentação da carteirinha de estudante da instituição.

Alors, Vive La France! Vive Le Victor!

<em>Crème brûlée, sobremesa clássica no menu especial.</em> |Foto: Divulgação)
Crème brûlée, sobremesa clássica no menu especial. |Foto: Divulgação)| Picasa

Bar do Victor

Rua Lívio Moreira, 284 - São Lourenço

Jantar: terça a sexta, de 18h às 23h; sábado de 19h às 23h30

Fone: (41) 3353-1920

Bistrô do Victor

Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Campina do Siqueira

ParkGourmet – ParkShoppingBarigüi

Jantar: segunda a quinta, de 18h30 às 23h; sexta-feira e sábado, de 18h30 à 00h; domingo, de 18h30 às 22h

Fone: (41) 3317-6920

Praça do Victor

Rua Saldanha Marinho, 1650 – Bigorrilho

Jantar: terça a sexta, de 17h30 às 23h30

Sábado, de 17h30 à 00h

Fone (41) 3076-0720

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]