Jean-Paul Barbier, Kazuo Harada e Edmundo Ribeiro, três feras brilhando no Chefs in the House, com segunda edição neste meio de semana, no Hai Yo.| Foto: Sandra Lopes

A primeira mostra já foi incrível. Juntos, André Saburo e Joca Pontes barbarizaram, combinando com o talento do anfitrião, Kazuo Harada, Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet. Foi a primeira edição do Chefs in the House, abertura oficial do calendário de cozinheiros convidados pelo restaurante Hai Yo, do Grand Hotel Rayon.

CARREGANDO :)

Foi em agosto, há dois meses. Pois agora tem mais. Acontece nesta quarta-feira (23) o segundo passo, desta vez com Kazuo Harada recebendo Edmundo Ribeiro, do estrelado restaurante japonês Huto, e o peruano Jean-Paul Barbier, do Belmond Hotel Cataratas. E com direito a repique na quinta (24).

O menu – a ser servido a partir das 19h - vai contar com dois pratos de cada chef e mais uma sobremesa da casa. A ideia é uma viagem gastronômica pela cozinha japonesa tradicional de Ribeiro com uma ‘parada’ pela rica gastronomia peruana com influência francesa de Barbier e toques contemporâneos asiáticos.

Publicidade

Pelo que pude sentir na primeira parada, é uma efervescência de inspiração e, para checar melhor, a melhor posição de reserva é no balcão (para onde já deixei meu lugar certo na primeira noite). Ali se vê o momento de criação de cada um dos cozinheiros e a integração com a ótima equipe de apoio do Hai Yo, piazada de quem sou fã de carteirinha desde os primeiros eventos internos, para ajuste de cardápio (isso há praticamente um ano).

O cardápio da noite especial está praticamente definido, restando apenas a confirmação da sobremesa, pois a inspiração do patissier Juliano Dias requer sempre um tempo a mais de suspense.

Então, o jantar magno vai começar com um couvert de Kimchi com lâminas de char siu, yakinuku de couve de Bruxelas. Char siu é carne de porco marinada agridoce, enfiada em espetos e assada. Kimchi é aquele azedo delicioso de acelga, prato coreano. Yakinuku é carne grelhada.

A seguir, Hotatesu - Vieira, vinagre de arroz, limão, flor de sal e molho su Huto, claro, por Edmundo Ribeiro.

A primeira interferência da cozinha Nikkei de Barbier vem com um clássico Tiradito, que é uma visão peruana para o peixe cru – com relação ao sashimi japonês. Aqui, no caso, com atum, salmão, peixe branco, molho cítrico e brotos de coentro

Publicidade

Harada volta à cena com Har gao / Dim sum - Dobradura de frango e molho de pimenta doce. É um bolinho de massa, servido com Dim Sum, pequenos pastéis (digamos assim) cozidos no vapor.

A próxima parada vem do menu do Huto e é o Zarigane (lagostim). Na composição do prato, berinjela, lagostim, gengibre, cebolinha, katsuobushi e furikake. Katsuobushi são flocos de peixe que podem até se movimentar com o calor, dando a impressão de estarem vivos. Furikake é um condimento japonês normalmente usado para ser colocado em cima do arroz e dos pratos.

Aí tudo volta a Jean-Paul Barbier, que virá com o Unirice - Arroz de jasmim cremoso de ouriço, cavaquinha na brasa e microplâncton.

Para completar a série dos pratos salgados, Harada vem de Yakinuku (lembra acima? Carne grelhada) - Contrafilé de wagyu, creme de milho branco, mostarda tostada e barbecue coreano.

Para terminar, a surpresa que Juliano Dias ainda vai anunciar.

Publicidade

O valor do menu a seis mãos é de R$ 270 por pessoa e é imprescindível fazer reserva.

Mais informações e reservas pelo telefone/WhatsApp (41) 99961-1599.

O belo espaço do Hai Yo certamente vai estar pleno para as duas noites da segunda edição do Chefs in the House. | Foto: Foto: Celso Pilati

Hai Yo - Chefs in the house II

Grand Hortel Rayon

Publicidade

Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro

Telefone / whatsapp: (41) 99961-1599

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Publicidade

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br