• Carregando...
A sede da Salumeria Monte Bello, em plena Serra da Graciosa, será o local do almoço de Mar e Terra no fim de semana.
A sede da Salumeria Monte Bello, em plena Serra da Graciosa, será o local do almoço de Mar e Terra no fim de semana.| Foto: Divulgação

Com a previsão do tempo anunciando sol para o fim de semana, nada como poder escolher um evento ao ar livre, com bom astral e boa comida. Acontece neste sábado (28), no restaurante rural da Salumeria Monte Bello, o encerramento do II Festival Mar e Monte, que enfatizou a combinação de sabores durante todo o mês de setembro.

Durante todo mês, os restaurantes A Ostra Bêbada, Central do Abacaxi e Porcadeiro servem pratos combinando embutidos e frutos do mar. Muito comum em terras mediterrâneas, esta combinação serviu de inspiração para o Festival, aqui utilizando os ingredientes da Serra do Mar do Paraná, além da banana, do palmito pupunha, temperos e até costumes regionais.

Marcelo Empinotti e Lucas Cintra cozinham juntos neste sábado (28), na Salumeria Monte Bello.
Marcelo Empinotti e Lucas Cintra cozinham juntos neste sábado (28), na Salumeria Monte Bello. | Foto: Divulgação

Para o encerramento, uma grande celebração irá acontecer no restaurante rural da Salumeria Monte Bello, no pequeno paraíso em meio à Mata Atlântica. Os chefs Marcelo Empinotti (Monte Bello) e Lucas Cintra (Ostra Bêbada) serão responsáveis pela criação do menu especial.

Além da já consagrada mesa de antepasto, com os embutidos da Monte Bello, queijo e pão artesanal, as estrelas do almoço serão o Porco Moura à paraguaia (desossado e assado inteiro) e muitas ostras de Guaratuba, combinadas com o Lardo da Graciosa (também feito de Porco Moura pela Monte Bello).

Ostras e lardo combinados, uma das atrações do evento de Mar e Terra.
Ostras e lardo combinados, uma das atrações do evento de Mar e Terra. | Foto: Divulgação

Outros acompanhamentos serão elaborados com os ingredientes dos produtores agroecológicos da região de Quatro Barras, conforme a proposta do restaurante, que há quatro anos trabalha com a proposta de valorização dos alimentos da Serra do Mar.

Esta será a 33ᵃ edição desses almoços ao ar livre. A ideia surgiu em 2016, em princípio para atender a demanda de pessoas interessadas na produção dos embutidos. De lá em diante só cresceu, mantendo a proposta inicial de fortalecer a rede de produção de alimentos da Serra do Mar, com foco em quem está na Estrada da Graciosa produzindo de forma agroecológica.

A ideia de convidar um chef a cada almoço foi justamente de aproximar os cozinheiros da cidade e os produtores rurais. A partir de 2017 os almoços passaram a ser mensais, o que ocorre presentemente.

Para esta edição, os ingredientes chegarão de Guaratuba, Morretes, Piraquara e Quatro Barras, valorizando os alimentos e os produtores rurais da Mata Atlântica.

O custo por pessoa será de R$ 98. Crianças até 5 anos não pagam. De 6 a 12 anos, R$50. No valor estão inclusos a entrada dos antepastos, todos os pratos quentes, sobremesa, sucos, água e café. Bebidas alcoólicas serão cobradas à parte e a casa não cobra rolha.

As reservas devem ser feitas com antecedência, pelo fone (41) 99722-0209, mediante depósito antecipado.

Salumeria Monte Bello

Av. Dom Pedro II, 6457 - Quatro Barras

Para chegar ao local, digitar “Salumeria Monte Bello” no Waze ou no GoogleMaps.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]