Pargo assado, com cenouras em fondant – tudo a ver com o verão. // A bela louça é da CW.Cristiana Wolf Ceramicas (@cristiwolf).| Foto: Fernando Zequinão

Estamos em pleno verão, de calor, de comidas mais leves.

CARREGANDO :)

Iria até dizer de temporada de praia, mas, infelizmente, as restrições impostas pela pandemia não nos permitem praias, ou pelo menos repetir o que fazíamos antes, nessa época do ano. Praias com restrições, então. Sem aglomeração e seguindo todo o protocolo do momento.

Mas nada nos impede de saborear um bom peixe. Aliás, peixe é sempre bom. E quanto mais simples, melhor.

Publicidade

Como é o caso da receita que escolhi para esse janeiro que vivemos. A começar pela escolha do peixe, um pargo, de carne branquinha, macia e de sabor delicioso. Quem escolheu para mim foi o pessoal da Pescados Keli Mozer, que funciona no Mercado Municipal de Curitiba - está a R$ 45 o kg..

E o preparo é um dos mais simples que conheço, podendo até permitir aos não iniciados arriscarem dar uma chegadinha na cozinha para a execução. São poucos ingredientes, que não exigem técnicas mais apuradas ou cuidados especiais. É só um peixe, algumas ervas, sal, pimenta e forno. De acompanhamento, cenouras. Sabe aquelas bem finas, que os chefs adoram usar para adorno de pratos? Pois são aquelas, fáceis de serem encontradas no Mercado Municipal e em alguns supermercados.

A referência da receita vem de um jovem chef, Gabriel Daniel, formado na Espanha, com boa experiência internacional, que criou o canal Underchef, no Youtube, onde ensina receitas simples ou mais elaboradas, com uma ótima didática e bom humor.

Foi de lá que peguei a ideia e agora divido aqui, na certeza de sucesso para quem quiser arriscar.

Bom apetite!

Publicidade
De sabores delicados, o pargo e a cenoura combinam muito bem e atiçam o paladar. | Foto: Foto: Fernando Zequinão

Pargo assado, com cenouras em fondant

Por Anacreon de Téos
Tempo de preparo1 hora, no máximo
Rendimento2 porções
PreparoFácil

Ingredientes

  • 1 pargo inteiro (dá uns 700g), limpo e sem escamas
  • 1 maço de cenouras pequenas, com as folha
  • 1 maço de alecrim
  • 1 maço de de tomilho
  • 4 dentes de alho
  • ½ maço de salsinha
  • ½ maço de cebolinha
  • azeite de oliva
  • 50 g de manteiga
  • sal
  • pimenta-do-reino

Preparo

  1. Peça o peixe limpo, sem escamas e aberto na barrigada.
  2. Faça três cortes na pele de cada lado do peixe, tempere com sal e pimenta por fora e por dentro.
  3. Corte grosseiramente cebolinha e salsinha e ponha por dentro do peixe, com uns ramos de alecrim e tomilho. E também nos cortes feitos no couro.
  4. Ponha numa assadeira, regue com azeite e leve ao forno, 180ºC, por cerca de 15 minutos (dependendo de cada forno).
  5. Corte as cenouras ao meio, no sentido de comprimento, e ajeite-as na frigideira ainda fria, com a metade cortada para baixo.
  6. Tempere com sal e pimenta.
  7. Junte os dentes de alho cortados ao meio, alecrim e tomilho a gosto e complete a manteiga, espalhando por diversos pontos da panela.
  8. Ponha um fundinho de água, somente para poder fazer vapor, e tampe a frigideira – ou cubra-a com papel-alumínio - e ligue o fogo alto. Quando a água começar a ferver, cozinhe por cerca de 10 minutos.
  9. Retire a tampa - ou papel-alumínio - e confira o cozimento das cenouras, que deve ceder ao serem cortadas com uma colher e apresentar o lado cortado dourado e crocante.
  10. Sirva o peixe com as cenouras em volta e decore com as folhas das cenouras.