Yukhoe, o steak tartare coreano, com gema curada e pera asiática - vai entrar no cardápio especial dos dois chefs no Nomade. (Fotos/ Divulgação)| Foto:
CARREGANDO :)

Só quem já foi ao Komah, em São Paulo, sabe o que representam a criatividade e os sabores do jovem Paulo Shin. O pequeno restaurante, onde pessoas se apertam para ocupar os não mais de 30 lugares, fica meio perdido, fora da rota gastronômica da capital paulista. Fica na Barra Funda, a pouco menos de dois quilômetros do Memorial da América Latina. Mas está lá, solitário, em meio ao nada da gastronomia. Mas nem por isso as pessoas deixam de ir e se aglomerar à espera de um cantinho de mesa que o seja.

Shin é filho de coreanos e decidiu investir na comida do país de seus pais. Antes disso, trabalhou com Alex Atala no D.O.M., passou pelo Kinoshita e teve até uma experiência na clássica gastronomia francesa no histórico Le Coq Hardy (funcionou de 1977 a 2009). Fora do Brasil, Le Marais, em Nova Iorque. Isso tudo somou para chegar ao seu padrão, que reúne nos pratos que apresenta um pouco de tudo pelo que passou e que, por isso mesmo, atrai cada vez mais interessados a conhecer sua casa.

Publicidade

Mas quem nunca foi ao Komah (que significa filho caçula, em coreano), pode ter agora uma boa chance de desfrutar do que Paulo Shin melhor sabe cozinhar. E com um adendo, na parceria com o paranaense Lênin Palhano, no jantar a quatro mãos que estará sendo apresentado ao curitibano neste meio de semana (quarta e quinta-feiras, 14 e 15), no Nomade, o restaurante do Nomaa Hotel, que tem em Palhano o titular de sua cozinha, com assinatura própria.

Aliás, ele é por aqui o que Shin tem sido por lá. Sempre inovador, pesquisador, investidor nas coisas da terra, do entorno, do quintal, a provar ser possível, sim, cozinhar a partir do simples e encontrar sabores e resultados acima de qualquer expectativa. A parceria foi uma iniciativa do anfitrião, encantado com o que pôde experimentar na concorrida experiência do Komah. E Paulo Shin, de pronto, topou a dobradinha, também interessado em compartilhar das incursões de Lênin Palhano pelas nuanças das texturas e do paladar.

Sendo assim, o menu foi concebido a quatro mãos, para a noite que foi denominada de “Nomade convida”. Começa com as Conservas do Komah, Banchan Set, segundo o cardápio do restaurante paulistano, que compõem a seleção diária de conservas e acompanhamentos. Na sequência, Peixe cru, alface romana, seriguela e castanha de caju, mais Ostra, capim limão e bottarga – esse eu sei que é do Lênin, mas o jogo aqui acho que é tentar saber qual é que quem. Daí vem o que conhecemos por rolinho Primavera, claro que com recheio personalizado: Harumaki de porco Moura, maçã e raiz forte (deve ser Lênin, pois o Porco Moura é daqui), seguido de um Pargo no vapor, cenoura, vinagrete de amendoim e iogurte.

Partindo para as carnes, digamos, vermelhas, chegam o Yukhoe, que é o steak tartare coreano, com gema curada e pera asiática e é um dos hits do menu do Shin. Em seguida, Japchae (a pronúncia é completamente diferente, arrisque Tchaputché) – o delicioso macarrão de batata doce coreano, aqui com legumes.

Para fechar os pratos salgados tem ainda o Samgyeopsal – uma pancetta de porco assada e glaciada com molho gochujang (um molho feito de pasta de pimenta, arroz glutinoso, soja e sal).

Publicidade

De sobremesa, Chocolate com mate.

Nesta edição do Nomade Convida espera-se uma combinação surpreendente da culinária regional de influência paranaense já conhecida no Nomade Restaurante com os pratos que mais refletem a identidade da gastronomia do Komah. Um menu de 9 tempos, intercalando as criações desta dupla de chefs é o formato desenhado para esta experiência única.

O valor por pessoa é R$180 (sem bebidas) + taxas de serviço.

Já estou reservando meu lugar.

Publicidade

Nomade Convida: Paulo Shin

14 e 15 de março

A partir das 20h

Reservas: restaurante@nomaa.com.br e fone (41) 3087-9510

Nomaa Hotel

Publicidade

Rua Gutemberg, 168 – Batel

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

Publicidade

E-mail: a-teos@uol.com.br