Palavra que fiquei curioso. Lidar com pinhão é muito complicado, embora haja pratos e receitas por toda parte nesta época do ano. Por mais que seja saboroso (prefiro sempre assado, de preferência dentre as brasas), a semente do pinheiro tem consistência difícil de lidar e pode sumir no paladar caso ganhe um molho ou temperos muito fortes.
A propósito, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento está anunciando para o início de junho o evento Sabores do Pinhão, com muita mobilização no mercado municipal, nos restaurantes (em colaboração com a Abrasel) e com a escalação de alguns dentre os principais chefs de cozinha de Curitiba para ensinar a prepara pratos com pinhão nas feiras livres da cidade. Vai ser bem interessante.
Mas, enquanto isso não acontece, tem pinhão dando sopa por aí. Ou melhor, não só sopa, também kebab. É isso mesmo, kebab. A proposta é do Don Kebab – Arab Street Food, a kebaberia pioneira da cena gastronômica curitibana, que conta com mais de 10 anos de história e possui duas unidades na capital paranaense.
A novidade é o Kebab de cupim com pinhão (R$ 22), que consiste em pão sírio, cupim, pinhão, alface, tomate em tiras e cebola roxa, acompanhado de molho de alho. Não tive a oportunidade de provar, mas confesso estar curioso. E vou indo pelo que leio e vejo na foto, com os pinhões inteiros junto com a carne cozida e demais itens da composição. Pode ter, sim, ficado interessante.
E, para acompanhar, tão curioso quanto, é o quentão com sotaque árabe, que, em vez de cachaça (ou do vinho, que vai no vinho quente que alguns também chamam de quentão), leva arak, a bebida tradicional do Líbano que consiste em um destilado de uvas ou tâmaras, com anis infusionado, disponível por R$ 10 (300 ml).
Ficam aí, portanto, as dicas das novidades, que estão disponíveis nas duas unidades da Don Kebab de Curitiba, na Avenida Vicente Machado, 767, e no Shopping Hauer, (Rua Coronel Dulcídio, 739).
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br
Direita prepara ofensiva no Senado em 2026: quem são os mais cotados para enfrentar o STF
Cenário econômico aponta risco de recorde de falências em 2026; assista ao Café com a Gazeta
Regimes de exceção geram autocensura que interfere nas eleições, diz jurista
Trump está de olho: as eleições de 2026 na América do Sul