• Carregando...
Adriano Quaranta na Bull Prime do Pátio Batel. Ele será o chef responsável pela cozinha do Porco Prime, a ser inaugurado na virada do ano.
Adriano Quaranta na Bull Prime do Pátio Batel. Ele será o chef responsável pela cozinha do Porco Prime, a ser inaugurado na virada do ano.| Foto: Adriano Gomes

Baita cozinheiro, mas fiquei me perguntando por onde andaria. Cadê Adriano Quaranta, que entrou rachando na gastronomia curitibana ao abrir seu Quaranta Bistrô (registrei aqui), nos meses finais de 2013?

Era um bistrô como poucos, com comida de bistrô, ambiente de bistrô e o carinho da presença do chef também entre as poucas mesas, para sentir a acolhida dos clientes aos seus pratos. Com formação numa das melhores escolas do mundo, Quaranta concluiu o curso Grand Diplôme de Cuisine et de Pâtisserie na escola Le Cordon Bleu de Paris e trabalhou em renomados restaurantes da França, com estrelados chefs do gabarito de Jean-Christophe Rizet, do restaurante La Truffière, e Philippe Excoffier, que depois de trabalhar por mais de uma década na embaixada americana na França.

Tinha sua casa própria, estava ganhando conceito na cidade, mas, por razões outras, teve de se mudar para os Estados Unidos. Voltaria mais tarde, em 2017, para, ocupando o mesmo imóvel no Batel, abrir o Q Restô Bar, que tinha a mesma comida de primeira linha, mas um ambiente mais descolado, som mais alto, direcionado aos mais jovens.

Não foi muito longe, embora a comida fosse excelente, como tudo a que se propõe cozinhar. Se tivesse mantido o formato anterior, talvez... Mas como isso é passado, nada mais pode se resolver.

E aí, a boa notícia, que descobri por acaso. Adriano Quaranta está voltando, à frente da cozinha de um novo empreendimento, totalmente diferente do que vinha fazendo em sua carreira. Vai se chamar Porco Prime e, como dá para deduzir, terá o cardápio inteiramente voltado para a carne suína e seus derivados.

Quem está à frente do novo empreendimento é Marcos Canan e constatei haver algo de novo ao vê-los juntos, na mesma mesa, em evento recente realizado na Bull Prime, que tem Canan como um dos proprietários. Bingo! Era isso mesmo. Vem aí, então, a Porco Prime, aqui em sociedade de Canan com o empresário Marcio Brito, da área de academias e que estreia no setor.

O novo restaurante vai funcionar na Avenida Manoel Ribas, 540 – em frente ao Business Clube -, em imóvel da empresária Clemilda Thomé, onde até há pouco funcionava seu Ateliè

Tudo do porco

O porco vai ser a base central e única da casa. A ideia de Canan, incorporada de pronto por Adriano Quaranta, tem como lastro operações que funcionam com êxito na Europa, Estados Unidos e, mais recentemente, no Brasil – como a Casa do Porco, aberta por Jefferson Rueda, em São Paulo, e já no rol dos restaurantes estrelados Michelin.

O restaurante vai contar com charcutaria própria, para a produção dos embutidos e afins e vai funcionar com um menu à la carte para os que desejarem. A expectativa maior está, porém, no menu degustação, com vários itens de carne suína, pois os leitões serão comprados inteiros e ali decupados e porcionados – dentre eles o Porco Moura, criado no Paraná e reabilitado recentemente para a gastronomia nacional com enorme sucesso.

E o cliente poderá ter, desde o tartar até o hambúrguer, a kafta e alguns defumados. Sem contar com a ousadia e a criatividade do chef, que somente a abertura da casa poderá comprovar.

Mas a grande tacada deverá ser o leitão servido inteiro e a inspiração veio da Europa. De Segóvia, na Espanha, onde ele é famoso por ser tão macio a ponto de ser cortado com um prato. Ou da Bairrada, em Portugal, considerado uma das “7 Maravilhas da gastronomia portuguesa”.

Para tanto já foi encontrado um fornecedor, que será responsável pelos leitões de até 10 ou 12 quilos a serem assados em forno convencional e finalizados em fornos de barro a serem construídos no quintal do novo empreendimento. E aí servidos – sob encomenda – para mesas de até cinco ou seis pessoas. Mantendo, é claro, o ritual de serem cortados à mesa, com a borda do prato, para atestar sua maciez.

O Leitão da Bairrada, fatiado e pronto para ser servido. | Foto: Rota da Bairrada.
O Leitão da Bairrada, fatiado e pronto para ser servido. | Foto: Rota da Bairrada.

O quintal, aliás, também contará com várias mesas, que ficarão próximas ao braseado e ao varal – onde as carnes são penduradas para assar -, deixando o cliente em pleno ambiente familiar daqueles almoços na casa da avó. Terá um teto retrátil e paredes de vidro, para se prevenir do instável humor do clima curitibano.

O Porco Prime também terá quatro salas de cocção e uma área específica de defumação, além de um tanque para cozimento e vácuo – sous vide – em baixa temperatura.

E agora só resta aguardar o passar dos dias. A contagem regressiva já começou, com o início das obras há duas semanas. E deverá se estender até a virada do ano, uma vez que a meta é poder inaugurar a casa logo após a virada do ano, como a primeira grande novidade gastronômica de Curitiba em 2020.

Então o que resta é conter a ansiedade e torcer para o tempo passar depressa.

O imóvel da Avenida Manoel Ribas, onde vai funcionar o Porco Prime. | Foto: Anacreon de Téos
O imóvel da Avenida Manoel Ribas, onde vai funcionar o Porco Prime. | Foto: Anacreon de Téos| Picasa

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]