• Carregando...
O teste da parrilla já foi feito e está tudo certo pro evento de sábado.
O teste da parrilla já foi feito e está tudo certo pro evento de sábado.| Foto: Foto: Anacreon de Téos

Sábado é dia de quê? Feijoada, certamente responderão.

Mas não necessariamente. Pode ser, também, dia de churrasco. Pelo menos essa é a proposta do Quitutto GastroPub, que anuncia um Dia de Brasa neste sábado (14) – a partir das 18h. Serão três estações gastronômicas que apresentam formas diferentes de assar a carne, como o varal, a parrilla e o fogo de chão.

Um varal de carnes como este vai ser instalado no Quitutto GastroPub no próximo sábado.
Um varal de carnes como este vai ser instalado no Quitutto GastroPub no próximo sábado. | Divulgação/Arquivo

Esse tipo de evento não é dos mais comuns por aqui, mas já ocorreu algumas vezes por iniciativa da Bull Prime, em sua unidade da Avenida Silva Jardim - e também do próprio Quitutto, em edições anteriores. É sempre muito bacana e chama a atenção, especialmente pelo varal de carnes, não tão conhecido assim do curitibano.

Nas carnes preparadas no varal é usada uma técnica que deixa as peças suspensas em uma corrente de arame para garantir maior maciez. Na parrilla, as carnes são assadas num sistema de grelhas móveis criada pelos uruguaios e argentinos para o preparo do churrasco. E o fogo de chão já tem mais a ver com os brasileiros, especialmente no Sul do país.

| Picasa

Um dos destaques será o Cordeiro patagônico, preparado no crucifixo e fogo de chão, servido com gremolata. Outros pratos que compõem o cardápio, que terá preços a partir de R$ 5, são: Prime rib suíno com abacaxi defumado, Costela suína com barbecue de laranja e Bife ancho com farofa campeira, e Choripan aberto, vinagrete e salsa criola.

Cupim TexMex, um viés peruano para o churrasco do Quitutto GastroPub.
Cupim TexMex, um viés peruano para o churrasco do Quitutto GastroPub.| Foto: Anacreon de Téos

O churrasco também terá um inusitado viés peruano, pelos pratos a serem preparados pelo chef peruano Fernando Matsushita (do restaurante Do Peruano), como o Cupim TexMex (na tortilla, com guacamole) e o Espetinho de anticucho com chimichurri (que é feito com coração de boi).

Espetinho de anticucho com chimichurri, outra novidade peruana, por Fernando Matsushita.
Espetinho de anticucho com chimichurri, outra novidade peruana, por Fernando Matsushita. | Foto: Simone Meirelles/ Comer e Curtir

Fora as carnes, também vão para a brasa outros itens e serão servidos Legumes braseados, morones porteños (pimentões recheados com ovos) e Purê braseado de abóbora cabotiá com gorgonzola.

São criações exclusivas para esse evento, que não são servidas normalmente no bar (que, aliás, tem outras opções de churrasco durante a semana, inclusive um respeitável Filé de igreja). Portanto, uma oportunidade única para degustar sabores diferenciados e combinações inéditas.

Choripan aberto, vinagrete e salsa criola.
Choripan aberto, vinagrete e salsa criola.| Foto: Simone Meirelles/ Comer e Curtir

Para acompanhar os pratos principais, o evento terá chopes Patagônia (Amber, Weisse e Pilsener), além de vinhos e drinques especiais. O chope terá preço fixo de R$ 15.

Chopes Patagônia, para acompanhar as carnes.
Chopes Patagônia, para acompanhar as carnes. | Foto: Simone Meirelles/ Comer e Curtir

O festival vai contar ainda com a presença de outros chefs e mestres churrasqueiros, música ao vivo e o sorteio de um kit churrasco. As 50 primeiras pessoas que chegarem ao local vão ganhar um copo da cerveja Patagônia.

As reservas de mesa podem ser feitas pelo telefone (41) 3107-3333.

O Festival na Brasa, que conta com o apoio da Alegra (a união das cooperativas de origem holandesa, Frísia, Castrolanda e Capal, que constituem o grupo Unium), Patagônia e Açougue São Joaquim.

Festival na Brasa - Quitutto GastroPub

Avenida dos Estados, 481 - Água Verde

Fone: (41) 3107-3333

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]