• Carregando...
A vitrine de pães da Padaria Piegel ficou três vezes maior.
A vitrine de pães da Padaria Piegel ficou três vezes maior.| Foto: Divulgação

Já devia essa postagem havia alguns dias. Mas é que a coisa apertou aqui, o tempo ficou curto e foi atropelado por outras urgências – como a agradável missão de cozinhar no Senac para o livro “Cozinheiros da Quarentena”, que deve ser publicado em breve.

Mas como é assunto saboroso e vale a pena, vamos lá. É sobre a centenária padaria Piegel Pães, uma das mais tradicionais de Curitiba, que está totalmente renovada. E as novidades são várias: sob gestão de uma nova geração da família fundadora, a casa ganhou ambientação moderna, com um charmoso espaço para café, que abriga atualmente, por circunstâncias decorrentes da pandemia, 40 pessoas, mas tem capacidade para até 60.

Além de servir pães, doces e outros lanches, a cafeteria também ganhou a presença permanente de um barista. E como consequência, a Piegel lança seu próprio blend exclusivo de café. Que tive a oportunidade de provar. É bem interessante, personal, um blend da região de Alta Mogiana. Trata-se de um café com perfil de sabor de chocolate, cítrico e encorpado. Além de degustá-lo no local, é possível levar para casa essa exclusividade, em embalagens de 250g, a R$42.

No cardápio do Café, entraram o pão com pernil desfiado, novos sabores de bruschettas, quiche de alho-poró e sanduíches naturais. O kit de pão de queijo com doce de leite e requeijão é servido numa tábua e, de pronto, já conquistou os clientes. Há ainda doces prontos, como tortinhas, rocamboles e sonhos.

Kit de pão de queijo com doce de leite e requeijão - grande sucesso da Piegel.
Kit de pão de queijo com doce de leite e requeijão - grande sucesso da Piegel. | Foto: Divulgação

A carta de cafés (quentes e gelados) é nova e agora inclui o Café Piegel,

Para comemorar a inauguração do novo espaço, foi lançado o projeto Café do Mês. Uma receita diferente e exclusiva a cada mês. Para esse outubro que está quase acabando, a atração é o Choco Latte - chocolate cremoso, espresso, leite vaporizado e chantilly (R$ 11,50).

Reforma e história

Desde janeiro a Piegel estava em reforma, parte por parte, sem fechar. Agora, com a reformulação completa, é possível ver uma nova padaria. O café ficou mais aconchegante e amplo. As áreas de frios e mercearia ganharam mais opções, inclusive com produtos importados. A vitrine de pães ficou três vezes maior. E a adega tem opções de vinhos, whiskies, gin, vodcas e cervejas artesanais. E um lindo painel de mosaicos lembra a data de inauguração da Piegel, 1915, e também sua estreita relação com Curitiba.

Na Piegel, um pequeno mercado, com bebidas e produtos importados.
Na Piegel, um pequeno mercado, com bebidas e produtos importados. | Foto: Divulgação

Afinal, foi o berço que embalou a história da família de imigrantes alemães desde sua chegada ao Brasil. De lá para cá, de geração em geração, o amor pela panificação e pela capital paranaense foi se consolidando. Hoje, a padaria localizada no bairro Ahú é referência em pães e broas, mas também para lanches rápidos e compras diversas, um pequeno mercado de primeiras necessidades. Além do popular pão francês, estão entre os mais vendidos o pão de ovos, a broa de castanhas, o pão de azeitona e queijos e a broa fit, sem gordura e sem açúcar.

A Piegel está no mesmo endereço desde 1915. A primeira geração começou com uma pequena padaria, que vendia apenas em atacado. A segunda geração manteve a produção e também fazia entregas em domicílio. Além disso, também era possível comprar no local.  A terceira geração assumiu em 1971. Augusto, neto do fundador, sempre trabalhou com os pais e quis dar sequência ao negócio da família. Casado com Adilete, que também veio do ramo e tinha um tino comercial afiado, ficaram no comando até 2015, ano de comemoração do centenário Piegel.

Durante esses anos, o casal modernizou, reformou e ampliou a loja diversas vezes. Agora, a quarta e a quinta gerações estão à frente do negócio, com as irmãs Josi e Joelma e seus filhos Pérola, Bella e Eugênio.

E tudo segue com a mesma qualidade e com a mesma inspiração. Como tem sido marca nessa centenária existência.

Pérola, Josi, Joelma e Bella Piegel, a nova geração de gestoras da Piegel Pães.
Pérola, Josi, Joelma e Bella Piegel, a nova geração de gestoras da Piegel Pães.| Foto: Divulgação

Piegel Pães

Avenida Anita Garibaldi, 590 - Cabral

Fone: (41) 3253-1865

Instagram - @piegelpaes

www.piegelpaes.com.br

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]