i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Panela do Anacreon

Foto de perfil de Panela do Anacreon
Ver perfil

<p style="margin: 0in; font-family: Arial; font-size: 11.0pt; color: black;"><span style="background: white;"> Novidades gastronômicas em Curitiba e receitas </span></p>

Pratos são criados na hora

Menu confiança, a cumplicidade entre chef e cliente. No Pescara tem

  • Por Anacreon de Téos
  • 11/12/2019 12:30
Copa lombo e pernil desfiados, vinagrete com toranja &#8211; um dos itens que podem vir no Menu Confiança do restaurante Pescara.
Copa lombo e pernil desfiados, vinagrete com toranja &#8211; um dos itens que podem vir no Menu Confiança do restaurante Pescara.| Foto: Anacreon de Teos

Aos poucos o curitibano vai se acostumando com o Menu Confiança. É a sensação de surpresa que mexe com a expectativa de quem se propõe a comer bem. Escolher os pratos do cardápio é bacana, mas poder ser surpreendido pelo chef com preparos especiais, muitos não esperados, é melhor ainda.

Claro que para aqueles que não fazem de uma refeição um leque de restrições. A esses não ter outro jeito a não ser ficar naquela ladainha diária, sem sair da zona de conforto. Mas as pequenas ressalvas são respeitadas. Intolerância à lactose, a glúten, alergia a camarão (conheço alguém com alergia a espinafre), problemas com pimenta e outras exceções são todas respeitadas a partir daquela conversa inicial entre o chef e o cliente.

E a partir daí é tudo alegria. Pelo menos é o que se espera. E até por isso muitos restaurantes já estão adotando a fórmula, pelo menos em alguns dos dias da semana. Três, quatro ou cinco pratos, conforme o desejo ou o apetite de quem se senta à mesa.

Mas já há restaurante que vai além, o Pescara. Desde que assumiu o comando da casa, em fevereiro último, o chef André Raulino tem enfatizado essa opção de servir. Além do cardápio normal, o cliente também recebe um folheto “vendendo” o Menu Confiança. “Confie no chef” é o apelo de Raulino, que oferece seleções com três ou cinco pratos, a R$ 129 e R$ 169, respectivamente.

Vieira, sour cream e purê de abóbora cabotiá defumada.
Vieira, sour cream e purê de abóbora cabotiá defumada.| Foto: Anacreon de Teos

E o cardápio muda a cada dia, conforme as opções de mercado e a sazonalidade. O chef só vai saber o que servir ao chegar para trabalhar, fazendo um balanço de insumos e ingredientes frescos disponíveis.

E a fórmula deu certo, ao ponto de a maioria dos frequentadores do restaurante optar pelo Menu Confiança, assim que apresentado a ele. No dia em que lá estive para constatar, Raulino serviu o menu de cinco etapas, com Vieira, sour cream e purê de abóbora cabotiá defumada, Copa lombo e pernil desfiados, vinagrete com toranja, Mil folhas de mandioca, fonduta de pecorino sardo e farofa de cebola crocante, Massas recheadas (tapenade) de bacalhau e verde, coulis de laranja, quinoa, ovas de tobiko e gravlax de salmão, Pancetta, demi glace vegetal com mirtilo e nhoque e, de sobremesa, Semifreddo Serra da Canastra com goiabada cascão.

Mil folhas de mandioca, fonduta de pecorino sardo e farofa de cebola crocante.
Mil folhas de mandioca, fonduta de pecorino sardo e farofa de cebola crocante.| Foto: Anacreon de Teos

O restaurante abre para almoço de segunda a domingo, das 11h20 às 15h. Para jantar, de terça a sábado, das 19h às 23h. Em todos os horários o Menu confiança está disponível.

Massas recheadas (tapenade) bacalhau e verde coulis de laranja,  quinoa, ovas de tobiko e gravlax de salmão.
Massas recheadas (tapenade) bacalhau e verde coulis de laranja, quinoa, ovas de tobiko e gravlax de salmão.| Foto: Anacreon de Teos

Restaurante Pescara

Avenida Iguaçu, 1270 – Rebouças

Reservas: (41) 3042-8004 ou 99269-9595

Semifreddo Serra da Canastra com goiabada cascão.
Semifreddo Serra da Canastra com goiabada cascão.| Foto: Anacreon de Teos

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.