• Carregando...
Joca Pontes, Kazuo Harada e André Saburó cozinham juntos por duas noites no Hai Yo. Cardápio criado e executado a seis mãos, para poucos.
Joca Pontes, Kazuo Harada e André Saburó cozinham juntos por duas noites no Hai Yo. Cardápio criado e executado a seis mãos, para poucos.| Foto: Divulgação /Montagem Sandra Lopes

Imagine, juntos, na mesma cozinha, três expoentes da gastronomia brasileira: Kazuo Harada, Joca Pontes e André Saburó Matsumoto. Pois isto está prestes a acontecer, no evento denominado “Chefs in the House”, marcado para os próximos dias 21 e 22 de agosto, no Hai Yo, o restaurante asiático do Grand Hotel Rayon – e com perspectiva de repetição a cada mês.

Desde que foi inaugurado, no fim do ano passado, o Hai Yo conquistou a cidade pela ótima comida de Harada – não de graça premiado com 1 estrela Michelin por três anos consecutivos quando no comando do Mee, restaurante do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro – que agora se renova com o inverno e cresce ainda mais.

Não bastasse todo o talento que ele tem, traz, de reforço, mais duas estrelas da cozinha, estrelas nordestinas que são referências pernambucanas, em toda a região e no país. Joca Pontes tem formação na escola francesa e desde o início da década passada vem colecionando prêmios no Recife, comandando a cozinha dos restaurantes Villa – Cozinha de Bistrô, das Creperias La Plage e do Ponte Nova, onde executa as receitas com base francesas, mas ingredientes locais e que, desde o ano passado, assina o menu do Restaurante Yuru, no Hotel Golden Tulip Natal Ponta Negra.

André Saburó é um pouco mais rodado e já esteve em Curitiba no já longínquo 2006, participando, com aula-show, de evento gastronômico no Parque Barigui, a “Cozinha dos Chefs”, evento anual que acontecia em Curitiba, correndo paralelamente à feira Gourmet & Cia. Eleito chef do ano por lá a cada nova temporada, Saburó hoje comanda quatro restaurantes no Recife: Taberna Japonesa Quina do Futuro, Sumô, Sushi Yoshi e Tokyo’s Café, todos, claro, com pegada oriental.

Pois essas três feras estão prometendo dois jantares memoráveis no Hai Yo. Serão, ao todo, sete itens, sendo um couvert, seis pratos e uma sobremesa, alternando autoria um a um e oferecendo razões para todos se combinarem entre si.

O couvert será por conta de Harada, uma Salada verde (Salada de pupunha e maçã verde, acompanhada de pesto de espinafre e amendoim). A primeira entrada, da lavra da André Saburó, será um Tartare Poke (Atum marinado, azeite de pimenta-de-cheiro, gergelim, cebolinha e lardo da Fazenda Yagara por cima). Em seguida, de Joca Pontes, Amarelo manga (Lâminas de pescado marinadas no limão, com aïoli de pimentões amarelos, raspas super geladas de manga, castanha-de-caju, ervas frescas, finalizada ralada e batata-doce palha).

O primeiro dos pratos principais ficará por conta de Kazuo Harada, um Udon (Massa udon, uni – ouriço -, ovas de salmão, gema de codorna e com molho de uni.

Em seguida, um dos grandes hits de André Saburó, o Atum do Sol. Ele aplica práticas ocidentais na temática oriental, agregando processos regionais na elaboração. No caso do atum de sol, a proteína do peixe é preparada como uma carne de sol típica nordestina. E o resultado é recompensador.

O prato principal de Joca Pontes também passeia pela combinação Japão/Nordeste e será um Mignon de porco marinado no missô, grelhado na manteiga de garrafa, molho laqueado, mousseline de jerimum (abóbora), brócolis e amendoim salteados e farofa crocante de ervas.

Harada volta com o quarto dos pratos principais, uma Costela de wagyu cozida durante 10 horas e acompanhada de purê de abobora kabocha, caldo da costela e Siu mai (Dim sum) – que são bolinhos cozidos no vapor.

De sobremesa, para fechar a rica noite em alto estilo, Trio de choux de cream – crocantes, com recheios diversos, uma de gengibre, outra de chocolate e a terceira de matcha. Feito com massa de bomba (pâte a choux), de origem francesa, o doce é uma versão própria da confeitaria japonesa, com um recheio leve e cremoso e sem cobertura de chocolate ou fondant.

Não é por nada, não, mas é de dar água na boca apenas na leitura desse cardápio proposto pelo trio de cozinheiros. Por isso é importante que os interessados se manifestem o mais cedo possível, pois a procura por reservas já começa a crescer e o restaurante só tem 56 lugares.

O valor é de R$ 230 por pessoa.

O salão do Hai Yo tem capacidade para 56 pessoas e certamente estará lotado nas noites do Chefs in House. | Foto: Divulgação)
O salão do Hai Yo tem capacidade para 56 pessoas e certamente estará lotado nas noites do Chefs in House. | Foto: Divulgação)

Hai Yo

Grand Hotel Rayon – Rua Visconde de Nácar, 1424 – Centro

Fone: (41) 3532-0150

@haiyo_restaurante

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]