i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Panela do Anacreon

Foto de perfil de Panela do Anacreon
Ver perfil

<p style="margin: 0in; font-family: Arial; font-size: 11.0pt; color: black;"><span style="background: white;"> Novidades gastronômicas em Curitiba e receitas </span></p>

Bar dos Passarinhos agora tem a clássica Sopa Leão Velloso no cardápio de inverno

  • PorAnacreon de Téos
  • 28/05/2018 10:52
Sopa Leão Velloso do Bar dos Passarinhos. Entrando em cartaz para aconchegar as frias noites curitibanas. (Foto/ Divulgação)
Sopa Leão Velloso do Bar dos Passarinhos. Entrando em cartaz para aconchegar as frias noites curitibanas. (Foto/ Divulgação)| Foto:

A Sopa Leão Velloso é um clássico da gastronomia carioca – e brasileira, por consequência. Tem como inspiração a famosa Bouillabaisse, prato famoso de Marselha, na região da Provença, que tem como base os peixes e frutos do mar da região.

De início, a bouillabaisse era uma sopa de sobras, com os peixes menos nobres e que não haviam sido vendidos pelos pescadores provençais e com cabeças e espinhas dos mais nobres, comercializados limpos. Com o passar do tempo, a migração para as cozinhas de Paris e a aprovação geral, a sopa ganhou toques de nobreza, com a inclusão de lagostas, camarões e outros crustáceos e moluscos. E tornou-se uma referência da cozinha francesa.

No início do século passado, um diplomata brasileiro, Pedro Leão Velloso Neto (1887-1947), representou o país na França e encantou-se pela bouillabaisse. Passado esse período, voltou ao Rio de Janeiro e trouxe a receita, oferecendo a execução a alguns restaurantes cariocas. Deu certo naquele que mais frequentava, o Rio Minho, da Rua do Ouvidor, 10, no centro da cidade.

Com algumas restrições de ingredientes (o açafrão, principalmente, muito caro), a sopa foi executada para satisfazer o diplomata. E como os demais clientes da casa também se interessaram, começaram a pedir a sopa do Leão Velloso e assim o nome foi sendo relacionado ao prato, que passou a ser um grande sucesso.

A Sopa Leão Velloso já é servida em alguns estabelecimentos de Curitiba e agora ganha um novo local de degustação: o Bar dos Passarinhos, casa especializada em pratos com pescados. A execução do chef Marco Dolabella não foge da tradicional e a sopa tem peixe, marisco, lula, camarão, polvo e os temperos que remetem ao rico sabor do mar.

Custa R$ 56 a bem servida porção individual e é uma ótima pedida para os dias frios que estamos vivendo.

O Bar dos Passarinhos funciona de segunda a sexta, das 18h às 23h. No sábado, das 12h às 17h.

Bar dos Passarinhos

Rua Desembargador Ermelino de Leão, 511 (Jardim Interno) – Centro

Fone: (41) 98731-8149

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.