• Carregando...
Faiella e Souza

Ricardo Faiella e Cesar Souza, os chefs responsáveis pela Oliveto Gastronomia. (Foto/ Divulgação)

Foi uma grande surpresa. E das mais agradáveis.

Recebi um item de divulgação da Oliveto Gastronomia. Uma caixinha com algumas unidades do Capri Lu, doce exclusivo da casa – a massa com farinha de amêndoas combina com o toque ácido do limão siciliano e contrasta com o crocante das lascas de amêndoas que vão na cobertura. Muito gostosos.

Mas aí, lendo o texto do press-release, descubro que a Oliveto é tocada por dois chefs, (Mário) Cesar Souza e Riccardo Faiella. Riccardo Faiella, isso mesmo. Coincidentemente, quatro ou cinco dias atrás conversava com o jornalista (italiano) Andrea Torrente, aqui do Bom Gourmet, sobre alguns italianos que andaram por Curitiba e citei Faiella, que sempre me impressionou muito bem quando à frente do La Piccola Italia Ristorante (que funcionava na Avenida do Batel, onde hoje é a Casa do Zé, aquela dos espetinhos).

Escrevi sobre ele pela primeira vez em outubro de 2004 (veja aqui, embora no Paraná Online não seja possível recuperar as páginas antigas com as ilustrações), impressionado pelo que ele apresentava em seu cardápio. Dois meses depois voltei a focá-lo, aí numa edição especial sobre grelhados e ele me apresentou um cardápio completo grelhado, da entrada à sobremesa (confira aqui).

Um dia passei em frente ao restaurante e vi tudo fechado. Assim também no dia seguinte e nos demais. Perguntei a alguns amigos comuns e descobri que ele havia voltado para a Itália. Desde então nunca mais ouvi falar desse primo do cantor Pepino di Capri e nem sei há quanto tempo está de volta ao Brasil e a Curitiba.

Até que veio essa caixinha da Oliveto Gastronomia revelando que ele está por aqui novamente. Sei lá desde quando, no release diz que a parceria de agora já tem cinco anos (tudo isso?), mas que seja bem-vindo novamente. Pelas informações que tenho, além dele, também o chef Cesar Souza vem de vivência profissional na Itália, em Sorrento e Capri.

A identidade do Oliveto, especializada na concepção e execução de menus para eventos sociais, tem a ver, então, com a linha de seus cozinheiros. Com uma gastronomia mediterrânea (frutos do mar e massas) e doces artesanais, todos feitos com produtos naturais, sem conservantes. E uma observação que achei interessante: “nenhuma adição de leite condensado”. Não que isso seja um crime, mas é que facilita muito a vida de doceiros e confere sempre um fundo de sabor parecido a todos os doces.

Nessa empreitada do Oliveto, Souza fica com os salgados e Faiella é o responsável pela parte de pâtisserie. E pelo jeito tudo está correndo muito bem, com muitos sabores e o reconhecimento pelo trabalho.

E para que se possa ter ideia do trabalho que os dois chefs estão fazendo, aqui vai uma receita bem simples e saborosa do repertório deles.

Mignon com crosta de castanha de caju

Oliveto

Mignon com crosta de castanha de caju. (Foto/ Divulgação)

Ingredientes

250g de mignon

100g de spaghettini

ervas finas e castanha de caju

Preparo

Cortar o mignon tipo escalope (fatias finas), temperar e empanar na mistura de erevas e castanha de caju, depois grelhar a carne com manteiga e servir com a massa cozida al dente.

Rendimento: 1 porção.

=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]