• Carregando...
Fillet Wellington acabou de chegar. Um tantinho de forno e estará no ponto, crocante na massa e macio por dentro.
Fillet Wellington acabou de chegar. Um tantinho de forno e estará no ponto, crocante na massa e macio por dentro.| Foto: Anacreon de Téos

Em qualquer relação dos pratos mais famosos do mundo, o Fillet (ou Beef) Wellington tem, obrigatoriamente, de estar presente. Se não for o mais icônico é, certamente, o prato mais saboroso da cozinha da Inglaterra.

Mesmo porque, comentando maldosamente aqui, tem origens francesas, por mais que tenha sido criado justamente para comemorar a vitória inglesa sobre aqueles inimigos na batalha de Waterloo.

Claro que, como todo prato histórico, há várias origens propostas, mas a que mais tende a se aproximar da realidade é que o famoso bife recoberto por massa folhada teria sido feito em homenagem a Arthur Wellesley, primeiro Duque de Wellington, justamente quem venceu Napoleão Bonaparte em Waterloo, nos idos de 1815.

Os ingleses já tinham costume, na época, de recobrir carnes com massas, por não contarem com fornos regulares, podendo, assim, assegurar a maciez do interior. Mas esse prato em homenagem a Wellington tinha muito mais e se assemelhava em muito com o francês Filet de bœuf en croûte, o que pode levar a imaginar que os ingleses teriam se apropriado da receita do inimigo como um troféu de guerra.

A embalagem charmosa e de muito bom gosto do delivery do K.sa.
A embalagem charmosa e de muito bom gosto do delivery do K.sa.| Foto: Anacreon de Téos

Mas, seja como for, é delicioso. Bem feito, então, é satisfação pura. Exatamente como a chef Claudia Krauspenhar está fazendo em sua K.sa, especialmente para oferecer em delivery. Sim, isso mesmo. Embora o restaurante já tenha sido reaberto, com toda a segurança exigida pelos protocolos, essa ideia que ela lançou durante o período em que a casa não funcionou para atendimento presencial permanece como uma exclusividade da entrega em casa.

Wellington em casa

Quando minha encomenda chegou, já chamou a atenção a partir da embalagem. Linda, uma caixa preta, com um laço de fita também preto e o brilho todo no nome do restaurante. Abrindo, os ingredientes todos bem distribuídos. De um lado, o filé e os molhos (ainda em fase experimental, a chef me mandou três molhos, mas o que ficou pra valer foi o de mostarda) e de outro, um purê e os legumes.

Purê de batatas trufado e Legumes grelhados, os acompanhamentos do Fillet Wellington.
Purê de batatas trufado e Legumes grelhados, os acompanhamentos do Fillet Wellington.| Foto: Anacreon de Téos

A receita seguiu à risca todas as recomendações da criação original. A massa folhada que envolve a carne é feita no restaurante, com todo o cuidado e etapas que ela requer.  Na camada que envolve a carne, cogumelos Paris recém-colhidos.  A carne é selada na medida certa, tudo cronometrado para chegar ao ponto que o prato exige.

E o resultado é o melhor possível. Com a entrega, a recomendação vem por escrito: “retire o fillet da embalagem original, coloque em uma assadeira ou refratário, em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 5 minutos.  Esse procedimento garantirá a massa crocante, mas cuidado para não passar desse tempo, para não correr o risco de perder o ponto da carne.  Os demais acompanhamentos, se necessário, podem ser aquecidos na embalagem original, no micro-ondas, no máximo por 1 minuto e meio, mas só se houver necessidade”. Os acompanhamentos são, no caso, purê de batatas trufado, legumes grelhados e crocantes e molho de mostarda de ervas.

Cada Fillet Wellington serve muito bem a duas pessoas. Famintas, eu diria, pois a porção dá para mais. Só a carne pesa em torno de 350g, aí tem mais a massa, o patê interno, os cogumelos e os acompanhamentos.

Como é produção limitada e sob encomenda, é necessário fazer o pedido com 24 horas de antecedência. Pedidos apenas no WhatsApp (41) 99227-6976 e o preço é de R$ 230 + taxa de entrega. O delivery é próprio do restaurante.

Daí fica garantida a entrega para o dia seguinte. Nesse momento, por exemplo, poderia garantir o jantar de sábado. Ou já encomendar um almoço de domingo. E, cá entre nós, que almoço de gala seria!

O prato pronto e montado em casa. Impecável e delicioso!
O prato pronto e montado em casa. Impecável e delicioso!| Foto: Anacreon de Téos

K.sa Restaurante

Rua Fernando Simas, 260 – Bigorrilho

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:

Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/

Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos

E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]