• Carregando...
Welton Prado recebe Ivan Lopes na cozinha do Grappolo. Para um cardápio bem brasileiro
| Foto:

Costela de angus assada e desossada, servida com mandioca em duas texturas, uma das atrações da noite brasileira da próxima quarta-feira, no Grappolo. (Foto/ Divulgação)

Junte dois caras bons de cozinha com outro que entende de vinhos como ninguém e o resultado só pode ser um jantar dos mais saborosos.

Pois é exatamente essa a expectativa para a noite da próxima quarta-feira (30), no Jantar Harmonizado Culinária Brasileira, que acontece no Bistrô Grappolo Vino. O cozinheiro titular da casa, o chef Welton Prado, recebe Ivan Lopes, chef 5 Estrelas do Bom Gourmet, para a execução de um cardápio a quatro mãos, com uma boa passeada pelos caminhos da gastronomia nacional.

Ivan Lopes não para. Desde que deixou o Mukeka, há bem pouco tempo, sua agenda parece ser ainda mais agitada, convidado para eventos em outras cidades do Paraná e de outros estados. Cozinhando, fazendo o que gosta e pesquisando sempre, para tentar aprimorar ainda mais a técnica que tornou esse pernambucano um dos mais respeitáveis cozinheiros projetados aqui entre nós.

Welton Prado também tem boa história por aqui. Lembro do primeiro contato que tivemos, quando ainda nem existia o blog, mas sim a página de gastronomia do jornal O Estado do Paraná. Foi em 2006, quando, para contribuir com o tema “chocolate”, proposto pela coluna, apresentou uma ousada receita para a época, que denominou Canard exotic, um peito de pato ao molho de cacau com purê de maçã e framboesa flambada na cachaça (confira a publicação aqui). Welton era, então, chef do Restaurante Paradise, no Hotel Crowne Plaza Curitiba, que se intitulava o “primeiro hotel boutique da cidade”, denominação que o Nomaa, aberto recentemente, repetiu, quase dez anos depois.

Para completar os sabores brasileiros a serem apresentados, outro profissional de responsa foi escalado. O sommelier Wagner Gabardo foi incumbido de fazer a harmonização, com proposta de utilização somente de vinhos nacionais. Fez mais ainda: indicou apenas vinhos fabricados no Paraná, nas proximidades de Curitiba, das vinícolas Araucária e Legado (Campo Largo).

O cardápio que os dois profissionais conceberam para a próxima quarta tem como couvert Dadinhos de tapioca com geleia de pimenta, carne de onça, capeline de pupunha e pães e também uma Sopa de abobora cabotia com queijo coalho tostado, que, imagino, deva ser servida num copinho. Para harmonizar, Fair Brüt Viognier, da Legado, que permanece também como escolta da entrada, um Cuscuz de milho com frutas secas e camarão.

O primeiro prato, de peixe, será um Pirarucu grelhado com ratatuille à brasileira e leite de castanha do Pará, que ganha companhia, na taça, do branco Sfizio Fiano, da Legado. Já o Augustifolia Merlot (Araucária) vai ser servido junto com o prato principal de carne, a Costela de angus assada e desossada, servida com mandioca em duas texturas.

De sobremesa, Cocada de forno com baba de moça, servida com o espumante Poty Demi Sec (chardonnay/pinot noir), da Vinícola Araucária.

Cardápio atraente, como só seria possível esperar dessas duas feras. O preço por pessoa é R$ 110 e recomenda-se reservas antecipadas.

O Bistrô

O Bistrô Grappolo Vino existe desde 2010, quando foi aberto com o nome de Grappolo & Vino Enoteca. Na ocasião, com a cozinha sob responsabilidade de Thiago Di Barros, começou a organizar jantares harmonizados, prática que se seguiu pelo menos nos dois anos seguintes. Com a entrada de Welton Prado o investimento na cozinha cresceu, principalmente depois da mudança de direção, quando, em janeiro de 2014 as irmãs Thaciane Castro e Cristiane Cordeiro compraram a loja e a transformaram também em Bistrô. Serve pratos à la carte, elaborados por Welton Prado para harmonizar com os 500 rótulos do portfólio, de alguns dos mais importantes países e produtores de vinhos.

Bistrô Grappolo Vinho

Rua Barão de Guaraúna, 500 – Juvevê

Fone: (41) 3039-2729

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]