Estudantes do ensino médio do Colégio Sesi de Curitiba desenvolveram spray para proteger plantas da geada.| Foto: divulgação

Três alunas do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Sesi da Cidade Industrial de Curitiba desenvolveram um spray capaz de proteger plantas da geada. Com o apoio de professores de iniciação científica, Isadora Paulina Leão dos Santos, Isabella Stengrat Garcia e Camile Burda de Lima criaram o spray Lótus feito de biofilme nanopolimérico anticongelante.

CARREGANDO :)

Nos últimos dez anos, mais de 200 geadas foram registradas no Paraná pelo Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet. Para evitar prejuízos, a agricultura tem utilizado estufas, mas possuem alto valor e não são práticas. “Pensamos em algo que pudesse ser aplicados nas plantas”, conta a estudante Isadora, que participou do projeto.

O biofilme, usado  no desenvolvimento do projeto, foi avaliado numa simulação de ambiente de geada. Depois do tratamento da formação da nanoestrutura, as alunas passam agora a analisar a presença de resíduo do produto na planta.

Publicidade

Para a professora de química do Colégio Sesi, Solange Guindani Coltro, a colaboração dos alunos garantiu o sucesso da iniciativa. “Os estudantes se mostram muito envolvidos e conseguem, com maestria, desenvolver atividades de sala de aula, pesquisar, experimentar e apresentar resultados em eventos de iniciação científica”, ressalta a docente.

O produto deverá ser usado no mercado nos próximos três anos. Para ser utilizado em larga escala, o spray precisa passar por uma série de testes e também por regulamentação governamental.