• Carregando...
Claro dá início à operação da nova rede 5G em Curitiba nesta terça-feira
| Foto: Divulgação / Claro

Com mais de 2,6 milhões de aparelho habilitados para receberem o sinal 5G em sua base de clientes, a Claro deu início nesta terça-feira (16) à operação da nova tecnologia em Curitiba. O sinal, que promete conexões até 10 vezes mais rápidas do que o 4G, estará inicialmente disponível em apenas 6 bairros da capital. A estratégia, de acordo com a operadora, é oferecer a melhor qualidade de sinal possível nos locais onde há a maior concentração de aparelhos 5G na cidade.

Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul do Brasil, confirmou à Gazeta do Povo que a maior parte dos aparelhos 5G de clientes da Claro está concentrada nos bairros Água Verde, Batel, Bigorrilho, Centro, Jardim Botânico e Portão. É por lá que a operação da nova rede 5G+ da Claro teve início. A expansão, garante o executivo, deve ocorrer para outros bairros conforme a base de assinantes com aparelhos compatíveis for aumentando.

“A expectativa é muto alta, Curitiba é um mercado muito estratégico para a Claro. Nós recebemos os clientes da Oi aqui no Paraná, o que nos deu uma posição bastante importante agora como a segunda operadora em número de clientes. No estado somos a segunda, mas em Curitiba a Claro é a operadora com maior número de clientes. Hoje 70% dos aparelhos que são vendidos nos canais da Claro já têm essa tecnologia. Isso é um movimento importante, essa antecipação que houve por parte dos clientes, porque a expansão da rede se dará na medida em que esses aparelhos habilitados para o 5G estiverem mais e mais presentes”, comentou.

Com preços agressivos, Claro busca democratizar acesso à rede 5G

Para colaborar nessa ampliação, a operadora está trazendo ofertas especiais de lançamentos do 5G exclusivamente para Curitiba. Há ofertas tanto de smartphones topo de linha quanto aparelhos de entrada com valores “bastante agressivos”, na avaliação de Repetto.

“Nossa missão é democratizar essa tecnologia. Não adianta só termos o 5G na antena, isso precisa chegar ao cliente. Precisamos dos smartphones conectados. A Claro tem feito um trabalho bastante significativo junto aos fabricantes para que a gente possa ofertar mais modelos, com preços bastante agressivos, para que cada vez mais a nossa base de clientes possa aderir a essas novidades. Isso nos permitiu ter o maior market share de smartphones 5G entre todas as operadoras do Brasil, atualmente são mais de 2,6 milhões clientes com potencial de acesso à nova rede”, disse.

O acesso à nova rede está liberado para todos os clientes com smartphones compatíveis com a tecnologia 5G, tanto para os planos pré e pós-pagos, sem a necessidade de toca de chip. No site da Claro há uma seção dedicada a tirar dúvidas dos clientes sobre a nova tecnologia – além dos canais digitais, os clientes também podem ir até uma loja física para se certificarem se os aparelhos são compatíveis com a nova rede.

Leque de aplicações da rede 5G é infinito, avalia diretor da Claro

Repetto comentou que o lançamento do 5G abre um leque quase infinito de possibilidades de inovação e novos serviços. O potencial das redes de dados móveis, iniciado com o 3G e fortalecido com o 4G, deve passar a ser explorado com uma intensidade ainda maior com a nova tecnologia, avaliou o executivo.

“O lançamento das redes 4G e o nosso 4G+ possibilitou uma verdadeira revolução no mercado de aplicações móveis. Isso permitiu o surgimento de serviços como o Uber e o Waze, que são soluções totalmente baseadas em dados móveis. Foi o primeiro acesso realmente móvel à internet. Agora, as possibilidades que serão abertas pelo 5G são praticamente infinitas. Análise de dados, inteligência artificial, internet das coisas, tudo isso será acelerado pela rede 5G, o que deve tornar nossas cidades cada vez mais inteligentes. Isso vai trazer muitos serviços novos a todos os cidadãos, coisas que a gente ainda não tem nem ideia”, pontuou.

Copa do Mundo no Catar deve ser a mais assistida em dispositivos móveis da história

Mas o grande destaque dessa fase inicial do 5G no Brasil, na avaliação de Repetto, vai ao encontro de uma paixão nacional: o futebol. A expectativa do diretor é que a Copa do Mundo do Catar, em novembro, seja realmente a mais conectada da história.

“Pelo horário em que os jogos serão transmitidos aqui no Brasil, principalmente pela manhã, é provável que muitas pessoas estejam no trajeto de casa para o trabalho, ou de casa para a faculdade. Então, diferente de outras edições, essa talvez seja a copa do mundo mais assistida pelos dispositivos móveis. As pessoas vão podem acompanhar os jogos pelo celular, pelo tablet, de uma forma jamais vista antes”, comentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]