• Carregando...
parana-mining-report-bcredi-top-startups 2
A BCredi foi destaque por ter tido o maior salto proporcional no número de funcionários em um ano, além de figurar no TOP 10 startups da holding.| Foto: divulgação/BCredi.

A holding de negócios Distrito lançou no início deste mês um estudo detalhado do cenário de inovação do Paraná, mapeando 502 startups do estado. O estudo, batizado de Paraná Mining Report, mostrou que quase metade das jovens e tecnológicas empresas da região faturam menos de R$ 360 mil por ano. Outras 40% tem um faturamento menor do que R$ 5 milhões no mesmo período.

O relatório também revelou que 8 em cada 10 startups tem uma estrutura menor do que 20 funcionários, praticamente a mesma proporção de jovens empresas que dedicam seu foco de negócios para a venda de soluções para outras companhias.

Lideram a concentração de negócios desse tipo as áreas de tecnologia aplicada a finanças, publicidade, serviços e educação. A primeira delas, as fintechs, respondem pela geração de 1/5 do total de vagas de emprego criadas pelas startups.

Esta é a segunda edição do Paraná Mining Report. No ano passado, o Distrito conseguiu rastrear 195 empresas.  A exemplo do relatório anterior, a holding também mostrou o perfil dos empresários deste segmento.

“Uma sociedade típica de uma startup paranaense consiste de três homens, nascidos no Paraná, com idades entre 30 e 40 anos. A proporção de mulheres entre os quadros societários ainda é desequilibrada, com aproximadamente uma mulher para cada 6 homens”, aponta o documento.

Geração de emprego

O raio-x também ranqueou as empresas que tiveram o maior crescimento no número de funcionários de um ano para o outro. Lideraram, a escola de habilidade profissionais Conquer, com 162 vagas criadas nos últimos 12 meses, e a BCredi, que foi a startup com o maior salto proporcional no período (152%), abrindo 61 vagas.

“Somos uma fintech que processa crédito imobiliário, originada dentro do Banco Barigui. Trabalhar com tecnologia 100% nossa e uma equipe autônoma do banco explica porque tivemos esse salto no número de funcionários”, comenta a gerente de RH da Bcredi, Fabiana Zandroski.

As áreas comercial, cobrança e tecnologia foram as que absorveram a maior parte dessa demanda. “Recebemos uma rodada de investimentos no início de 2019 que nos possibilitou acelerar a nossa produção e desenvolver tecnologia aplicada a oferta de crédito para os brasileiros. Isso nos permitiu trabalhar com essa escala grande de crescimento”, arremata.

Ranking

Além de traçar um perfil das empresas, o Distrito também criou um algorítimo próprio para eleger as 10 maiores startups do Paraná. Essa análise levou em consideração variáveis como faturamento presumido, número de funcionários, visibilidade, capacidade de captação de investimentos e tempo de mercado da startup.

Com base nesses resultados a holding classificou no top 10 as fintechs Contabilizei, EBANX e Bcredi, as plataformas de educação HeroSpark e Conquer, a gestora de marketplaces Olist, além da Pipefy, MadeiraMadeira, James Delivery e Rentcars.com

Previsão

A holding também levantou empresas que ainda não eram robustas o suficiente para integrar o TOP 10, mas que “já mostram sucesso em seus modelos de negócio”. O relatório elencou dez iniciativas que podem ser consideradas para a próxima “leva de gigantes paranaenses”. Confira:

  • EngagED,
  • Duopana,
  • Adam Robo,
  • VHSYS,
  • Send4,
  • LeadLovers,
  • Pontomais,
  • Juno,
  • Datacoper e
  • Advise.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]